Linguística | Livros / Books
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Browsing Linguística | Livros / Books by Author "Batoréo, Hanna"
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- Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.Publication . Sá, Maria Helena Araújo e; Ambrósio, Susana; Alexandre, Andrea; Almeida, Bárbara; Almenar, Ana; Basílio, Daniel; Bastos, Mónica; Batoréo, Hanna; Cardoso, Inês; Carinhas, Raquel; Carlos, Timóteo; Neves, Alexandra; Doval, Jimena; Faustino, Inês; Ferrari, Lúcia; Freitas, Helena; Gomes, Maria Agostinha; Gonçalves, Maria de Lurdes; Gonçalves, Maria Jacinta; Graça, Luciana; Marialva, Marta; Melo, Sónia Rita; Melo-Pfeifer, Sílvia; Mendes, Pedro; Monteiro, Ana Catarina; Morais, Sónia; Moreira, Elisabete Vaz; Naturra, Barroso Paulo Roque Afonso; Nhacarize, Olga; Oliveira, Álvaro; Pereira, Cristina Baptista; Rodrigues, Brigite; Sila, Teresa; Ussene, AbacarAtravés da rede de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) ao nível do ensino básico, secundário e superior sob a tutela do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) – pretende assegurar-se o objectivo da promoção da língua portuguesa enquanto desígnio inscrito nas grandes opções estratégicas da política externa portuguesa. A rede interage com comunidades portuguesas e luso-descendentes em diversos países na Europa, na América e em África, proporcionando o acesso à língua e à cultura portuguesa por parte de crianças e jovens e dinamizando, desse modo, comunidades escolares. O livro pretende reflectir sobre as vertentes de investigação e acção nas áreas abrangidas, reunindo 21 testemunhos provenientes de diversas partes do mundo liusófono.
- Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil)Publication . Batoréo, HannaO livro intitulado Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, Aplicações e Diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil), publicado em versão de E-book pela Universidade Aberta, surge a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito do núcleo de investigação do Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM (durante a sua vigência entre 2017 e 2020), ancorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). O livro é constituído por dezassete artigos da autoria de 15 investigadores portugueses, brasileiros e uma pesquisadora polaca, que trabalham no âmbito da área abrangente da Linguagem e Cognição. Segundo esta abordagem teórica, defende-se que a Linguagem é uma capacidade cognitiva humana em interacção com as outras capacidades cognitivas existentes (tais como, por exemplo, a percepção, atenção, memória, etc.), constituindo um meio de conhecimento em ligação com a experiência humana do mundo e abrangendo tanto a linguagem verbal como a não-verbal (p. ex., gestual, pictórica e multimodal). Os trabalhos reunidos focam o estudo da Língua Portuguesa na sua qualidade de uma língua pluricêntrica, observada e analisada em multiplicidade de registos, contextos sociais e culturais diferenciados, bem como níveis e tipos de variação linguística. Dado o carácter luso-brasileiro do grupo de investigadores reunidos, a pesquisa nele desenvolvida centra-se, predominantemente, nas Variedades Dominantes (VD) de carácter nacional: o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB). Os dezassete artigos do livro estão organizados em duas partes: uma de carácter teórico e a outra de carácter aplicado. A parte teórica é intitulada Cognição e Linguagem: Propostas e abordagens teóricas e abrange os três primeiros capítulos, num total de oito artigos, que focam a Linguística Cognitiva e a Linguística Cultural, as interligações efectuadas por estas com a Linguística Funcional e a Pragmática Linguística, bem como com a área da Literatura. A segunda parte do livro, de carácter aplicado, tem por título Linguística Cognitiva: Aplicações, Pontes e Diálogos e abrange, igualmente, três capítulos, com nove artigos, que pretendem promover a interacção interdisciplinar não só com outras áreas da Linguística, mas também com a Comunicação Multimodal, Literatura e Tradução. O livro conta, ainda, com a Introdução, da autoria da coordenadora do projecto, e com o Prefácio, este de uma especialista brasileira em Linguística Cognitiva de renome internacional.
- Linguística portuguesa: abordagem cognitivaPublication . Batoréo, HannaTendo em conta as novas imagens do ser humano e das relações interpessoais que, sobretudo na última década, têm emergido das Ciências Cognitivas, pretende promover-se um debate interdisciplinar sobre as profundas e rápidas mudanças verificadas na compreensão do ser humano, na sua actividade linguística e nas relações interpessoais. Disciplinas como as neurociências, a inteligência artificial, a psicologia cognitiva e a Linguística Cognitiva têm sido objecto de intensos debates, tendo como ponto de convergência a tentativa de compreender as raízes biológicas do comportamento humano, do ponto de vista individual e social, bem como as influências que as Ciências Cognitivas têm exercido sobre questões e actividades tão centrais como a ciência, a ética, a religião, a arte, etc. Na sequência do enquadramento teórico acima esboçado, surge um novo paradigma de estudos linguísticos: a Linguística Cognitiva, entendida como uma abordagem da linguagem, perspectivada como veículo de conhecimento e em conexão com a experiência humana do mundo. Neste caso, as unidades e as estruturas da linguagem são estudadas, não na sua qualidade de entidades autónomas (como acontece na Linguística pós-saussureana quer estrutural quer generativa), mas como se fossem manifestações de: (i) capacidades cognitivas gerais; (ii) organização conceptual; (iii) princípios de categorização; (iv) mecanismos de processamento; (v) mecanismos de experiência cultural, social e individual. Tendo por área de estudo a Língua Portuguesa, no presente trabalho que se enquadra na Linguística Cognitiva, serão destacadas as seguintes vertentes: (i) Características da categorização linguística (prototipicidade, polissemia, modelos cognitivos, metáfora conceptual, imagens mentais); (ii) A interface conceptual entre sintaxe e semântica; (iii) A base pragmática ligada à experiência da linguagem-em-uso; (iv) A relação entre linguagem e pensamento; (v) O relativismo e os universais conceptuais. Especial destaque é dado ao estudo da expressão dos afectos em casos como a expressão do poder e a metaforização da guerra.