Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Coelho, Paula Mendes"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Ficção e história em o ano da morte de Ricardo Reis de José Saramago : uma leitura comparatista para o ensino secundárioPublication . Silva, Odília Alves da; Coelho, Paula MendesO presente trabalho tem como objetivo primordial compreender o modo como o passado histórico – 1936, ano da consolidação da ditadura salazarista – se incorpora no romance, O ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago. Tal compreensão, fruto da investigação e análise da obra, constitui, dentro de uma perspetiva comparatista, o ponto de partida não só para estabelecer uma relação com Afirma Pereira, de António Tabucchi, mas também com Sostiene Pereira, filme do realizador Roberto Faenza, com vista ao apuramento das semelhanças e das potenciais diferenças patentes nestas manifestações artísticas, verdadeiras representações do real. Investigar e analisar a complexa tessitura intertextual da narrativa saramaguiana, é cruzar-se com os grandes vultos da literatura de renome internacional, tais como: Camões, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Cesário Verde entre outros. São estas grandes figuras que, em concomitância com os jornais, trazem o passado literário e histórico ao presente do leitor que, ora deambula pela mão do narrador, ouvindo os seus comentários e apartes temperados com ironia, caindo numa profunda reflexão, ora se delicia com os diálogos travados entre as personagens, sobretudo, Ricardo Reis e Fernando Pessoa, propiciadores de um ambiente fantástico no romance. Servindo de suporte a investigação e a análise da obra, bem como o “Programa e Metas Curriculares de Português” (janeiro de 2014), delineia-se um conjunto de estratégias centradas numa metodologia comparatista, a desenvolver junto dos alunos do Ensino Secundário, alargando-se, no âmbito do projeto da semana literária, à comunidade educativa, com o intuito de se promover a leitura literária, bem como sensibilizar para as múltiplas vantagens provenientes da mesma.
- Ler melhor através dos temas e mitos na literatura cabo-verdiana : uma análise comparativistaPublication . Silva, Pedro dos Santos; Coelho, Paula MendesEsta dissertação teve como ponto de partida a pergunta “Como se comportaram alguns temas e mitos ao longo da história da literatura de Cabo Verde? Que caminho percorreram?” Para tentar dar-lhe resposta recorremos à metodologia comparativista, com o objetivo de analisar as evoluções e possíveis mudanças ocorridas ao longo dos tempos, a partir do cruzamento transversal entre temas e mitos em épocas diferentes. Foi assim necessário abordar a literatura cabo-verdiana, na sua relação profunda com a história do país, considerando os seus três grandes momentos: um tempo “ indefinido” que vai até 1936, um segundo que vai de 1936 até 1975 e, por último, o que vai desde essa data até à atualidade. Ao longo dessa análise, e a partir de um corpus textual necessariamente circunscrito, fomos detetando as variantes, as diferentes atualizações ocorridas nesta literatura, geralmente provocadas por fatores de ordem geográfica, pela evolução histórico-social, por fatores ideológicos que se prenderam sobretudo com a falta de liberdade vivida até 1975. Esta abordagem comparativista, a análise intertextual que lhe é inerente, proporcionou, não uma simples comparação, mas o desvendar de relações múltiplas existentes entre as obras, o corpus literário escolhido, e os tempos que lhes deram origem, permitindo assim conhecer as partes e, consequentemente o todo através do “desocultamento do oculto”. Constatou-se uma migração dos temas e dos mitos entre as literaturas dos três momentos. Em certos casos, alguns elementos permaneceram, mas com novas representações, noutros assumem significados radicalmente diferentes dados os atuais contextos da sua recepção. Relativamente aos mitos, observou-se a sua crescente dessacralização, em sintonia com o progresso que o país foi conhecendo após a independência nacional. A leitura que fomos fazendo conduziu-nos deste modo a uma viagem ao passado do país. Esta leitura transversal, alicerçada na história, dando conta das transformações ocorridas ao longo dos tempos, mostrou-nos ainda de forma cabal a necessidade de se introduzirem mudanças no ensino da literatura nas escolas cabo-verdianas. Uma mudança que deverá passar por uma abordagem comparativista, que privilegia as relações entre textos de diferentes épocas, a sua perspetivação interdisciplinar com outras formas de expressão, capaz de transformar o aluno-mero-receptor num leitor ativo, implicado numa realidade que lhe diz respeito.
