Gestão e Economia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences
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Browsing Gestão e Economia | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences by Author "Carrilho, Tiago"
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- E-Learning at Universidade Aberta: an empirical study applied to management coursesPublication . Bernardo, Maria do Rosário Matos; Carrilho, Tiago; Jacquinet, MarcOver the last decades, we assisted to unprecedented changes in economic and social environment. People and organizations needed to learn in order to deal with changes, innovations and uncertainty, and almost of all them needed to adopt new ways to cope with unknown situations. Therefore, organizations need people with strong and up-to-date knowledge in strategic areas. This led to changes in the demand for higher education courses, in students’ characteristics and needs and in the nature of instruction provided to them. Traditionally, distance education in higher education offered solutions to students who could not be in a traditional classroom. However, the growing need for continuous learning and the unprecedented technological innovation in communications led to methodological changes in the traditional distance education. The change is deep. With the exception of a few studies, most of what have been written about distance education in the middle of the 1990s is out of date. The objective of this paper is to define and share the conception of a research about the population of Portuguese Open University students enrolled in curricular units of the Bachelor in Management. We focus on the transformation process centred on the students environment and their study behaviour and highlight the basic methodological issues with the coming new waves of students that will interact on a much more different context compared with that of the 1990s. Our intent is therefore to get a better understanding of the transformations of the online higher education in management studies and make progressive contribution to the comprehension of how learning and teaching have changed. There is already a vast literature on online management teaching experience but there is a need for empirical studies. Consequently, we are trying to see how theories and principles are describing correctly the practices of the teachers and students and how expectations and other variables can contribute to that better understanding of management studies as they were and as they are practiced. We are still far from a large-scale computer-mediated training for management teachers, but our teaching staff is undergoing a process of change and upgrading its online teaching skills.
- Formação para o empreendedorismo nas indústrias criativas com base no blended-learningPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, JoséCom base no Projeto ‘CINet – Redes para o empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leonardo DaVinci) foi concebida e implementada uma formação desenvolvida na plataforma Moodle da Universidade Aberta, com base na modalidade de blendedlearning (combinação entre ensino online e ensino presencial), sendo maioritariamente dirigido a jovens em situação formal de desemprego em Portugal, Espanha e Grécia. O bLearning apresenta desafios e vantagens que permitem enriquecer modelos pedagógicos de aprendizagem centrados nos formandos e nas comunidades colaborativas: a) a flexibilidade espácio-temporal constitui uma mais-valia para empreendedores que necessitam de melhorar e capacidade de gestão do seu tempo; b) a disponibilidade de recursos vídeo e de texto simples de apreender e virados para a prática; c) a possibilidade de partilhar informação e experiências com os colegas, bem como de clarificar dúvidas nos fora. As sessões presenciais e com base em videoconferência constituíram um complemento muito útil ao eLearning na medida em que permitiram marcar o ritmo do curso, esclarecer dúvidas relativas os objetivos de cada atividade em cada módulo, permitiram aos formandos contactar de forma síncrona com empreendedores das IC de outros países e com empreendedores incubados na DNA Cascais e refletir de forma crítica sobre vertentes-chave específicas dos seus modelos de negócio.
- A inclusão de estudantes com deficiência visual ou auditiva no ensino superior em PortugalPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, JoséNo âmbito do questionário dirigido a estudantes deficientes visuais ou auditivos do ensino superior, 9,4% entende que não poderia escolher outra área devido à sua deficiência. A maioria dos estudantes necessita de adaptações totais ou parciais dos materiais de aprendizagem e das aulas, da receção antecipada dos materiais de estudo, e de mais materiais em suporte informático. Os estudantes não estão muito satisfeitos com a relação da IES com a sua deficiência, com a experiência de aprendizagem, e com o impacto que as barreiras têm no seu processo de aprendizagem. No entanto, consideram que as barreiras não são muito determinantes em termos seu processo de avaliação. Cerca de um terço dos inquiridos considera ter menor sucesso do que os outros estudantes devido à sua deficiência. Cerca de um terço das IES inquiridas não tem uma estrutura ou pessoa de apoio e acompanhamento dos estudantes com deficiência. Nos serviços a adaptações disponibilizados pelas IES, poucas instituições disponibilizam previamente materiais e recursos especiais, aposta em formação dos professores e em serviços/profissionais especializados, ou elabora relatório técnico-pedagógico para apoiar os professores na adaptação das provas e dos recursos. Os principais obstáculos enfrentados pelos docentes são as dificuldades em identificar as necessidades dos alunos e em adequar a sua atuação. Face ao inquérito realizado conclui-se que as IES em Portugal ainda têm um longo caminho para percorrer no sentido de melhorar a inclusão académica e social dos estudantes com deficiência visual ou auditiva.
- Redes sociais virtuais e tecnologias da informação e da comunicação no sector da saúde: linhas de força e desafiosPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Jacquinet, MarcO sistema de saúde, por razões políticas e pela própria evolução do sector, correspondendo aos interesses e às necessidades dos prestadores de serviços e dos utentes, tem vindo a introduzir sistematicamente e de maneira crescente as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no âmbito do funcionamento e da gestão do sistema nacional de saúde e das entidades que nele actuam. O presente trabalho basear-se-á numa cuidada revisão da literatura sobre saúde e em particular sobre saúde electrónica assim como o estudo de vários relatórios de avaliação de políticas ou execução de medidas e de sites em que recolhemos os primeiros dados sobre o impacto das TIC e das redes virtuais no sector. A globalização e a reestruturação dos processos de trabalho relacionam-se com esta mudança assim como os utentes e os profissionais do sector. Neste trabalho propomos uma definição da saúde electrónica e das traves mestras das transformações actuais, como a emergência de um modelo de gestão: a saúde electrónica ou e-health. Central a esta nova realidade emergente são as redes sociais virtuais ou online e que constituem a pedra angular da saúde electrónica. Na parte final, procedemos a uma breve caracterização da evolução internacional no sector, analisando as práticas mais recentes.