REA | Informática e Sistemas de Informação
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Informática e Sistemas de Informação".
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Recent Submissions
- From a general interest to the state of the art using AI tools: guiding notesPublication . Morgado, LeonelThis document is intended to support students in the initial stages of research, particularly in courses dedicated to the planning of master's dissertations and doctoral theses. It proposes that identifying the state of the art in a problem (and its associated techniques) be understood as a dual process: technical and personal. On the technical level, it involves understanding the current point of knowledge (what advances have been made, which techniques are in use, and how to apply them); on the personal level, the focus is on exploring alternatives and leading the student-researcher to reflect on their priorities, ambitions, and constraints. The goal is to empower them to make informed and conscious choices about the contours of the problem and the technical-scientific goals to pursue. This document is a translation of “Do interesse geral ao estado da arte com ferramentas de IA: apontamentos orientadores”, by the same author (http://hdl.handle.net/10400.2/19805).
- Do interesse geral ao estado da arte com ferramentas de IA: apontamentos orientadoresPublication . Morgado, LeonelEste documento destina-se a apoiar estudantes nas fases iniciais de investigação, particularmente em unidades curriculares dedicadas ao planeamento de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Propõe que se encare a identificação do estado da arte no problema (e nas técnicas associadas) como um processo dual: técnico e pessoal. No plano técnico, trata-se de compreender o ponto atual do conhecimento: quais os avanços, as técnicas em uso e como aplicá-las; no plano pessoal, o foco está em explorar alternativas e levar o investigador estudante a refletir sobre as suas prioridades, ambições e condicio-nantes. O objetivo é permitir-lhe fazer escolhas informadas e conscientes sobre os contornos do problema e os objetivos técnico-científicos a abraçar.
- Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma OrganizaçãoPublication . Santos, ArnaldoApresentação de um recurso educacional no âmbito das Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma Organização. Criado para a Pós-graduação em Transição e Transformação Digital nas Organizações.
- Literature reviews integrating aI toolsPublication . Morgado, LeonelSlideshow supporting the topic on literature reviews, for courses on research methods and planning dissertations or theses.
- Revisões da literatura integrando ferramentas de IAPublication . Morgado, LeonelDiapositivos de apoio ao tópico sobre revisões de literatura nas unidades curriculares sobre métodos de investigação e planeamento de dissertações ou teses.
- Programação por Objetos. Tópico 7: versatilidade na programação em Python, usando bibliotecasPublication . Morgado, LeonelApontamentos para a unidade curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, "Programação por objetos". Dedicados à sensibilização para o emprego de bibliotecas como forma de expandir as capacidades de desenvolvimento.
- Programação por Objetos. Tópico 2: os problemas da programação estruturada que vieram a motivar a orientação a objetosPublication . Morgado, LeonelApontamentos para a unidade curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, "Programação por objetos". Dedicados à sensibilização para os problemas que motivam a adoção do paradigma.
- Protocolo para revisões de âmbitoPublication . Morgado, LeonelEste protocolo adapta e generaliza a várias áreas do conhecimento, para as unidades curriculares de metodologias de investigação que leciono, o protocolo que desenvolvi com o Prof. Dennis Beck, da Universidade do Arkansas, para realizar revisões sistemáticas de âmbito da literatura científica. Propostas de melhoria podem ser enviadas por e-mail diretamente ao autor.
- Diagrama do processo de "How to Read a Paper" de S. Keshav (2016)Publication . Araújo, Anderson; Morgado, LeonelThis diagram presents the process prescribed by Srinivasan Keshav in the 2016 update of his article originally published in ACM SIGCOMM Computer Communication Review (2007), vol. 36, iss. 3, 83-84. The diagram is provided in PDF and editable drawio format. This 2016 update was retrieved from Keshav's website on https://svr-sk818-web.cl.cam.ac.uk/keshav/wiki/index.php/HTRAP
- Pensamento computacional do pré-escolar ao secundário: uma revisão do estado da áreaPublication . Grover, Shuchi; Pea, Roy; Morgado, Leonel