Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing Ciências da Educação | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Author "Amador, Filomena"
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- Participação de crianças em atividades de garimpo artesanal na Província de Manica: problemáticas educativasPublication . Manhice, Antonieta; Amador, FilomenaA presente investigação centra-se nas atividades de garimpo artesanal, efetuadas por crianças na região de Manica,em Moçambique e, visa chamar a atenção para as respetivas implicações educativas. No referente à metodologia analisa-sea realidade a partir de um contexto fenomenológico de raiz husserliana. A resolução de um problema complexo, comoos dados empíricos revelam, através de atitudes abolicionistas do trabalho infantil, mesmo que legalmente suportadas,não será a mais adequada por provocar a jusante outro tipo de problemas. Por isso, é necessário encontrar soluções de compromisso, nomeadamente no âmbito educativo, suportadas no conhecimento e no respeito da realidade local.
- Reflexão teórica sobre o papel do docente universitário e do investigador na formação de uma cidadania sustentável em Tete - MoçambiquePublication . Laissone, Elton; Amador, Filomena; Joaquim, TeresaA crise da sociedade moderna aconselha os/as investigadores/as a não se limitarem à explicação dos factos, mas a assumirem um papel de intervenção social na construção de identidades e de sentidos. este estudo pretende debater o papel do/a investigador/a na formação de cidadanias ativas e engajadas em Tete (Moçambique), adotando como referência o conceito de “cidadania sustentável”. Por um lado, a crise social desperta a necessidade de uma intervenção cidadã local e de uma valorização de saberes tradicionais no que podemos considerar o reconhecimento de um quadro identitário e epistemológico em que, sem perder o sentido do global, se tenha em atenção as realidades locais. O trabalho assume-se como de reflexão teórica, suportado por um conjunto de dados empíricos, em que se procura olhar para o/a investigador/a como pessoas que buscam o sentido da cidadania, com vista a uma prática engajada, no tempo e no espaço em que lhe cabe trabalhar.