Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC by advisor "Reis, Raquel"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A literatura para crianças, meio de potenciar aprendizagens em matemáticaPublication . Rodrigues, Ana Paula Alves; Reis, Raquel
- Uma oficina de formação de aprendizagem cooperativa : aspectos da leccionação da matemáticaPublication . Serra, Ana Paula Lopes Bernardo Nunes; Grave-Resendes, Lídia; Reis, RaquelEste estudo de caso analisou as opiniões que as professoras, que leccionavam Matemática e que frequentaram uma Oficina de Formação que decorreu no ano lectivo de 2004/2005 no Colégio de Santa Clara, apresentaram acerca da temática da Aprendizagem Cooperativa. O objectivo principal da investigação foi o de lançar alguma luz sobre a experiência e os processos de aprendizagem que um grupo de professoras que leccionava Matemática, inserido num grupo alargado de outras disciplinas, efectuou numa Oficina de Formação sobre a temática da Aprendizagem Cooperativa. Para aprofundar e contextualizar a problemática em análise, definimos quatro temas de investigação: (1) Em que medida consideraram, os citados professores, pertinente esta Oficina de Formação para planificar e desenvolver aulas utilizando a Aprendizagem Cooperativa; (2) Que dificuldades encontraram na implementação de dinâmicas de Aprendizagem Cooperativa; (3) Em que medida consideraram pertinente a Aprendizagem Cooperativa na promoção da aprendizagem da Matemática; (4) Em que medida esta Oficina de Formação contribuiu para a sua actualização profissional. Privilegiou-se, ao longo do estudo, uma lógica de compreensão dos processos de aprendizagem perspectivadas pelas próprias professoras, pelo que em termos de colheita de informação se optou pela realização de entrevistas semi-estruturadas às professoras que leccionavam Matemática e que frequentaram a Oficina de Formação. Do cruzamento do enquadramento teórico com a análise de conteúdo efectuada aos dados, transparece, por parte das professoras participantes no estudo, que a oportunidade de frequentarem a Oficina de Formação valorizou o Colégio, a classe docente e ainda os alunos. Em relação ao colégio, as professoras defenderam que favoreceu a construção de uma visão partilhada da promoção de novas práticas de aprendizagem, e que pode fazer emergir uma nova cultura de aprendizagem. Em relação à classe docente, promoveu o trabalho inter-pares, e, consequentemente, a interdisciplinaridade nas actividades que desenvolveram. No que respeita aos alunos estes usufruíram de um clima de grande colaboração e estabelecimento de relações interpessoais