REA | Informática e Sistemas de Informação
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Informática e Sistemas de Informação".
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Informática e Sistemas de Informação by Author "Morgado, Leonel"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Compreender a rede de conhecimento, a aprendizagem e o conetivismoPublication . AlDahdouh, Alaa A.; Osório, António J.; Caires, Susana; Morgado, LeonelO comportamentalismo (ou behaviorismo), o cognitivismo, o construtivismo e outras teorias em ascensão, como a teoria ator-rede e o conetivismo, circulam no meio educativo. Para cada uma, há aliados que sustentam factos de investigação e a consistência das observações. Entretanto, as teorias existentes dominam o terreno até que o pano de fundo se altere ou factos mais concretos demonstrem as suas insuficiências. O conetivismo afirma que o pano de fundo – ou o clima geral – se alterou recentemente: uma nova geração de investigadores, conetivistas, propõe uma nova forma de conceber o conhecimento. Segundo eles, o conhecimento é uma rede e a aprendizagem é um processo que explora esta rede. Outros investigadores consideram que este conceito não está claro, ou que não é novo, pelo que provavelmente não afetará o campo da educação. Este artigo aborda uma compreensão difusa do conhecimento, definido enquanto rede, e a falta de recursos que debatam este tema. Por isso, tenta clarificar o que significa definir o conhecimento como uma rede e de que forma isso pode afetar o ensino e a aprendizagem.
- Do interesse geral ao estado da arte com ferramentas de IA: apontamentos orientadoresPublication . Morgado, LeonelEste documento destina-se a apoiar estudantes nas fases iniciais de investigação, particularmente em unidades curriculares dedicadas ao planeamento de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Propõe que se encare a identificação do estado da arte no problema (e nas técnicas associadas) como um processo dual: técnico e pessoal. No plano técnico, trata-se de compreender o ponto atual do conhecimento: quais os avanços, as técnicas em uso e como aplicá-las; no plano pessoal, o foco está em explorar alternativas e levar o investigador estudante a refletir sobre as suas prioridades, ambições e condicio-nantes. O objetivo é permitir-lhe fazer escolhas informadas e conscientes sobre os contornos do problema e os objetivos técnico-científicos a abraçar.
- Introdução: O que é o Logo? E a quem faz falta?Publication . Papert, Seymour; Morgado, Leonel
- Literature reviews integrating aI toolsPublication . Morgado, LeonelSlideshow supporting the topic on literature reviews, for courses on research methods and planning dissertations or theses.
- Pensamento computacional do pré-escolar ao secundário: uma revisão do estado da áreaPublication . Grover, Shuchi; Pea, Roy; Morgado, Leonel
- A programação de computadores na educaçãoPublication . Morgado, LeonelEste texto é a tradução para português da secção 2.4 (pp. 64-96) da tese doutoral de Leonel Morgado: Morgado, Leonel (2005). Framework for computer programming in preschool and kindergarten. Tese de doutoramento. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Disponível online em: http://hdl.handle.net/10348/5344
- A programação de computadores regressa à escolaPublication . Kafai, Yasmin B.; Burke, Quinn; Morgado, Leonel
- Programação por Objetos. Tópico 2: os problemas da programação estruturada que vieram a motivar a orientação a objetosPublication . Morgado, LeonelApontamentos para a unidade curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, "Programação por objetos". Dedicados à sensibilização para os problemas que motivam a adoção do paradigma.
- Programação por Objetos. Tópico 7: versatilidade na programação em Python, usando bibliotecasPublication . Morgado, LeonelApontamentos para a unidade curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, "Programação por objetos". Dedicados à sensibilização para o emprego de bibliotecas como forma de expandir as capacidades de desenvolvimento.
- Protocolo para revisões de âmbitoPublication . Morgado, LeonelEste protocolo adapta e generaliza a várias áreas do conhecimento, para as unidades curriculares de metodologias de investigação que leciono, o protocolo que desenvolvi com o Prof. Dennis Beck, da Universidade do Arkansas, para realizar revisões sistemáticas de âmbito da literatura científica. Propostas de melhoria podem ser enviadas por e-mail diretamente ao autor.