LE@D | Mestrados
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D | Mestrados by advisor "Afonso, Ana Paula"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital em rede: o projeto eAgeing+Publication . Charana, Carla; Afonso, Ana Paula; Morgado, LinaO presente trabalho de investigação em educação objetivou contribuir para a promoção do envelhecimento ativo e inclusivo e a capacitação digital e, a subsequente, melhoria da qualidade e modo de vida do adulto idoso, minimizando a situação de vulnerabilidade desta população na atual sociedade digital em rede num modelo hands-on; participar no aprofundamento do saber científico sobre o fenómeno social em análise; identificar elementos que potencialmente coadjuvassem para o campo de conhecimento em estudo – pedagogia do eLearning, e ainda, reconhecer a educação a distância como agente de compromisso social e educacional orientado para todos e cada um. Assim, e a partir da revisão sistemática da literatura e do diagnóstico, identificou-se e delimitou-se o problema de estudo à baixa participação do idoso nos programas de envelhecimento ativo associado às dinâmicas locais de inclusão social. Para responder à questão da investigação foi selecionada a designada Design-Based Research enquanto abordagem metodológica e desenvolvido um curso de alfabetização digital através de formação básica em competências digitais para adultos idosos em ensino a distância. O ciclo de vida do artefacto eAgeing+ permitiu analisar, apresentar e discutir os resultados, cujos dados divulgaram a relevância da implementação de planos de capacitação digital especialmente dirigidos aos cidadãos mais velhos, bem como estabeleceram correspondência às considerações de outras pesquisas e, com a iteração dos microciclos foi-nos possível determinar os impactos diretos da intervenção como positivos, porque se evidenciaram a apropriação das aprendizagens propostas, ou seja, os participantes progrediram no grau de conhecimentos e no nível de competências digitais básicas.
- Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativaPublication . Naime, Eduardo Harb; Afonso, Ana Paula; Vieira, MárciaA mudança ocorrida, a partir da utilização das tecnologias de informática e comunicação, alteraram de forma significativa o modelo até então existente no processo de ensino-aprendizagem e da gestão do conhecimento a partir da maior utilização do EaD como novo modelo de aprendizagem, pela mudança no formato pelo qual o estudo passou a ser feito – de livros, apostilas e cadernos para sites, blogs e pesquisa em link’s e hiperlink’s da internet. O objetivo principal desta pesquisa é conhecer o Modelo de Desenvolvimento do Material Didático em EaD adotas nas Universidades Corporativas nas empresas estatais no Brasil com base no modelo pedagógico proposto por Behar (2009) e de desenvolvimento de design instrucional desenvolvido por Filatro (2008), face ao desafio de manter as equipes motivadas e atualizadas em relação aos novos produtos, serviços e conhecimentos necessários para a sustentabilidade empresaria. A pesquisa proposta tem como base a abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, com disponibilização de pesquisa por questionário online para os coordenadores/gestores das universidades corporativas definidas para preenchimento. Buscamos conhecer a evolução ocorrida no processo de educação corporativa, da universidade corporativa e do material didático em EaD, desafios e oportunidades. A pesquisa procura, além colaborar no desenvolvimento da Educação Corporativa e da Universidade Corporativa e do desenvolvimento do material didático sob em EaD, permitir que haja uma maior reflexão quanto a importância deste material como facilitador do processo de aprendizagem. A principal cooperação deste trabalho está na ampliação do debate que deve ocorrer quando da tomada de decisão quanto ao material a ser disponibilizado considerando as questões que envolvem a qualidade dos cursos, objetivos a serem alcançados, estímulo a continuidade da busca do conhecimento e crescimento pessoal e profissional.
- Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-MoçambiquePublication . Alizeu, Augusta Filimone Guilima; Afonso, Ana Paula; Morgado, LinaA presente pesquisa tem como finalidade analisar o processo de feedback docente durante as atividades online dos professores e estudantes no Centro de Educação Aberta e à Distância da Universidade Pedagógica de Maputo – Moçambique, no curso de Licenciatura em Ensino de História, primeiro ano, realizadas durante o segundo semestre de 2019. A métodologia usada foi o estudo de caso, com uma abordagem quantitativa que incluíu o learning analytics com evidências extraídas na plataforma Moodle e correspondente tratamento estatísco dos dados, bem como, com recurso à técnica de observação não participante em sete disciplinas. A amostra dos inquiridos foi de 166 estudantes. Dos resultados obtidos nesta pesquisa, concluiu-se que, quando se realiza o feeddack de uma forma eficaz, como se observou no caso da disciplina de História de Moçambique até ao século XV é possível alcançar resultados positivos e um bom desempenho da parte dos estudantes. Observou-se também um aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dado aos estudantes no caso de quatro disciplinas: História de África até ao século XV, Práticas Pedagógicas Gerais, Didáctica Geral e Psicologia Geral. Este resultado poderá ser explicado por outras razões que não foram objeto de estudo nesta pesquisa, sendo necessárias futuras investigações para aferir com maior profundidade sobre este aproveitamento positivo que não foi explicado pelo feedback dos estudantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem ter impacto no curso e na mediação pedagógica desenvolvida e por isso, serão disponibilizados ao Centro de Educação Aberta e à Distância com objectivo de se estabelecerem ações de melhoria na qualidade dos serviços prestados.
- Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distânciaPublication . Salite, Maria Teresa José; Afonso, Ana Paula; Morgado, LinaTendo em conta que o mundo está cada vez mais dominado pela tecnologia, a aprendizagem no contexto online está acompanhando paulatinamente o desenvolvimento como fator primordial para a Educação a Distância. As tecnologias propiciam novas formas de construir o conhecimento através de novos ambientes virtuais de aprendizagem quebrando os paradigmas tradicionais com a separação física entre o tutor e o estudante. No Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique, a aprendizagem é caracterizada sob dois modelos de ensino, o semipresencial e o online com ênfase as plataformas digitais. O objetivo do estudo é analisar os modelos e práticas do uso da Plataforma de eLearning no Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique. Parte da seguinte questão de investigação: Quais os modelos e práticas do uso da Plataforma de eLearning no processo de ensino e aprendizagem no Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique? Trata-se de um estudo de caso que se caracteriza como uma pesquisa de abordagem mista devido à variedade de procedimentos e instrumentos de recolha de dados usados, nomeadamente, o questionário, a entrevista (semi-estruturadas), a análise documental e a observação. A amostra foi constituída por 12 estudantes do 3º e 4º ano do curso de Licenciatura em Ensino de História, 7 tutores, 3 monitores da plataforma e o Diretor Pedagógico dos cursos online. Recorreu-se também a análise de manuais de procedimento online com base na aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam a necessidade de ampliar conhecimento e desenvolver competências sobre: a) Educação a Distância no que se refere aos aspetos das metodologias, estratégias e ferramentas pedagógicas e b) mediação pedagógica em Educação a Distância. Em relação aos estudantes, a ausência de instrumentos de avaliação como os testes e os trabalhos e a exploração dos fóruns culmina com a falta de incentivo à participação dos estudantes na plataforma de eLearning. Quanto aos docentes, a ausência de interação com os estudantes e a falta de formações contínuas na área das competências para a docência online são apontadas como aspetos que influenciam negativamente o uso da plataforma. Assim sendo, para dar sustentação aos ingressos na Educação a Distância é essencial uma formação inicial dos estudantes e dos docentes e, em sequência, o desenvolvimento de um programa de formação contínua e que deve alicerçar-se sobre a matriz de competências e habilidades organizadas segundo os domínios institucional, tecnológico, pedagógico e de gestão e, sobre níveis de proficiência de acordo com os papéis e funções do profissional.