Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by advisor "Ferreira, Manuela Malheiro"
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- Avaliação dos efeitos da aplicação de diferentes práticas instrumentais nas aulas de educação musical alunos do 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teves, Carla Manuela de Oliveira; Ferreira, Manuela MalheiroEste estudo pretendeu investigar as diferenças existentes entre os efeitos da utilização de duas práticas instrumentais na aprendizagem musical de alunos em meio escolar. As práticas instrumentais são aqui denominadas convencional , a que é baseada na utilização de instrumentos Orff, e alternativa , a que tem por base a utilização de objetos como fonte sonora. Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo que consistiu na aplicação de duas práticas instrumentais diferenciadas a um grupo/turma de alunos. Efetuámos uma pesquisa do tipo investigação-ação numa turma de 28 alunos do 5º Ano de escolaridade, do 2º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão em Albufeira, nas aulas curriculares de educação musical, durante um período experimental de cerca de seis meses, entre Setembro de 2011 e Março de 2012. Verificou-se mediante a utilização das técnicas de observação direta e de inquérito por questionário que a utilização da prática instrumental alternativa realizada com os denominados objetos sonoros, nas condições em que foi realizada, revelou vantagens em relação à prática dita convencional . Ao nível de alguns parâmetros do ensino na disciplina de educação musical,avaliados, podemos concluir que, pela participação num programa comparativo de duas práticas instrumentais, se verificaram as seguintes diferenças aquando da prática instrumental alternativa realizada com objetos sonoros: Uma melhoria da média da avaliação sumativa dos alunos; Uma melhor média dos alunos no domínio das atitudes e valores ; Uma melhoria da média da aprendizagem dos alunos nos parâmetros da Interpretação / Comunicação , da Criação / Experimentação , Perceção Sonora e Musical ; Um ligeiro abaixamento médio da aprendizagem dos alunos, no parâmetro de Culturas Musicais nos Contextos. Como conclusão, pode inferir-se que a prática instrumental alternativa , a primeira a ser introduzida, tenha, na verdade, causado um efeito mais positivo no conjunto das competências musicais e nos resultados escolares, mas que isto não está diretamente relacionado com o índice de agradabilidade que os alunos experimentaram que foi superior, aquando da prática instrumental convencional, atestado pelas opiniões expressas nos inquéritos aplicados a meio e no final da administração do programa aos alunos.
- Contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadaniaPublication . Frade, Paula Maria Ferreira dos Santos; Ferreira, Manuela Malheiro; Martins, AmílcarEste trabalho de investigação assenta no desenvolvimento de unidades de trabalho na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim cujo projeto educativo tem como tema “Unidos na construção de uma escola para todos”. Tem como objetivo principal promover e perceber “Quais os contributos da Educação Visual e Tecnológica numa educação para a cidadania dos alunos”. As principais linhas de força que rasgaram os caminhos desta pesquisa vinculam-se a quatro conceitos que se destacam no seu quadro teórico-conceptual: a escola inclusiva e a educação para a cidadania como prioridades na educação; a disciplina de Educação Visual e Tecnológica como espaço curricular privilegiado no contributo para essa mesma escola inclusiva; a Educação Visual e Tecnológica como impulso globalizador do desenvolvimento do aluno e da sua cidadania. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da disciplina de EVT numa estrutura metodológica baseada na Mandala de Amílcar Martins (2009), “A Magia da Expressão Plástica” e numa metodologia de análise qualitativa tendo como estrutura organizativa o modelo de Relação Pedagógica (RP) de Renald Legendre (1993, 2005). Esta investigação é um Estudo de Caso realizado na Escola Básica do segundo e terceiro ciclos de Fazendas de Almeirim. Quanto ao propósito este estudo é uma investigação-acção. Recorreu-se à observação direta participante em sala de aula através da exploração e desenvolvimento de diversas unidades de trabalho com três turmas do quinto e uma turma do sexto ano. Para a recolha de dados recorremos também à análise documental. Esta investigação foi também construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo, trabalhos dos alunos, imagens videográficas e fotográficas e inquéritos aplicados com o intuito exploratório. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e participação atingidas, bem como do impacto transformador desta investigação-acção enquanto via promotora e facilitadora da inclusão e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os alunos intervenientes.
