Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Morais, Armindo"
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- A piada e a narrativa conversacional de cariz humorístico : um breve estudo comparativoPublication . Furtado, Joana Leichsenring; Morais, Armindo; Seara, IsabelO Humor é uma das bases da interação social humana e, por conseguinte, uma parte importante das relações que os indivíduos de uma sociedade estabelecem uns com os outros, utilizando-o com as mais variadas intenções. A presente dissertação tem como objetivo analisar nos dois subgéneros narrativos humorísticos - a Piada e a Narrativa Conversacional de Cariz Humorístico - as semelhanças e as diferenças na construção das suas estruturas, na utilização das estratégias interacionais usadas pelos interlocutores durante as interações, bem como alguns elementos avaliativos que traduzem as reações dos intervenientes perante as narrativas ouvidas. Na primeira parte, procedemos à referência das principais linhas teóricas que norteiam o tema do presente trabalho. Neste âmbito, referenciamos os quadros teóricos como o de Raskin (1985) e o de Morais (2010), tendo este último sido utilizado como ferramenta base nas nossas análises. Na segunda parte, analisámos Piadas e Narrativas Conversacionais de Cariz Humorístico, uns retirados do Corpus Morais (2010), outros de um Corpus por nós criado (Furtado (2014)). A partir desta análise constatou-se que (i) a estrutura tanto da Piada como da Narrativa Conversacional de Cariz Humorístico se constrói de forma muito semelhante; (ii) o Ataque na Narrativa Conversacional de Cariz Humorístico se assemelha em muito ao Ataque da Piada; (iii) que o modo como o locutor constrói a Orientação e a Ação na Piada é, de um modo geral, fixo; (iv) que ambos os géneros narrativos contêm formas de qualificação dos enunciados muito semelhantes; (v) que o trigger das Piadas opõe sempre duas ideias distintas, conforme o preconizado por Raskin; (vi) que tanto nas Piadas como nas Narrativas Conversacionais de Cariz Humorístico os interlocutores necessitam de partilhar os mesmos conhecimentos prévios para que o objetivo final do locutor seja alcançado, isto é, o riso.
- O relato de acontecimentos : contributo para os estudos dos géneros da oralidade em português europeuPublication . Afonso, Natércia Maria das Pedras; Morais, Armindo; Seara, IsabelNeste trabalho, procuramos caracterizar e categorizar o relato de acontecimentos oral como um género distinto da narrativa conversacional, ainda que ambos partilhem traços comuns responsáveis pela frequente indistinção na sua classificação/categorização genérica. É nosso objetivo demonstrar que, embora estes dois géneros sejam construídos sobre uma sequência de eventos temporal e causalmente correlacionados, o relato de acontecimentos apresenta aspetos que permitem particularizá-lo e distingui-lo da narrativa conversacional. A partir da análise e comparação de um conjunto de três enunciados narrativos produzidos em situação de interação oral privada semiformal, recolhidos no Corpus Morais (2010), procuraremos demonstrar que, ao relatar, o narrador parece estar sobretudo preocupado em estabelecer relações de causalidade entre os eventos narrados; que o relato de acontecimentos se caracteriza por um maior distanciamento em relação ao narrado; que o narrador, convidado a esclarecer/informar o interlocutor sobre um ou mais eventos conhecidos por ambos, parece organizar a sequência discursiva narrativa com a preocupação de “listar” temporal e causalmente os acontecimentos; que a estrutura textual do relato de acontecimentos apresenta um resultado, ao contrário da narrativa conversacional que é organizada em função de uma resolução; que o relato de acontecimentos não constitui um género tipologicamente rígido; que este género implica uma responsabilização sobre o narrado, podendo constituir uma ameaça à face do narrador e que o grau de formalidade da situação de enunciação leva este último a empreender a defesa da sua imagem social. Assim, a partir do presente estudo gostaríamos de demonstrar que a ativação do género discursivo relato de acontecimentos na conversação quotidiana resulta de condicionantes textuais e situacionais particulares.