- Ler por prazer : contributos para a promoção da leitura literária em contexto escolarPublication . Barreto, Maria Clara Marques; Coelho, Paula MendesCientes de que o hábito de ler, contribuindo decisivamente para a formação global do individuo, para uma melhor qualidade de vida, e condição essencial para o exercício da cidadania, constitui um forte indicador do nível de desenvolvimento de uma sociedade, sentimos vontade pessoal e necessidade profissional de aprofundar conhecimentos relativamente à promoção da leitura literária e aos benefícios que dela decorrem. Também à Escola – não o esqueçamos – compete trabalhar no sentido de desenvolver as competências leitoras, motivar para a leitura literária e formar leitores competentes. Levar os alunos a desfrutar do texto literário enquanto objeto estético plurissignificativo, catalisador de sensibilidade, criatividade, imaginação e bom gosto deve, assim, constituir uma das prioridades da Escola. A competência leitora – como muito bem sabemos – está intrinsecamente ligada ao conhecimento escolar e ao sucesso educativo, contribuindo para uma maior igualdade de oportunidades das nossas crianças e jovens. Há, no entanto, para além destas premissas, outra merecedora de consideração: a leitura literária enquanto atividade enriquecedora e gratificante, simultaneamente fonte de conhecimento, prazer e evasão. Assim, este estudo, desenvolvido junto de alunos da Escola Secundária Professor Doutor Flávio Pinto Resende, única escola secundária do concelho de Cinfães, visa dois objetivos essenciais: conhecer, por um lado, os hábitos de leitura literária da população discente matriculada no Ensino Secundário Regular e, por outro, delinear, em função do perfil traçado, um conjunto de atividades de promoção da leitura literária para, numa fase posterior, desenvolver junto dessa mesma população. Saliente-se o facto de o corpus textual proposto incidir essencialmente sobre a literatura portuguesa, pois acreditamos que temos excelentes autores, cuja obra urge dar a conhecer aos nossos jovens. Para tal, propomos que algumas das atividades a desenvolver se baseiem em conceitos-chave da literatura comparada que, como é sabido, oferece um campo de trabalho tão vasto quanto aliciante.
- Literatura e emigração : olhares cruzados (Nita Clímaco, Assis Esperança, Olga Gonçalves e Amândio Sousa Dantas) : estudo comparatista para utilização desta temática no ensino secundárioPublication . Pita, Maria Leonor Nunes Raposo do Cabo; Coelho, Paula MendesO principal objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da temática da emigração nas obras de quatro autores que se mantêm afastados dos programas curriculares: António Assis Esperança, com Fronteiras, Nita Clímaco, com A salto, Olga Gonçalves, com Este verão o emigrante là-bas e Amândio Sousa Dantas com Poesia da emigração. Numa primeira parte são definidas as noções de Literatura, História, Ficção e Contexto histórico e explicitadas as relações existentes entre conceitos. A segunda parte aborda a Imagologia enquanto teoria satélite da disciplina de Literatura Comparada. Neste âmbito, apresenta brevemente as várias tendências comparatistas e detém-se nas noções de ficcionalidade, teoria da receção e intertextualidade. Define e estabelece distinções entre Tema e Motivo, e por fim propõe uma abordagem comparativa dos temas: “Representações do Feminino” e “Imagem do Estrangeiro”. Na terceira parte, recorrendo à metodologia comparatista foi realizada uma análise transversal dos motivos: “Retrato de um país – Portugal nas décadas de 1960 - 1980”, “A Emigração”, “ A Viagem – o Salto”, “O choque cultural e linguístico” e “ A Saudade”. Todas as abordagens dos temas e dos motivos iniciam com uma apresentação teórica, resultado das leituras feitas ao longo da investigação. Por fim, o último capítulo expõe algumas propostas para o tratamento das obras e da temática nas aulas de Português no ensino secundário, para um trabalho interdisciplinar com História e um Projeto de Turma envolvendo as restantes disciplinas.
