Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ensino das Ciências | Master's Degree in Sciences Teaching - TMEC by advisor "Oliveira, Teresa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da relevância do apoio da escola nas perspectivas profissionais dos alunos do 10º ano de escolaridade com aplicação dos modelos lineares hierárquicosPublication . Valente, Vítor; Oliveira, TeresaResumo Nas últimas décadas houve uma massificação do ensino, que incrementou a heterogeneidade e a diversidade cultural dos alunos com interesses e motivações diversas, provocando a formação de turmas com características bastante díspares entre elas e entre os seus elementos constituintes, onde as motivações, os interesses, os níveis sócio-culturais, as aptidões e os recursos são diferentes e multi-diversificados. Será que a escola tem respondido e/ou contribuído, e poderá responder, às carências de qualificações decorrentes das mutações sociais e tecnológicas entretanto operadas? Qual é, por conseguinte, a influência da Escola Pública nas escolhas profissionais e qual a importância que daí advém na posterior inserção social e profissional dos alunos? O objectivo deste estudo é contribuir para a compreensão de qual o apoio e importância que a Escola tem (poderia e deveria ter) no processo de opinião e decisão dos alunos quanto às suas perspectivas profissionais, com aplicação de modelos lineares hierárquicos. Em Educação, as populações investigadas têm uma estrutura hierárquica, por níveis, isto é: alunos, turmas, escolas, etc., constituem uma sequência natural de agrupamentos aninhados, de tal forma que as variáveis de um nível podem interagir com outras variáveis, dentro do mesmo nível hierárquico ou de outro nível. Os modelos estatísticos mais adequados à análise de dados desta natureza são os modelos lineares hierárquicos (MLH). Eles incorporam bem a variabilidade existente entre escolas e intra escola, assim como outros factores contextuais – de natureza social, cultural ou familiar – que exercem influência no percurso escolar do aluno
- Relevância da formação profissional no desenvolvimento de competências : uma aplicação ao sector bancárioPublication . Roçadas, Cláudia Vanessa Rosa Leitão de Macedo; Oliveira, TeresaEste trabalho de investigação, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de Adultos, centra-se no estudo do impacto da Formação Profissional no Desenvolvimento de Competências junto de uma Instituição Financeira a operar em Portugal. Este estudo, surge numa altura em que o conceito de competência é uma estratégia competitiva clara nas práticas organizacionais da gestão de recursos humanos. O objectivo é contribuir para o aprofundamento e compreensão de uma problemática pertinente – avaliação da eficácia das acções de formação no desenvolvimento de competências profissionais. Considera-se que esta problemática se enquadra no contexto de uma sociedade do conhecimento, da informação e da tecnologia, em que as características da economia global, a concorrência generalizada, os mercados de capitais e os meios de informação dão lugar a empresas sólidas, competitivas, competentes, inovadoras e capazes de enfrentar os fortes obstáculos derivados da globalização de negócios. Mas, para as empresas terem uma visão estratégica, para alcançarem o sucesso e melhorarem continuamente os seus resultados financeiros é fundamental que possuam um capital humano altamente qualificado, motivado e orientado para cumprir os objectivos da instituição financeira. E, para os recursos humanos alcançarem excelentes patamares de qualidade, competência, eficácia e eficiência, tal só é possível com o cumprimento de um plano bem estruturado de formação profissional contínua. A metodologia adoptada baseou-se num estudo de caso. O objecto de estudo foi uma Instituição Financeira, em que foi realizado um inquérito por questionário e entrevistas, para além da análise de documentação disponibilizada, com a finalidade de se efectuar um levantamento de atitudes, metodologias e tipo de formação promovida por esse Departamento de Formação e Desenvolvimento Pessoal. Numa abordagem quantitativa, utilizou-se para a recolha de dados um inquérito por questionário, com uma amostra de 30 colaboradores e recorremos a um ramo de Matemática Aplicada: a Estatística, para efectuar uma análise descritiva dos dados. Numa abordagem qualitativa, utilizou-se para a recolha de dados a entrevista com uma amostra de três colaboradores e respectiva chefia directa. Os dados obtidos foram objecto de análise sobre cada um dos temas, tendo sido a interpretação realizada à luz dos objectivos e do suporte teórico, não havendo neste trabalho a pretensão de generalização de resultados. Como conclusão, verificou-se o reconhecimento geral da importância que as práticas de acções de formação profissional, promovidas pelo Departamento de Formação e de Desenvolvimento Pessoal, assumem no desenvolvimento de competências profissionais e, consequentemente, no aperfeiçoamento do comportamento profissional dos colaboradores
