Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
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Browsing Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA by advisor "Carvalho, Luísa"
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- Empreendedorismo social: estudo de casos múltiplos no Barlavento Algarvio - PortugalPublication . Pereira, Isabel Maria Moita; Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs elevados índices de desemprego são um grave problema no contexto social e económico do Barlavento Algarvio. Neste âmbito, o empreendedorismo, em especial a criação do próprio emprego, ganha maior relevo, assumindo-se como solução privilegiada. Para facilitar este processo torna-se evidente a necessidade de se criar equipamentos de apoio a empreendedores que pretendam criar emprego, auxiliando na fase mais problemática dos primeiros anos de vida da empresa. As incubadoras sociais visam apoiar a criação de emprego disponibilizando um portefólio de serviços adaptado às necessidades dos empreendedores e ao desenvolvimento sustentável dos projetos. Este estudo centra-se em duas destas estruturas sociais de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego que, apesar de terem motivação e objetivos comuns, apresentam diferentes formas de atuação e gestão: A Startup Portimão e o Cowork Lagos, ambas situadas no Barlavento Algarvio. Através deste estudo pretende-se identificar as semelhanças e as diferenças entre as duas incubadoras sociais e perceber o seu papel no aumento da sobrevivência das empresas incubadas.
- Empreendedorismo, empregabilidade e capital social : um estudo qualitativo aplicado à ilha de Santa Maria, AçoresPublication . Almada, Cristina; Carvalho, LuísaÉ inegável a importância que o empreendedorismo tem tido nas sociedades atuais, não só em termos de criação de emprego, como também ao nível da valorização do capital social e do desenvolvimento regional. O modo como os empreendedores enfrentam a crise, vendo no desemprego uma oportunidade e não um indicador de fracasso, assim como o valor que tem o capital social para o desenvolvimento económico local confirmam, que há que valorizar os recursos existentes através da criação do próprio emprego, aplicando e usufruindo das políticas e incentivos públicos disponíveis. Os empreendedores têm, assim, uma função e um impacto na sociedade, não só pelo contributo que dão para a criação de emprego e para o crescimento, mas porque também são as iniciativas empreendedoras que estimulam o desenvolvimento do ponto de vista do potencial pessoal. O empreendedorismo tem uma relação direta com a economia de mercado, pois permite que a sociedade disponha de riquezas e variedades de escolha nas mais diversas áreas para os consumidores em geral e é com base nas expetativas sociais que os empreendedores têm a sua tomada de decisão, por assim dizer, face às necessidades identificadas. A presente dissertação tem como principal objetivo a realização de um estudo que identifique e investigue as medidas e políticas de apoio à criação do próprio emprego nos Açores, particularmente na ilha de Santa Maria (SMA), e, concomitantemente compreender se as mesmas promovem a empregabilidade, através da sua implicação com o capital social local. Para a concretização dos objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo exploratório que incorporou a recolha e análise de dados qualitativos, envolvendo a realização de entrevistas e respetiva análise de conteúdo. Os resultados do estudo sugerem existir uma relação positiva entre os programas de incentivo ao empreendedorismo e a criação do próprio emprego, apontam para a influência do valor do capital social no empreendedorismo, remetem para a interferência dos padrões culturais no empreendedorismo local mariense, bem como para o facto dos empreendedores valorizarem os recursos locais existentes e a sua identificação e exploração associado ao desenvolvimento económico local. Porém, também se identificam obstáculos a este processo na região estudada, nomeadamente o desaproveitamento de alguns programas governamentais e sistemas de incentivo criados, sugerindo-se propostas que visem a melhoria e minimizem os fatores negativos identificados.