- A poesia e alguns dos seus caminhos : uma perspetiva comparatista para a formação de leitores na aula de português língua maternaPublication . Mestre, Maria da Saudade Conceição; Coelho, Paula MendesA poesia faz parte integrante da vida dos povos, desde épocas remotas, tanto na transmissão de conhecimento, como em forma de entretenimento. Com este trabalho pretende-se, em primeiro lugar, refletir sobre o papel e a importância da poesia na aula de Português, defendendo-se as potencialidades que oferece na promoção da leitura e na formação de leitores. Seguidamente, analisa-se a presença do texto poético nos documentos orientadores da realidade educativa portuguesa e a forma como se desenvolve a competência da leitura e a competência literária. Na terceira parte, procura-se mostrar a cumplicidade que se pode estabelecer entre a poesia e outras artes, a pintura e a música e particularmente o Fado, através de vozes inovadoras de intérpretes deste género musical, incentivando a vontade de ouvir, ler e dizer, por prazer. No quarto momento, parte-se para a descoberta de pontos de contacto entre poemas do corpus previsto nas Metas Curriculares do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e outros textos, literários ou não. Tendo como fio condutor um eixo temático específico e à luz da perspetiva comparatista, tenta-se estabelecer um diálogo entre autores e vários registos de um mesmo tempo e de tempos passados, propondo a uma conciliação interartes, a caminho da criatividade e da imaginação. Espera-se, assim, que a escola, através do poder transformador, intemporal e transversal da poesia, possa criar condições e ajudar a alargar os horizontes do conhecimento e da cidadania, fomentando o gosto pela língua e pelo património cultural, veículos de uma identidade própria. Por fim, apontam-se outros potenciais temas indutores de poesia a explorar, a partir dos textos presentes no Caderno da Apoio de Poesia, objeto de estudo deste trabalho, esperando sempre que a ligação entre a poesia a outras áreas do saber, possa suscitar a vontade de sentir e ler profundamente, uma palavra, um som, uma imagem até se chegar à obra integral.
- A poesia no ensino do português do 2º ciclo : estratégias comparatistas na promoção da leitura literária-formar leitores para a vidaPublication . Silva, Graça de Jesus Melo; Coelho, Paula MendesNeste trabalho de Investigação-Ação, revelamos a relação intertextual da poesia com obras literárias e artísticas, nomeadamente: a pintura, a poesia visual e a música, tendo por base os preceitos da Literatura Comparada, mormente a intertextualidade e as relações intersemióticas que se operam no campo literário. No entanto, para melhor perspetivarmos a crucial relevância de formarmos leitores autónomos e para toda a vida, retrataremos o cenário social e educativo da leitura literária, nos dias de hoje. Não esqueceremos, contudo, a importância do papel do professor na promoção da leitura. Seguindo o contexto social, relataremos os fatores que contribuem para a redução da importância da leitura literária e veremos as consequências dessa irresponsabilidade, expressas no crescente fenómeno de indiferentismo social e na insensibilidade face à dor do outro. De acordo com esses parâmetros, observaremos a supremacia da leitura literária na educação plena do leitor ativo, reflexivo, crítico e criativo. Por conseguinte, na escola, é imprescindível que as estratégias de promoção da leitura literária estejam associadas às práticas comparatistas, de modo a promover o gosto pelo conhecimento, combater o atrofiamento da memória e, principalmente, para desenvolver valores essenciais à vida em sociedade.