Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC
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Browsing Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC by advisor "Valadares, Jorge"
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- O contributo da avaliação formativa/formadora na facilitação da aprendizagem significativa da matemáticaPublication . Almeida, Adálio Filipe da Costa; Valadares, JorgeConhecidas as dificuldades habituais dos alunos na matemática, apostamos na aplicação de uma avaliação formativa/formadora no processo de ensino-aprendizagem que, aplicado na própria sala de aula, permita leccionar de uma forma algo diferente os diversos assuntos temáticos, numa perspectiva de recuperação de alunos com baixos rendimentos na disciplina. A avaliação formativa/formadora incide na unidade “Equações do 2º Grau", tema considerado importante ao nível do 9º ano de escolaridade por duas razões: o elevado peso que tem relativo ao cálculo e resolução de problemas no respectivo programa escolar e as habituais dificuldades dos alunos neste tema. Nesta dissertação de mestrado apresentamos uma reflexão sobre a importância de uma estratégia de avaliação formativa e formadora centrada na utilização de mapas de conceitos na aprendizagem de conceitos matemáticos no 9º ano de escolaridade. Esta reflexão foi feita à luz de uma epistemologia construtivista e da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. A metodologia utilizada baseou-se essencialmente num estudo quase-experimental, consistindo na comparação dos resultados da aplicação de uma estratégia de ensino e avaliação formativa/formadora alicerçada na construção pelos alunos de mapas conceptuais num grupo experimental com os resultados conseguidos num grupo de controlo, submetido à metodologia habitual. A amostra foi constituída por duas turmas do 9º ano de escolaridade com um número total de 50 alunos
- A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aulaPublication . Soares, Natacha Maria Godinho; Valadares, JorgeO principal objectivo deste estudo é a importância da influência da linguagem oral usada na sala de aula sobre a aprendizagem significativa no âmbito do ensino da Matemática. Para tal, definiram-se como principais questões desta investigação: Qual é o papel atribuído pelos professores de Matemática à linguagem oral na aprendizagem? Quais são as perspectivas dos professores de Matemática sobre a influência das suas práticas discursivas orais na aprendizagem significativa? A fim de fundamentar solidamente este estudo, realizou-se uma revisão de literatura da qual resultou a escolha da teoria construtivista trivial e humana de Novak para a base do estudo. De acordo com a teoria referida considerou-se o conceito de aprendizagem significativa. Do ponto de vista da metodologia, o estudo realizado insere-se numa perspectiva qualitativa de investigação, na vertente de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação de um conjunto de aulas e, também, através da realização de um questionário. Deste estudo resultaram as seguintes conclusões: A linguagem oral é um forte aliado do professor para a facilitação/gestão da aprendizagem dos alunos; A linguagem oral pode potenciar as condições para a aprendizagem significativa das Matemática