REA | Informática e Sistemas de Informação
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Informática e Sistemas de Informação".
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Informática e Sistemas de Informação by Title
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Apontamentos sobre as especificidades da ética na área da engenharia informáticaPublication . São Mamede, HenriqueNotas sobre as especificidades da ética no contexto da engenharia informática.
- Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismoPublication . AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J.; Caires, Susana; Morgado, LeonelO comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.
- Diagrama do processo de "How to Read a Paper" de S. Keshav (2016)Publication . Araújo, Anderson; Morgado, LeonelThis diagram presents the process prescribed by Srinivasan Keshav in the 2016 update of his article originally published in ACM SIGCOMM Computer Communication Review (2007), vol. 36, iss. 3, 83-84. The diagram is provided in PDF and editable drawio format. This 2016 update was retrieved from Keshav's website on https://svr-sk818-web.cl.cam.ac.uk/keshav/wiki/index.php/HTRAP
- Do interesse geral ao estado da arte com ferramentas de IA: apontamentos orientadoresPublication . Morgado, LeonelEste documento destina-se a apoiar estudantes nas fases iniciais de investigação, particularmente em unidades curriculares dedicadas ao planeamento de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Propõe que se encare a identificação do estado da arte no problema (e nas técnicas associadas) como um processo dual: técnico e pessoal. No plano técnico, trata-se de compreender o ponto atual do conhecimento: quais os avanços, as técnicas em uso e como aplicá-las; no plano pessoal, o foco está em explorar alternativas e levar o investigador estudante a refletir sobre as suas prioridades, ambições e condicio-nantes. O objetivo é permitir-lhe fazer escolhas informadas e conscientes sobre os contornos do problema e os objetivos técnico-científicos a abraçar.
- Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma OrganizaçãoPublication . Santos, ArnaldoApresentação de um recurso educacional no âmbito das Ferramentas de Avaliação da Maturidade (Digital) de uma Organização. Criado para a Pós-graduação em Transição e Transformação Digital nas Organizações.
- Introdução: O que é o Logo? E a quem faz falta?Publication . Papert, Seymour; Morgado, Leonel
- Literature reviews integrating aI toolsPublication . Morgado, LeonelSlideshow supporting the topic on literature reviews, for courses on research methods and planning dissertations or theses.
- Pensamento computacional do pré-escolar ao secundário: uma revisão do estado da áreaPublication . Grover, Shuchi; Pea, Roy; Morgado, Leonel
- A programação de computadores na educaçãoPublication . Morgado, LeonelEste texto é a tradução para português da secção 2.4 (pp. 64-96) da tese doutoral de Leonel Morgado: Morgado, Leonel (2005). Framework for computer programming in preschool and kindergarten. Tese de doutoramento. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Disponível online em: http://hdl.handle.net/10348/5344
- A programação de computadores regressa à escolaPublication . Kafai, Yasmin B.; Burke, Quinn; Morgado, Leonel