Mestrado em Comunicação em Saúde | Master's Degree in Health Communication - TMCS
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Browsing Mestrado em Comunicação em Saúde | Master's Degree in Health Communication - TMCS by advisor "Amaro, Fausto"
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- Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem : estudo numa escola da área de LisboaPublication . Simões, Aida de Jesus Correia; Ramos, Natália; Amaro, FaustoToda a formação deve ser orientada no sentido de desenvolver competências, quer pessoais, quer profissionais, que permita ao estudante reflectir sobre a construção do seu conhecimento e sobre as formas de o transformar em desenvolvimento. A dissertação que explanamos trata-se de um estudo de caso onde a questão central, se encontra centrada nas Motivações e Expectativas Profissionais dos Estudantes de Enfermagem, efectuado numa Escola de Enfermagem na área de Lisboa. Permitindo-nos conhecer o que conduz o estudante actualmente a optar por ser enfermeiro. Quais os factores subjacentes à motivação e que expectativas elaboram ao longo do processo ensino/aprendizagem, em que medida o mesmo influência a aquisição de competências necessárias à integração dos jovens enfermeiros na actual realidade laboral. Os resultados deste estudo foram obtidos através da aplicação de um questionário e de uma escala de percepção de competências, denominada “escala de percepção pessoal de competências profissionais no pré-licenciado em enfermagem”. Estes dois instrumentos de medida foram aplicados aos estudantes, na última reunião efectuada na escola, imediatamente antes do terminus da Licenciatura em Enfermagem. Através da análise e tratamento dos resultados, estes revelaram que os estudantes no terminus do curso, atribuem à enfermagem o conceito de “cuidar”, considerando que estão perante uma profissão com um acentuado cariz social, sendo a “utilidade social” muito superior ao prestígio ou à questão remuneratória. Atribuem como competência fundamental para prestar cuidados de enfermagem, a dimensão relacional, e como competências percepcionadas, consideram a dimensão cognitiva como a que menos se adquire ao longo do processo formativo. Relativamente à contribuição do processo formativo para a aquisição e desenvolvimento dos conhecimentos, salientam enquanto factor facilitador a relação professor-aluno. Referindo-se à sua escassa participação no processo avaliativo, enquanto alunos. Este estudo permite-nos caracterizar as opiniões dos estudantes nesta realidade concreta, não nos permitindo estender para além dos muros da instituição os resultados obtidos.