Repository logo
 
Publication

Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo

dc.contributor.authorAlDahdouh, Alaa A.
dc.contributor.authorOsório, António J.
dc.contributor.authorCaires, Susana
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.date.accessioned2021-06-25T11:52:22Z
dc.date.available2021-06-25T11:52:22Z
dc.date.issued2019-03-31
dc.descriptionTradução por Leonel Morgado de: AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2015). Understanding knowledge network, learning and connectivism. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21.pt_PT
dc.description.abstractO comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J. & Caires, Susana (2019). Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo (L. Morgado, trad.). International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12 (10), 3-21.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10838
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeoria da aprendizagempt_PT
dc.subjectConstrutivismopt_PT
dc.subjectConetivismopt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectAprendizagem em redept_PT
dc.subjectE-learningpt_PT
dc.subjectCurso online aberto e massivopt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjectEpistemologiapt_PT
dc.subjectOntologiapt_PT
dc.subjectAprendizagem onlinept_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectIApt_PT
dc.titleCompreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismopt_PT
dc.typelearning object
dcterms.instructionalMethodSeminário de Prática Pedagógica - 550 Informáticapt_PT
dspace.entity.typePublication
person.familyNameAlDahdouh
person.familyNameMorgado
person.givenNameAlaa
person.givenNameLeonel
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0002-0561-586X
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridE-4099-2017
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id57203180867
person.identifier.scopus-author-id23025615500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepedagogicalPublicationpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9554a039-e4b4-4d46-b024-069ed9cc54be
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismo.pdf
Size:
876.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format