REA | Informática e Sistemas de Informação
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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Informática e Sistemas de Informação".
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Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
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- Apontamentos sobre as especificidades da ética na área da engenharia informáticaPublication . São Mamede, HenriqueNotas sobre as especificidades da ética no contexto da engenharia informática.
- Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismoPublication . AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J.; Caires, Susana; Morgado, LeonelO comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.
- Diagrama do processo de "How to Read a Paper" de S. Keshav (2016)Publication . Araújo, Anderson; Morgado, LeonelThis diagram presents the process prescribed by Srinivasan Keshav in the 2016 update of his article originally published in ACM SIGCOMM Computer Communication Review (2007), vol. 36, iss. 3, 83-84. The diagram is provided in PDF and editable drawio format. This 2016 update was retrieved from Keshav's website on https://svr-sk818-web.cl.cam.ac.uk/keshav/wiki/index.php/HTRAP
- Do interesse geral ao estado da arte com ferramentas de IA: apontamentos orientadoresPublication . Morgado, LeonelEste documento destina-se a apoiar estudantes nas fases iniciais de investigação, particularmente em unidades curriculares dedicadas ao planeamento de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Propõe que se encare a identificação do estado da arte no problema (e nas técnicas associadas) como um processo dual: técnico e pessoal. No plano técnico, trata-se de compreender o ponto atual do conhecimento: quais os avanços, as técnicas em uso e como aplicá-las; no plano pessoal, o foco está em explorar alternativas e levar o investigador estudante a refletir sobre as suas prioridades, ambições e condicio-nantes. O objetivo é permitir-lhe fazer escolhas informadas e conscientes sobre os contornos do problema e os objetivos técnico-científicos a abraçar.
- Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma OrganizaçãoPublication . Santos, ArnaldoApresentação de um recurso educacional no âmbito das Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma Organização. Criado para a Pós-graduação em Transição e Transformação Digital nas Organizações.
- From a general interest to the state of the art using AI tools: guiding notesPublication . Morgado, LeonelThis document is intended to support students in the initial stages of research, particularly in courses dedicated to the planning of master's dissertations and doctoral theses. It proposes that identifying the state of the art in a problem (and its associated techniques) be understood as a dual process: technical and personal. On the technical level, it involves understanding the current point of knowledge (what advances have been made, which techniques are in use, and how to apply them); on the personal level, the focus is on exploring alternatives and leading the student-researcher to reflect on their priorities, ambitions, and constraints. The goal is to empower them to make informed and conscious choices about the contours of the problem and the technical-scientific goals to pursue. This document is a translation of “Do interesse geral ao estado da arte com ferramentas de IA: apontamentos orientadores”, by the same author (http://hdl.handle.net/10400.2/19805).
- Introdução: O que é o Logo? E a quem faz falta?Publication . Papert, Seymour; Morgado, Leonel
- Literature reviews integrating aI toolsPublication . Morgado, LeonelSlideshow supporting the topic on literature reviews, for courses on research methods and planning dissertations or theses.
- Pensamento computacional do pré-escolar ao secundário: uma revisão do estado da áreaPublication . Grover, Shuchi; Pea, Roy; Morgado, Leonel
- A programação de computadores na educaçãoPublication . Morgado, LeonelEste texto é a tradução para português da secção 2.4 (pp. 64-96) da tese doutoral de Leonel Morgado: Morgado, Leonel (2005). Framework for computer programming in preschool and kindergarten. Tese de doutoramento. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Disponível online em: http://hdl.handle.net/10348/5344