Publication
Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo
dc.contributor.author | AlDahdouh, Alaa A. | |
dc.contributor.author | Osório, António J. | |
dc.contributor.author | Caires, Susana | |
dc.contributor.author | Morgado, Leonel | |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T11:52:22Z | |
dc.date.available | 2021-06-25T11:52:22Z | |
dc.date.issued | 2019-03-31 | |
dc.description | Tradução por Leonel Morgado de: AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2015). Understanding knowledge network, learning and connectivism. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21. | pt_PT |
dc.description.abstract | O comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2019). Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo (L. Morgado, trad.). International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/10838 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Teoria da aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Construtivismo | pt_PT |
dc.subject | Conetivismo | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem em rede | pt_PT |
dc.subject | E-learning | pt_PT |
dc.subject | Curso online aberto e massivo | pt_PT |
dc.subject | MOOC | pt_PT |
dc.subject | Epistemologia | pt_PT |
dc.subject | Ontologia | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem online | pt_PT |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_PT |
dc.subject | IA | pt_PT |
dc.title | Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo | pt_PT |
dc.type | learning object | |
dcterms.instructionalMethod | Seminário de Prática Pedagógica - 550 Informática | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | AlDahdouh | |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | Alaa | |
person.givenName | Leonel | |
person.identifier | R-000-93D | |
person.identifier.ciencia-id | 7119-981F-18A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0561-586X | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5517-644X | |
person.identifier.rid | E-4099-2017 | |
person.identifier.rid | F-2692-2010 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57203180867 | |
person.identifier.scopus-author-id | 23025615500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | pedagogicalPublication | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9554a039-e4b4-4d46-b024-069ed9cc54be | |
relation.isAuthorOfPublication | 310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo.pdf
- Size:
- 876.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format