Informática e Sistemas de Informação | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Informática e Sistemas de Informação | Recursos educacionais / Educational resources by Author "Morgado, Leonel"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismoPublication . AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J.; Caires, Susana; Morgado, LeonelO comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.
- Introdução: O que é o Logo? E a quem faz falta?Publication . Papert, Seymour; Morgado, Leonel
- Pensamento computacional do pré-escolar ao secundário: uma revisão do estado da áreaPublication . Grover, Shuchi; Pea, Roy; Morgado, Leonel
- A programação de computadores na educaçãoPublication . Morgado, LeonelEste texto é a tradução para português da secção 2.4 (pp. 64-96) da tese doutoral de Leonel Morgado: Morgado, Leonel (2005). Framework for computer programming in preschool and kindergarten. Tese de doutoramento. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Disponível online em: http://hdl.handle.net/10348/5344
- A programação de computadores regressa à escolaPublication . Kafai, Yasmin B.; Burke, Quinn; Morgado, Leonel
- Programação por Objetos. Tópico 2: os problemas da programação estruturada que vieram a motivar a orientação a objetosPublication . Morgado, LeonelApontamentos para a unidade curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, "Programação por objetos". Dedicados à sensibilização para os problemas que motivam a adoção do paradigma.
- Programação por Objetos. Tópico 7: versatilidade na programação em Python, usando bibliotecasPublication . Morgado, LeonelApontamentos para a unidade curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, "Programação por objetos". Dedicados à sensibilização para o emprego de bibliotecas como forma de expandir as capacidades de desenvolvimento.
- Protocolo para revisões de âmbitoPublication . Morgado, LeonelEste protocolo adapta e generaliza a várias áreas do conhecimento, para as unidades curriculares de metodologias de investigação que leciono, o protocolo que desenvolvi com o Prof. Dennis Beck, da Universidade do Arkansas, para realizar revisões sistemáticas de âmbito da literatura científica. Propostas de melhoria podem ser enviadas por e-mail diretamente ao autor.
- Recomendações na escolha de revistas e conferências para iniciar revisões bibliográficas e publicação: bom senso e necessidade de fugir a editoras predadorasPublication . Morgado, LeonelEste texto destina-se a alunos de mestrado e/ou doutoramento que estejam a iniciar o seu processo de seleção de fontes bibliográficas para elaboração do estado da arte. Visa contribuir para evitar o enviesamento de um estreitamento prematuro das fontes e para cultivar um salutar posicionamento crítico face às mesmas. Dá-se particular atenção à necessidade de avaliar com particular cuidado trabalhos publicados em conferências ou revistas “predadoras”, ou seja, cujo fito seja a aceitação pouco criteriosa com vista ao mero lucro. Primeira versão, concluída a 21 de maio de 2018.
- Sugestões pragmáticas para passagem de contingência do ensino presencial para onlinePublication . Morgado, LeonelA pandemia em curso do vírus corona já levou ao encerramento de várias universidades e politécnicos do país, com recomendações aos colegas para substituírem as aulas por meios online. Já fui contactado por alguns colegas a pedirem-me sugestões e indicações. Assim, pese as inevitáveis imprecisões de algo escrito ao correr da pena e bater de teclas, espero contribuir para ajudar os colegas do ensino presencial neste período complicado.