Coleção Educação a Distância e eLearning
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Browsing Coleção Educação a Distância e eLearning by Author "Caeiro, Domingos"
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- Educação a distância e elearning no ensino superiorPublication . Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.O presente relatório documenta a trajetória inicial do estudo para um “Diagnóstico sobre o Ensino a Distância e eLearning no Ensino Superior em Portugal”, desenvolvido no âmbito do Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning, sediado na UAb (Despacho, extrato n.º 10823/2012). A crescente mobilização das Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento de oferta educativa suportada por modelos de eLearning, bem como a ausência de informação sistematizada sobre as conceções pedagógicas dos atores vinculados aos processos de gestão, desenvolvimento e coordenação de cursos em EaD e eLearning, justificaram a primeira etapa do estudo que apresentamos neste documento. A necessidade de realizar um diagnóstico sobre o EaD e eLearning nas instituições públicas de ES surge da constatação de uma grande diversidade de conceções e de práticas abrangidas por um conceito com significados e sentidos tão diversos, como é o caso do “eLearning”. Alguns registos esporádicos sobre os contextos de prática pedagógica no Ensino Superior permitem-nos observar que, atualmente, o eLearning abrange um amplo leque de variantes que vão, desde práticas ocasionais de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, até ao desenvolvimento e oferta de cursos exclusivamente online. Estas práticas não se dissociam das marcas históricas do conceito e do universo teórico que o sustenta e enraízam-se nos modelos pedagógicos e culturais das instituições de ES que as promovem, sejam presenciais ou a distância. Na primeira fase da investigação, pretendeu-se “explorar conceções pedagógicas, organizativas e tecnológicas de membros de órgãos de gestão e coordenação envolvidos no desenvolvimento e oferta de cursos em eLearning, no Ensino Superior Público”. O contexto da investigação foram as Instituições de Ensino Superior Público que, representadas pelos seus membros com funções de direção e coordenação, voluntariamente aderiam ao estudo. A informação foi obtida através de um questionário online desenvolvido para o estudo, sendo maioritariamente constituído por itens de resposta de tipo Likert. Importa salientar que a presente pesquisa constitui, tão-só, a primeira etapa de um percurso investigativo que se pretende mais amplo e aprofundado. O estudo empírico decorreu entre 28/03/2014 e 25/05/2014, tendo respondido ao questionário 26 indivíduos. De entre os 26 respondentes, é possível identificar 3 grupos: um subgrupo (maioritário) que apresenta conceções organizativas próximas do que é proposto na revisão da literatura sobre eLearning, um subgrupo com conceções próximas do Blended Learning e um terceiro subgrupo (minoritário) que parece afastar-se destas conceções, perspetivando o eLearning na sua dimensão tecnológica e reduzindo-o à mera disponibilização online de conteúdos. Há, ainda, dados que revelam contradições nas respostas a alguns itens (como conteúdos/ recursos; orientação/diretividade). Considera-se, portanto, fundamental o aprofundamento de algumas dimensões deste estudo. No que diz respeito à formação de professores, importa salientar que, de acordo com as respostas de grande parte dos respondentes, a responsabilidade do processo de formação, nesta área, recai sobre o indivíduo, aparentando a ausência da valorização institucional deste tipo de docência. Há, no entanto, IES que já incorporaram a formação de professores para a educação online na sua missão. Este aspeto salienta a necessidade de intensificar o investimento na formação pedagógica dos professores para a docência online e a urgência em ser adotada uma discriminação positiva dentro das IES no que diz respeito à formação e prática deste tipo de ensino, em instituições de ES com culturas pedagógicas presenciais. Dada a natureza exploratória deste estudo, a reduzida dimensão da sua amostra e a especificidade do instrumento de recolha de informação adotado, reitera-se a necessidade de, em futuro próximo, se perspetivar o seu aprofundamento, seja através da aplicação do questionário construído no âmbito deste estudo a uma amostra mais ampla, seja através da aplicação de metodologias compreensivas de investigação.
- Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemiaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Goulão, Fátima; Caeiro, DomingosO processo de globalização da economia e da comunicação, a evolução das tecnologias e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem digital. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginavam que que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do COVID 19. Com efeito, a suspensão das atividades letivas presenciais, um pouco por todo o mundo, gerou a obrigatoriedade dos professores e estudantes migrarem para a realidade online, transferindo e transpondo metodologias e práticas pedagógicas típicas dos territórios físicos de aprendizagem, naquilo que tem sido designado por ensino remoto de emergência. No entanto, na maioria dos casos, estas tecnologias foram e estão a ser utilizadas numa perspetiva meramente instrumental, reduzindo as metodologias e as práticas a um ensino apenas transmissivo. É, pois, urgente e necessário transitar deste ensino remoto de emergência, importante numa primeira fase, para uma educação digital em rede de qualidade. Mas como proceder então para realizar esta transição? Como se deve desenhar um ambiente online de aprendizagem? Como devem ser organizadas e planificadas as aulas online? Como se deve comunicar de forma assíncrona e síncrona com o grupo que agora se transformou numa comunidade virtual? Como desenvolver práticas pedagógicas online na realidade digital, sem momentos de presencialidade física? Que tecnologias e plataformas podem ser utilizadas para enriquecer o ambiente de aprendizagem? Como devem ser criadas e desenvolvidas atividades online de aprendizagem? E como se deve avaliar os estudantes nestes cenários virtuais? É a este conjunto de questões que se pretende responder, sendo apresentados nesta obra os princípios básicos para o design de um ambiente online, quer a nível da sua organização e seleção de recursos, quer a nível da preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.
- Educação, formação e transformação digital em estabelecimentos prisionaisPublication . Moreira, J. António; Caeiro, Domingos; Trindade, Sara DiasA educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão, e tendo em consideração as Recomendações do Conselho da Europa referentes à Educação nas Prisões e as Regras das prisões europeias, os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação. Partindo, pois, destes pressupostos, nesta obra apresentam-se um conjunto de textos de autores de várias nacionalidades que indagam e exploram a importância do desenvolvimento dos processos educacionais em contexto de reclusão, especificamente no que diz respeito à utilização de tecnologias e plataformas digitais.
- I Seminário Internacional Comunidades Digitais em Rede [CODIRE]: ebook multimédiaPublication . Costa, Adelaide Millán; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Domingos; Caetano, João Relvão; Moreira, J. António; Negas, Mário Carrilho; Henriques, Susana