- Técnicas audiovisuais como recurso didáctico : aplicação do software educativo “Saber mais matemática 11º ano"Publication . Pereira, Ricardo Fernando Ferreira Carneiro; Oliveira, TeresaÉ inegável que as Novas Tecnologias da Informação desempenham um papel cada vez mais relevante na vida quotidiana. Para aproveitar estas potencialidades, mais precisamente dos computadores e dos Softwares Educativos, decidimos abandonar, por algum tempo, as práticas lectivas tradicionais e enveredar pelos caminhos das Novas Tecnologias de modo que as práticas lectivas fossem capazes de suscitar interesse e melhorar a aprendizagem dos alunos. A utilização do Software Educativo pode estimular a autonomia nos alunos, no seu estudo em casa e na Escola. Utilizou-se o Software Educativo “Saber Mais Matemática 11º ano" da Porto Editora, em duas escolas, uma Secundária e outra Profissional ao longo de 6 sessões de 60 minutos, na área da Matemática, no 11º ano e 2º ano, respectivamente, no currículo de “sucessões". O estudo implementado visou investigar a possibilidade da utilização do Software Educativo como forma de melhorar as aprendizagens dos alunos, estimulando o seu interesse, empenho e atenção. Procurou-se também averiguar a existência de diferenças significativas entre escolas no que respeita ao efeito do programa escolhido. Assim, utilizaram-se quatro turmas, todas com características diferentes, que utilizaram o Software Educativo: Turma A (Escola Secundária), com 18 sujeitos; Turma B (Escola Secundária), com 17 sujeitos; Turma C (Escola Profissional), com 20 sujeitos; Turma D (Escola Profissional), com 18 sujeitos. Devido às características do estudo e uma vez que as turmas já estavam formadas no início do ano lectivo e ao facto de eu próprio ser docente das turmas C e D, desenvolveu-se um estudo do tipo quasi-experimental. Para a sua consecução, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: um questionário de literacia pessoal e informática para todas as turmas antes das 6 sessões; um questionário a todos os professores de matemática das duas escolas; uma entrevista no final das 6 sessões, aos alunos da turma C e D da Escola Profissional; um teste formativo no final das 6 sessões a todas as turmas; uma grelha de recolha de notas realizada no segundo e terceiro período, relacionadas com o interesse, postura e atenção dos alunos das turmas C e D. Foram realizados testes estatísticos para verificar se a utilização do Software Educativo teve impacto ou não nas turmas. Neste sentido, utilizou-se o teste do Qui-Quadrado para estudar a independência das variáveis, o teste de Friedman para comparar os resultados de cada turma e o teste de Kruskal-Wallis para comparar os resultados do teste realizado pelas turmas no final das seis sessões. Os questionários de literacia pessoal e informática aos alunos serviram para fazer a caracterização dos sujeitos investigados. O outro questionário de literacia pessoal e informática serviu para confirmar a pouca utilização que os professores ainda fazem do computador, quer em casa, quer na escola e a vontade que têm para utilizar estas ferramentas de maneira a melhorar a atitude e aproveitamento dos alunos. Os resultados obtidos aplicando os testes estatísticos revelam que existem diferenças significativas no aproveitamento e nas atitudes dos alunos, quando se utilizou o Software Educativo. O rendimento escolar dos alunos melhorou, como também melhorou no global a atitude dos alunos face à Matemática. É de salientar, também, que os melhores e razoáveis alunos preferem as aulas tradicionais, sendo os alunos com menos e razoáveis capacidades que obtiveram resultados mais significativos, ou seja, são os que obtiveram melhores resultados escolares e que mais motivados ficaram para a aprendizagem desta disciplina