LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Capítulos livros / Papers in books by Author "Almeida, Ana Cristina"
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- Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigaçãoPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Almeida, Ana Cristina; Lencastre, José AlbertoCentrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.
- Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagemPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana CristinaNeste estudo pretende-se salientar a importância de grupos de estudantes participarem no processo de aprendizagem interactivamente, de modo sistemático e continuado em ambiente virtual. Além desse objetivo, procurou-se estudar o modo como diferentes grupos de estudantes do Ensino Superior, universitário e politécnico, se percecionam em presença pessoal-cognitiva, social e do professor ou orientação pedagógica com base na estrutura da Comunidade de Investigação (CoI) (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000). O estudo envolveu 510 estudantes matriculados em cursos em modalidade de blended learning durante um semestre, através da plataforma Moodle. Abrangeu estudantes de diferentes escolas do ensino superior, públicas e privadas, em três áreas curriculares: Saúde, Educação e Psicologia. Moreira e Almeida (2011) sugerem que a estrutura da CoI é uma medida válida e fiável nas suas dimensões para a população portuguesa. Nesse sentido, assume-se o inventário CoI como uma ferramenta de avaliação útil sobre a eficácia dos cursos online na construção de comunidades de aprendizagem. Comparámos os diferentes grupos pedagógicos e constatámos que qualquer um deles se constitui como comunidade. Porém, apesar de partilharem entre si da perceção de forte presença social quando orientado o processo de aprendizagem por mediação web, o estudo evidenciou que os grupos analisados se distinguem na perceção dos efeitos cognitivos e da presença de ensino. Em particular, observamos que os estudantes de Escolas Superiores que frequentam cursos de Saúde e de Educação, no contexto atual, surgem diferenciados positivamente quando comparados com os estudantes da Universidade, do curso de Psicologia, que aparece como uma comunidade de investigação e de aprendizagem online menos robusta (ainda), eventualmente pelas escassas experiências de aprendizagem nesta modalidade.
- Self-concept of competence of higher education students learning in virtual environmentsPublication . Moreira, J. António; Almeida, Ana CristinaAssuming that academic success is influenced not only by the power of learning but also by the way students perceive themselves, we have relied on national studies concerning self-concept of competence of students. The main issue was to situate the self-concept of competence of university students into new virtual learning environments. We aim validate the instrument for collecting empirical data adapted to virtual learning environments, identify the degree of selfconcept of competence, when learning in such an approach, and estimate whether students perceive themselves as much or more competent than in real environments with face-to-face interaction. This research involved 280 higher education students in Social Sciences, who appraised perception and self-concept of competence. The main findings indicate favorable self-concept of competence. Also, the results suggest that the application of online pedagogical models may have a very positive impact on self-concept of competence of students in higher education, even in social dimensions and in the perception of a careful coaching.