- A expressão plástica como atividade de enriquecimento curricular nas escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira : (impactos de 11 anos de existência)Publication . Silva, Filipa Moreira; Ferreira, Manuela MalheiroO Gabinete Coordenador de Educação Artística, iniciado em 1980 a partir de um projeto de implementação da expressão musical e dramática no 1.º ciclo do ensino básico, é uma direção de serviços da Secretaria Regional de Educação e Cultura, Região Autónoma da Madeira, com trinta anos de trabalho no processo de implementação das artes no ensino geral. Em 1999, com o intuito de oferecer formação, orientar e coordenar os professores responsáveis pela expressão plástica, atividade de enriquecimento curricular desenvolvida nas Escolas a Tempo Inteiro da Região Autónoma da Madeira, foi implementada a Coordenação Regional de Expressão Plástica (CREP), responsável sobretudo pela formação dos professores generalistas que, por falta de professores especialistas, desenvolviam a área nas escolas. Num percurso de onze anos de evolução, com as suas mudanças, as suas estratégias e as suas iniciativas, a CREP trabalhou, sobretudo, no sentido de promover a valorização da área nas escolas e colocá-la no mesmo patamar de outras com mais relevância e antiguidade. Sentiu-se, hoje, a necessidade de olhar para trás, de refletir sobre o trabalho desenvolvido e obter uma visão personalizada e aberta desta coordenação, onde pudesse conhecer-se a perspetiva dos seus vários intervenientes, os principais visados da sua história. Pretendeu-se, sobretudo, questionar, avaliar e compreender que impactos esta atividade trouxe para os seus partícipes mais imediatos: os seus elementos internos, os professores que defendem a área no terreno, a comunidade educativa e os alunos, aqueles para quem todos os outros dirigem o seu trabalho árduo para que possam, daqui a alguns anos, ser cidadãos completos e, esperamos, abertos à arte. Metodologicamente, esta investigação incidiu o seu o estudo numa análise em profundidade de um objeto específico: a CREP, inserida no seu contexto institucional. Dentro desta perspectiva, o plano geral metodológico desta investigação incidiu num estudo de caso, pois coube à investigação descrever o objeto e compreendê-lo, recolhendo dados que o explicassem dentro do contexto onde este se insere e relacionando-os com outros já existentes. Pelas suas características, o seu propósito baseou-se numa metodologia avaliativa fundamentada no paradigma construtivista por se tratar de um sistema de interação social que possibilitou o confronto e a relação entre os testemunhos dos seus vários protagonistas, baseados na experiência obtida, desde os mais altos cargos até ao aluno que usufrui das atividades de expressão plástica. Esta dinâmica relacional entre os diversos intervenientes trouxe ao estudo diferentes visões, diferentes sugestões e os seus resultados foram possuidores de mais-valias para a melhoria das suas práticas e perspectiva mudanças na valorização da atividade. No final do estudo, onde foi feita uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo deste onze anos pela CREP, ficou reconhecida a importância da expressão plástica, como área curricular e de enriquecimento curricular, para o desenvolvimento das competências básicas da criança durante o 1.º ciclo do ensino básico e foram identificados os impactos desta área e da sua coordenação nos vários intervenientes da mesma (diretos e indiretos) e na comunidade em geral.
- Temporada artística do Gabinete Coordenador de Educação Artística : impactos de uma educação para a culturaPublication . Borges, João Pedro Gonçalves; Ferreira, Manuela MalheiroO Gabinete Coordenador de Educação Artística desenvolve e promove, entre outras, diversas práticas artísticas com jovens, nas áreas de Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas. Fruto deste trabalho diversas formações artísticas, constituídas por alunos e professores, realizam frequentemente espetáculos um pouco por toda a região, sob forma de uma agenda cultural denominada Temporada Artística do GCEA cumprindo, em média, cerca de duzentos e cinquenta espetáculos anuais. Apostando fortemente numa oferta cultural descentralizada e direcionada a toda a população, este projeto extrapola o âmbito escolástico de uma educação para as artes, através da prática artística dos jovens que a integram incidindo, igualmente, o objeto pedagógico na formação do público. Esta prática redunda de dados indicadores com valores baixos, no que diz respeito a hábitos e práticas culturais na região, de onde emerge uma forte preocupação numa oferta artística de qualidade. Tomando como base este projeto educativo/cultural sustentado por objetivos bastante concretos, o objeto de investigação incidiu sobre os impactos da Temporada Artística do GCEA ao nível do paradigma cultural, justificando o termo paradigma enquanto focalização do estudo em alguns fatores/indicadores relevantes de mudança do padrão cultural da população, fruto da criação da marca distintiva anteriormente referenciada. De que forma este projeto está implícito na natureza das políticas educativo-culturais seguidas pelos diversos municípios da RAM que a ela se associam, qual o contributo dado para o desenvolvimento dos hábitos culturais e seu efeito num contexto de regeneração são as questões de investigação. Os resultados do estudo, obtidos através de uma abordagem metodológica mista, indicam que existe um enorme reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela qualidade do mesmo, sob o ponto de vista dos diversos atores deste processo. Concluiu-se igualmente que este é um projeto que tem contribuído para a formação e enriquecimento cultural da comunidade madeirense bem como para o desenvolvimento do turismo cultural da região.