Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI
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Browsing Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI by advisor "Bastos, Glória"
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- O 25 de Abril na literatura para crianças e jovensPublication . Figueiredo, Maria Augusta da Fonseca Pires; Bastos, GlóriaResumo - No contexto da literatura para crianças e jovens em Portugal, constatamos que existem várias obras que tomam como elemento temático a Revolução de Abril de 1974, contribuindo para a fixação, na memória, desse momento da nossa História colectiva. As primeiras edições surgem no final da década de setenta, mas a maior afluência dá-se nos anos 90, sobretudo em 1999, aquando da data comemorativa da Revolução. Desde então, têm aparecido novas publicações, destinadas a várias faixas etárias, que revisitam a Revolução de Abril e o tempo imediatamente anterior e posterior. O crescente investimento da Literatura, na partilha desses conhecimentos, retrata a preocupação cívica de vários autores, que continuam a empenhar-se na luta contra o esquecimento. Verificamos também que essa temática é abordada segundo várias perspectivas, possibilitando por vezes ao leitor uma reflexão e análise pessoais sobre os acontecimentos. No desenvolvimento do trabalho realizado, procurámos, após um breve enquadramento teórico, reflectir sobre as relações da História com a Literatura, mas, essencialmente, sobre a História na Literatura Infanto-Juvenil. Cientes de que todos os textos sobre esta temática contribuem para a construção de uma memória e identidade colectivas, ensaiámos uma leitura analítica de algumas obras, procurando compreender o que nelas há de mais marcante face à problemática que estudámos. Este estudo avança, também, com uma proposta de tipologia, tentando agrupar os vários livros segundo três categorias: “a História na ficção”, “a História ficcionada” e “livros predominantemente informativos”, realçando em cada uma delas o contributo que oferecem para a compreensão de um período ainda pouco conhecido e valorizado pelas nossas crianças e jovens
- Os livros para crianças e jovens de Maria LamasPublication . Martins, Ana Maria Silva; Bastos, GlóriaResumo - Com este trabalho pretendemos analisar cinco novelas para crianças e jovens de Maria Lamas (1893-1983), a saber: Aventuras de Cinco Irmãozinhos (1931); A Montanha Maravilhosa (1933); A Estrela do Norte (1934); Os Brincos de Cerejas (1935) e O Vale dos Encantos (1942). Tentaremos perceber como a autora tentava transmitir, através da palavra escrita, uma determinada concepção da criança, da educação e da moral da época, com as quais, por vezes, entra em ruptura. Partindo das personagens centrais das novelas equacionaremos como a recriação literária de cenários muito próximos da realidade quotidiana, coloca a criança (personagem e leitor) perante problemas que necessitam de ser ultrapassados e, naturalmente, causadores de situações dilema, despertando nos receptores a necessidade de compreender o como e o porquê de tais situações. A necessidade da criança evoluir psicologicamente obriga-a: a defrontar-se com problemas e obstáculos, decorrentes da acção; a enfrentar um qualquer tipo de viagem; a relacionar-se com os elementos da Natureza que enformam o cenário da acção. Para a progressão da personagem, a linguagem, enquanto transmissora de uma dimensão simbólica, é o meio usado para transmitir uma mensagem plurisignificativa, na qual a realidade e a fantasia se misturam, possibilitando o devaneio e o sonho das personagens, e também a aprendizagem de diferentes valores
- A obra de Alves Redol para criançasPublication . Figueiredo, Anabela de Oliveira; Bastos, GlóriaO principal objectivo desta dissertação consistiu em fazer uma análise mais aprofundada da obra para crianças e jovens de Alves Redol, uma área que se tem mantido na penumbra, no conjunto dos títulos escritos pelo romancista. O trabalho foi dividido em três partes: na primeira parte desenvolvemos a contextualização do escritor na sua época, com uma breve abordagem à temática do neo-realismo e às várias obras do autor; na segunda parte apresentamos, de uma forma mais sucinta, a literatura para crianças no tempo de Alves Redol, numa época de grande controle ideológico com reflexos no ensino e na cultura; na última parte fazemos uma análise textual dos livros que o romancista escreveu para crianças e jovens, destacando os aspectos lúdicos, didácticos e pedagógicos, o legado cultural, as vivências rurais, alguns valores, comportamentos e atitudes das personagens, presentes nessas obras. O estudo permitiu ainda compreender possíveis interligações existentes entre os textos que o escritor escreveu para crianças e jovens e os livros para adultos, tendo por base aspectos políticos, sociais, educacionais e culturais dominantes na época em que Alves Redol viveu e escreveu – o Estado Novo