- Enoturismo, empreendedorismo e desenvolvimento regional : um estudo aplicado à região do OestePublication . Silva, Ana Paula Pinheiro da; Carvalho, LuísaAs transformações económicas e sociais a que temos assistido nas últimas décadas, se por um lado impõem às sociedades processos de adaptação disruptivos por outro lado criam novas oportunidades. O fenómeno do empreendedorismo ligado à inovação e à exploração de novas oportunidades tem sido estudado em muitos países e é transversal a diversas atividades. O turismo, uma atividade em crescimento em todo o mundo, e desde há muito com um registo de crescimento positivo em Portugal, é, neste caso sensível aos mercados nacionais e internacionais e impõe-se na adoção de respostas criativas e inovadoras. O enoturismo, uma das vertentes do turismo assumido como estratégico no território nacional fruto da sua tradição como produtor de vinho, tem ganho grande destaque nos últimos anos, tem como objetivo a promoção do desenvolvimento regional numa perspetiva económica, social, cultural e ambiental Pretende-se com este estudo compreender o fenómeno da inovação associado à oferta turística no segmento do enoturismo, e compreender qual o papel do empreendedorismo neste setor, bem como a sua relação como desenvolvimento económico regional, particularmente na região Oeste de Portugal
- Estudo da satisfação dos clientes no setor bancário : um caso aplicado Standard Bank no LubangoPublication . Guerreiro, Leonela Alexandra Garção; Carvalho, Luísa; Jacquinet, MarcEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar o impacto das variáveis Atendimento e Imagem do Banco na satisfação dos clientes do Standard Bank na agência Shoprite, Lubango, Angola. Nesse sentido, foi realizada a análise da satisfação dos clientes em relação ao Standard Bank, através da escala SERVQUAL considerando-se um conjunto de variáveis que, segundo a literatura, impactam na satisfação dos clientes de serviços bancários. Foram consideradas para a investigação as variáveis: Atendimento, Agência, Serviços e produtos, Funcionários, Satisfação e Lealdade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi quantitativa. E procedeu-se à aplicação de inquéritos, por via de questionário, obtendo-se uma amostra de 130 clientes. A amostra foi analisada com recurso ao SPSS, versão 20, tendo por base a análise da satisfação do cliente quanto à qualidade dos serviços bancários dirigidos aos clientes particulares do Banco Standard Bank, agência Shoprite Lubango. Os resultados obtidos sugerem que os produtos e serviços oferecidos pelo Standard Bank Angola é o que mais influencia a satisfação dos clientes particulares, porém o atendimento e os funcionários também influenciam positivamente a satisfação dos clientes. Verificou-se também que a variável agência não tem poder explicativo para satisfação, o que pode sugerir que os clientes não se importam com a aparência interna e externa da agência.
- O impacto do empreendedorismo na diversificação da economia angolana : estudo de caso do programa Angola InvestePublication . Alves, Paulo Lélis de Freitas; Carvalho, Luísa; Jacquinet, MarcA forte redução do preço do petróleo no mercado internacional a partir de 2014 e a dependência da economia Angolana na exportação desta commodity expôs-nos a uma forte recessão económica nos últimos anos. Este contexto gerou um cenário desafiante para que autoridades e agentes económicos marquem um percurso distinto do habitual, diversificando a economia. Apesar das recentes melhorias no preço desta commodity, o empreendedorismo assume-se como solução ideal para o desenvolvimento sustentável da economia Angolana, para o aumento da oferta de bens e serviços ao mercado interno e quiçá externo, para o aumento do emprego e da receita fiscal não petrolífera e até para a formação de defesas para futuras oscilações. É comummente aceite que o empreendedorismo provém de iniciativas maioritariamente privadas para implementar novos negócios, para a inserção de mudanças em processos já existentes ou ainda para a inovação organizacional numa empresa. O estado deve criar incentivos, promover condições estruturais e um bom ambiente de negócios para que este fenómeno possa desenvolver. O empresariado Angolano era até recentemente, tipicamente comercial, a produção nacional não era atrativa nem expressiva no PIB Angolano, expondo a economia nacional a alterações significativas por alterações de preços da principal commodity exportada, nos mercados internacionais. O objetivo geral da presente dissertação é a análise da atividade empreendedora global, em África e em Angola em particular, sua tendência, influência e o papel do estado na criação de um ambiente de negócios favorável. Para alcançar estes objetivos, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: (i) estudo do empreendedorismo, histórico, visão global atual sobre o tema, sua perspetiva atual em África e em Angola; (ii) verificação da correlação entre empreendedorismo, ambiente de negócios e diversificação económica; (iii) avaliação global da implementação do Programa Angola Investe. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvido um modelo conceitual que examina as variáveis que explicam o aparecimento do empreendedorismo e sua dinâmica atual, assim como, na apresentação de um estudo empírico desenvolvido com recurso à recolha de dados por inquérito.
