Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Dias, Helena Bárbara"
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- Dificuldades na elaboração de um texto escrito : o uso das tecnologias de informação e comunicação numa turma de 8º anoPublication . Nicolau, Carla Rubina Vasconcelos Freitas; Dias, Helena BárbaraEste presente estudo intitulado Dificuldades na elaboração de um texto escrito: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação foi realizado numa turma de 8ºano da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade, no âmbito da disciplina de português. Centrado no desenvolvimento da competência da escrita, com recurso a ferramentas digitais, procurando, por um lado, analisar as potencialidades das TIC na aprendizagem da língua materna e, por outro, observar a motivação gerada junto dos estudantes. Atualmente, os alunos parecem viver absortos pelas tecnologias, quer na escola, quer em casa e começam a utilizá-las cada vez mais como apoio ao estudo, através do processador de texto, de apresentações de trabalhos ou pesquisas na internet. Similarmente os professores começam a integrar as tecnologias na sua prática docente, tanto nas ações de formação que realizam, como pelos recursos disponibilizados nas aulas. A investigação realizada com a turma referida, relatando a experiência desenvolvida sobre a construção do processo da escrita teve como ponto de partida a audição de um conto tradicional a partir do qual se desenvolveram estratégias, procedimentos e técnicas de trabalho que visaram motivar os estudantes para uma tomada de consciência das suas dificuldades em produzir textos escritos. Ao recorrer a um apoio tecnológico ativo, procurou-se conhecer até que ponto o computador e o recurso ao processador de texto podem contribuir para o aperfeiçoamento da expressão escrita. Foi possível conhecer e identificar vantagens e/desvantagens que o processador de texto permite quanto a melhoria da produção textual e quanto a novos graus de motivação para uso nas atividades em sala de aula por parte dos alunos. Foi, de facto, possível verificar melhorias significativas, não apenas quanto ao aumento da motivação para a escrita por parte dos estudantes, mas também quanto a uma maior diversidade lexical, maior estruturação textual e mais ampla clareza de raciocínio na produção de texto escrito. É, pois, possível afirmar que os estudantes de 8ºano de escolaridade estão mais sensibilizados para descobrir novos ambientes e novas estratégias de aprendizagem.
- O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais : a aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridadePublication . Fernandes, Maria Alexandra da Silva; Dias, Helena BárbaraO presente estudo, intitulado O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais: A aula de língua portuguesa no 5º ano de escolaridade tem por objetivo geral analisar as implicações que os recursos digitais têm no ensino da escrita e na aprendizagem do Português, centrando-se no domínio da ortografia e do processo de revisão de texto, e no potencial contributo que as tecnologias podem disponibilizar neste sentido. Seus objetivos específicos são (i) observar as diferenças entre atividades de escrita que não utilizam recursos digitais com as atividades de escrita que utilizam esse recursos; (ii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a compreensão de regras linguísticas, no plano da representação gráfica das palavras; (iii) analisar as potencialidades dos recursos digitais para a concentração dos alunos e para a sua disponibilidade para a prendizagem; (iv) observar a utilidade de recursos digitais para a superação de dificuldades e (v) contribuir para práticas pedagógicas mais eficazes e dinâmicas. Para a realização desses objetivos, foi necessário aprofundar os estudos desenvolvidos sobre a competência da escrita (1), com destaque para a complexidade do processo de escrita e a dimensão ortográfica e investigar os estudos sobre (2) Aprender a ensinar com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Neste âmbito, descrevem-se as orientações feitas pelo Programa Nacional de Português para o Ensino Básico (2009) e é dado especial relevo aos contributos do processador de texto, no processo de revisão de texto e correção do erro. Como resultado foi, então, possível conjugar uma situação pedagógica de ensino e aprendizagem da escrita nas aulas de Português, 5º ano de escolaridade, com as tecnologias de informação e comunicação, explorando-se as potencialidades do computador/processador na recursividade do processo de escrita, na revisão do texto já escrito pelo aluno, conduzindo-o a tomada de decisões e, consequentemente a um aprofundamento da atitude reflexiva face ao seu próprio texto.
- As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literárioPublication . Paiva, José Henrique Martins de; Dias, Helena BárbaraO presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.
- Tecnologias e leitura em ambiente escolar : ler hoje que desafios?Publication . Pinto, Márcia da Silva; Dias, Helena BárbaraA presente dissertação de mestrado intitulada Tecnologias e leitura em ambiente escolar: ler hoje – que des@fios?, englobando duas temáticas muito debatidas e atuais – as tecnologias e o ensino e a aprendizagem da leitura literária – tem como objetivo central explorar as mais recentes inovações tecnológicas – Web 2.0, Web 2.0 Móvel, ferramentas, serviços e aplicações – e o audiovisual (audiolivros e adaptações cinematográficas de obras literárias) ao serviço da promoção e divulgação da leitura literária em contexto educativo. Nesse sentido, é apresentada uma proposta de projeto de leitura online (e-leitura), disponível como protótipo em http://escolamoodle.ccems.pt/course/view.php?id=160, recorrendo essencialmente a: (i) um sistema Moodle, a porta de entrada para o projeto, facultado por grande parte das escolas do país; (ii) e-books gratuitos disponíveis na rede; (iii) bibliotecas digitais, nacionais ou não; (iv) aplicações de leitura de e-books para computadores ou dispositivos móveis; (v) audiobooks gratuitos online; e (vi) recursos audiovisuais (em DVD/Blu-ray e no YouTube), que divulguem a literatura nacional ou de expressão em Língua Portuguesa e promovam o contacto dos estudantes/leitores com os textos, os autores e a sua obra, para que se encontrem literariamente e desenvolvam um projeto de leitura pessoal sólido e duradouro.