Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by Author "Caldeira, Fernando José Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A estratégia "Prediga-observe-explique" suportada por computador na aprendizagem de conceitos da electricidadePublication . Caldeira, Fernando José Pires; Pereira, AldaEste estudo parte de um problema que atinge hoje praticamente todos os sistemas de ensino e preocupa a sociedade em geral: os maus resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem das Ciências Experimentais. Partindo deste facto, estabelecemos como objectivo principal investigar de que modo a realização de actividades Prediga-Observe-Explique (POE), trabalhando os alunos em pequenos grupos colaborativos (pares) e apoiados por computador, poderia contribuir para a melhoria das aprendizagens do ramo da Física que é a Electricidade. Participaram neste estudo doze alunos de uma turma do 11º ano do curso Tecnológico de Electrotecnia e Electrónica. A investigação assumiu como suporte teórico o Construtivismo, focando particularmente o pensamento de Piaget, Vygotsky e o Movimento de Mudança Conceptual. Para inventariação das concepções alternativas dos alunos e desenvolvimento das actividades recorremos a um programa multimédia que permitiu também recolher dados sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos e sobre as conclusões a que chegaram. Os computadores e o trabalho colaborativo mostraram ser um factor motivador no empenhamento dos alunos. Na condução da investigação, atendendo à natureza das questões de pesquisa e à dimensão da amostra, recorremos à metodologia qualitativa/interpretativa e a técnicas diversificadas para a recolha e análise dos dados. Se, por um lado, os resultados permitiram confirmar a influência das concepções alternativas referidas na literatura como um obstáculo às aprendizagens, as estratégias utilizadas com o objectivo de obter a mudança conceptual não parecem contudo ter sido eficientes. Concluímos por isso que há necessidade de fazer mais pesquisas, na procura de estratégias de aprendizagem mais eficazes e fáceis de utilizar na sala de aula. Eventualmente mais demoradas, para que possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo, e focando também a evolução das suas crenças epistemológicas e estratégias metacognitivas.