- A inovação como vantagem competitiva no setor de exploração e transformação de rochas ornamentais na província da Huíla - AngolaPublication . Lavrado, Sandra Marisa Nunes; Carvalho, Luísa; Jacquinet, MarcAs organizações estão inseridas num contexto que apela à competitividade, em que o capital humano e a inovação são cada vez mais entendidos como fatores diferenciadores para as empresas. Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas, e por conseguinte do país. A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa diferenciando-a, mesmo que momentaneamente, no âmbito do seu ambiente competitivo. Esta dissertação tem como objetivo estudar a inovação como vantagem competitiva no setor de exploração e transformação de rochas ornamentais na província da Huíla- Angola, para dar resposta a esta investigação, formulou-se o objetivo fundamental: - compreender como a inovação influencia na obtenção de vantagens competitivas nas empresas do setor de exploração e transformação de rochas ornamentais. Do qual, advêm os objetivos específicos, nomeadamente: compreender o estabelecimento dos antecedentes históricos da inovação; relacionar a inovação com vantagens competitivas; identificar os benefícios da inovação para as empresas e analisar as vantagens competitivas que a inovação pode gerar nas empresas do setor. Para esse efeito, utilizou-se a metodologia qualitativa de estudo de caso, sendo uma pesquisa descritiva exploratória, pois apresenta a realidade investigada de forma detalhada de duas empresas deste setor na Huíla: a empresa, Granisul e a empresa Emanha. Nesta perspetiva, foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre inovação, vantagens competitivas e considerando a aplicação destas abordagens ao setor em estudo. Os resultados sugerem que, a empresa Emanha é mais inovadora e, em compensação, a empresa Granisul tem maior vantagem competitiva, devido ao maior número de clientes no mercado e tem o foco no mesmo. Com isso podemos depreender que as empresas estudadas (a Granisul e a Emanha) são competitivas no mercado e inovadoras. Porém, efetuam principalmente a inovação incremental e inovação tecnológica. Sugere-se que estas empresas devem criar estratégias adequadas que lhes permitam minimizar os seus custos relativamente ao processo de produção em menor tempo de produção, de modo a obterem maior vantagem relativamente às empresas concorrentes no mercado.
- Percepções empreendedoras dos jovens e ecossistema empreendedor : um estudo aplicado à cidade do HuamboPublication . Nondolo, Daniel Luvumba Marinho; Carvalho, Luísa; Ribeiro, Tiago CarrilhoEmprendedorismo é hoje um tema discutido em todo mundo devido à sua relevância na promoção do desenvolvimento económico e de riqueza para as nações. Neste âmbito o tema da educação para o empreendedorismo torna-se crucial. O objectivo desta dissertação é estudar as percepções dos jovens quanto ao empreendedorismo na cidade do Huambo. O estudo é do tipo descritivo, tem em parte uma abordagem quantitativa através da aplicação de um questionário aos estudantes e ao tratamento dos dados recolhidos. Aplica uma metodologia qualitativa suportada na recolha de dados através de entrevista. Foi realizado em três instituições de ensino do Huambo, tais como: Instituto Médio de Administração e Gestão, Escola do II Ciclo do Ensino Secundário Xavier Samacau e Faculdade de Economia. Para enriquecer a abordagem foram aplicadas entrevistas às três instituições de formação profissional em empreendedorismo da cidade do Huambo, nomeadamente: Centros Locais de Empreendedorismo e Serviços de Emprego, Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas e Balcão Único do Empreendedor de modo a perceber as políticas públicas para o apoio às pequenas iniciativas de negócios face ao programa de incentivo ao empreendedorismo em vigor em Angola. A amostra é não probabilística formada por 394 estudantes das três instituições de ensino, seleccionadas por conveniência. Os resultados da presente investigação apontam que a maior parte dos estudantes inqueridos são de idade compreendida entre 18 a 20 anos e do género masculino. Verificou-se que criar um plano de negócio não basta, sendo importante desenvolver a ideia concretizá-la e sustentá-la. Notando-se que muitos estudantes referem dificuldades na criação de ideias de negócio e manter em funcionamento uma empresa. Os directores das escolas, apesar de enfatizarem, que a educação para o Empreendedorismo contribui para o desenvolvimento da qualidade de atitudes pessoais, capacidade de gestão e tomada de decisões, defendem a necessidade de adequar a educação para o empreendedorismo à organização curricular e às políticas públicas relativas ao empreendedorismo como parte fundamental do desenvolvimento sócio económico sustentável num mundo em constantes mudanças. O estudo sugere ainda que as instituições de formação afins devam ser providas de estruturas auxiliares de apoio à formação dos empreendedores tais como laboratórios de ideias e incubadoras de empresas.
