Informática e Sistemas de Informação | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Informática e Sistemas de Informação | Recursos educacionais / Educational resources by Title
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Apontamentos sobre as especificidades da ética na área da engenharia informáticaPublication . São Mamede, HenriqueNotas sobre as especificidades da ética no contexto da engenharia informática.
- Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismoPublication . AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J.; Caires, Susana; Morgado, LeonelO comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.
- Diagrama do processo de "How to Read a Paper" de S. Keshav (2016)Publication . Araújo, Anderson; Morgado, LeonelThis diagram presents the process prescribed by Srinivasan Keshav in the 2016 update of his article originally published in ACM SIGCOMM Computer Communication Review (2007), vol. 36, iss. 3, 83-84. The diagram is provided in PDF and editable drawio format. This 2016 update was retrieved from Keshav's website on https://svr-sk818-web.cl.cam.ac.uk/keshav/wiki/index.php/HTRAP
- Introdução aos Sistemas de InformaçãoPublication . São Mamede, HenriqueNoção de Informação. Evolução dos Sistemas de Informação na Organização.
- Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas: a implementação de um ILSPublication . São Mamede, HenriqueImplementação inclui todas as actividades após a decisão de automatizar a biblioteca e a aprovação do plano para esse fim. Assim, vamos focar-nos nessas actividades, na interacção com os componentes de um ILS e a forma como afectam toda a biblioteca.
- Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas: as TIC e as bibliotecasPublication . São Mamede, HenriqueQue necessitam os profissionais da informação e documentação saber sobre TIC?
- Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas: como avaliar Integrated Library Systems?Publication . São Mamede, HenriqueA tarefa de avaliar ILS é necessária para que se possa escolher o sistema de gestão da biblioteca mais apropriado, ou seja, que melhor responde às necessidades da biblioteca no que concerne à automatização das suas operações.
- Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas: como determinar os requisitos para a automatização?Publication . São Mamede, HenriqueAo planear e implementar automatização da biblioteca, um estudo completo do sistema existente bem como a visão são necessários para a preparação de um plano tecnológico e uma proposta de projecto. Neste capítulo introduzimos o desenvolvimento de uma visão para a biblioteca, realização de estudos de sistemas e viabilidade, determinação dos requisitos, etc., que ajudarão a determinar os requisitos de automatização da biblioteca.
- Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas: como preparar um RFP (Request for Proposal)?Publication . São Mamede, HenriqueEste conjunto de slides irá ajudar a aprender o que deve ser incluído num RFP. Mas não lhe permitirá preparar um RFP real - isto leva muito tempo e esforço. Permitir-lhe-á também preparar uma pequena lista de fornecedores. Embora nem todas as bibliotecas que adquirem ILS preparem RFPs, o processo de preparação de uma RFP ajuda a biblioteca a identificar as suas necessidades, prioridades e opções.
- Introdução aos Sistemas Integrados de Gestão de Bibliotecas: o que são sistemas de gestão de bibliotecas?Publication . São Mamede, HenriquePercebendo a importância do papel que o sistema de gestão da biblioteca irá desempenhar no planeamento e implementação de projectos de automação de bibliotecas, é necessário educar-nos a nós mesmos e saber mais sobre estes sistemas. Estes slides irão apresentá-lo para automação de bibliotecas e incidirão sobre sistemas integrados de biblioteca (ILS).
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »