Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.

Description

Tradução por Leonel Morgado de: AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2015). Understanding knowledge network, learning and connectivism. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21.

Keywords

Teoria da aprendizagem Construtivismo Conetivismo Conhecimento Aprendizagem em rede E-learning Curso online aberto e massivo MOOC Epistemologia Ontologia Aprendizagem online Inteligência artificial IA

Citation

AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2019). Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo (L. Morgado, trad.). International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue