Mestrado em Comunicação em Saúde | Master's Degree in Health Communication - TMCS
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Browsing Mestrado em Comunicação em Saúde | Master's Degree in Health Communication - TMCS by advisor "Kuttev-Moreira, Paulo"
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- Comunicar com saúde : análise da comunicação expressa nos folhetos de informação aos diabéticosPublication . Dinarés, Cristina Gonçalves; Kuttev-Moreira, PauloEste estudo tem como principal desafio o de adaptar uma teoria sociocultural complexa (Cultural Bias) a uma perspectiva comunicacional da promoção da saúde. Apesar da promoção da saúde ser um conceito crítico no âmbito da saúde pública, atendendo às discrepâncias existentes entre a teoria e a prática, continuam a ser desenvolvidas estratégias de acção (OMS) que tentam articular estilos de vida com processos de tomada de decisão numa base estrutural compatível e saudável para as populações. A promoção da saúde encontra na Teoria de Mary Douglas um contributo para os conceitos de responsabilidade e empowerment do cidadão. Este contributo visa desenvolver metodologias de intervenção de forma a reforçar a capacidade de cada indivíduo em gerir, eficaz e saudávelmente, o seu processo de saúde/doença, uma vez que tem em linha de conta os vários aspectos que compõem a pessoa. O estudo efectuado incidiu na análise da comunicação em saúde ao diabético. Foram analisados, sob o método da análise de conteúdo, 21 folhetos de informação ao diabético recolhidos na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e realizadas 3 entrevistas a especialistas na área (médicos endocrinologistas) a exercerem funções no mesmo local. A articulação entre os conteúdos resultantes da análise e o material consultado (documentos, teorias, bibliografia) demonstrou algum tipo de contraste entre o que se diz e o que é feito. O modelo de saúde inerente à comunicação é Ecológico, culturas de controlo e ideologias de acção participativas caracterizam a comunicação aos diabéticos na promoção da saúde. Neste contexto os principais resultados obtidos evidenciam: · a importância da capacitação dos profissionais de saúde (responsáveis pela elaboração e implementação do material informativo) de competências pedagógicas comunicacionais. Cristina Dinarés · a necessidade das estratégias de promoção para a saúde defendidas pela OMS estarem presentes na elaboração dessas formas de comunicar a saúde de forma a preencher o espaço existente entre os modelos médicos e sociais. · a percepção da potencialidade de que a promoção e a comunicação em saúde podem ter implicações na doença crónica – diabetes. · o envolvimento de factores sociais e culturais têm influência no comportamento dos indivíduos.