- Perfil das mulheres empreendedoras : um estudo aplicado a gestoras de pequenas e médias empresas do Concelho de ViseuPublication . Fernandes, Ana Sofia Antunes Rodrigues; Carvalho, LuísaO empreendedorismo feminino segue uma tendência de crescimento, sendo entendido como uma aposta para a criação de emprego. Este fenómeno revela que a pluralidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios ultrapassados através de um conjunto de caraterísticas pessoais reveladas pelas empreendedoras. Face ao número crescente de empresas criadas e/ou geridas por mulheres e ao seu papel no crescimento económico e criação de emprego, têm vindo a aumentar os estudos aplicados a este tópico de investigação. Este trabalho de investigação tem como objetivo compreender qual é o perfil empreendedor e as caraterísticas de gestão das mulheres empreendedoras do Concelho de Viseu. Trata-se de um tema atual e ainda são conhecidos poucos trabalhos empíricos, que abordem esta temática em Portugal, sendo ainda mais raros os aplicados a esta área geográfica. Pretende-se explicitar o conceito de empreendedor, abordar este quanto ao género feminino, bem como referenciar as caraterísticas, as motivações, as dificuldades e o capital social, sempre, primeiramente numa abordagem geral e posteriormente numa abordagem mais nacional e local. Optou-se por uma metodologia qualitativa, de estudo multicasos, sendo o instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada. Posteriormente, procedeu-se à análise do conteúdo das entrevistas realizadas, reunindo-se os dados das diversas fontes e procedendo-se à triangulação de dados e revendo-os à luz da revisão de literatura. A amostra deste estudo envolveu doze intervenientes – mulheres portuguesas empreendedoras, proprietárias de empresas com a sede localizada no Concelho de Viseu e que atuam em ramos de negócio mais tipicamente masculinos. Relativamente aos resultados obtidos, constatou-se que a maioria das entrevistadas empreendeu por vontade própria, salientando que a família e os amigos influenciaram na criação do próprio negócio. Verificou-se, ainda, que as caraterísticas mencionadas pelas entrevistadas vão ao encontro da bibliografia analisada e a maioria das entrevistadas consegue conciliar a vida familiar com a profissional. O estudo sugere ainda que nenhuma empreendedora sente qualquer discriminação ou desigualdade de género sendo mulher empreendedora em Viseu/Portugal e revelam ter ambição para continuar o negócio no futuro.
- O turismo nos Açores e a liberalização do espaço aéreo : análise das perceções das partes interessadas na ilha de São MiguelPublication . Zsembera, Janine; Carvalho, LuísaA atividade turística é em todo o mundo uma das maiores indústrias e mais importante motor financeiro e económico. Segundo a World Tourism Organization, em 2015, o turismo é das indústrias cujo volume de negócios tem vindo a aumentar sendo mesmo referido que iguala ou supera as exportações de petróleo, produtos alimentares e automóveis, tornando-se uma interveniente chave no comércio internacional e em simultâneo a principal fonte de receita para muitos países em desenvolvimento. Até ao ano de 2015, o sector da aviação na Região Autónoma dos Açores era caracterizado por uma situação de forte monopólio por parte das únicas duas companhias aéreas que operavam nas rotas domésticas, ou seja, entre o Arquipélago e as cidades de Lisboa e Porto. Do ponto de vista do consumidor, diferenciava-se, principalmente, entre duas tarifas, a residente e a normal. Todo e qualquer cidadão com residência permanente nos Açores viajavam a uma tarifa reduzida. Tarifa esta que do ponto de vista de muitos era ainda cara. Por outro lado, limitava em muito o turismo nacional e o crescimento do mercado português nestas ilhas. Com a liberalização do espaço aéreo e a vinda das companhias de baixo custo, Ryanair e Easyjet, a situação alterou-se. Passou-se de uma situação de monopólio com restritas e elevadas tarifas para uma situação de concorrência com tarifas competitivas a nível europeu, apesar de críticos ao assunto não a considerarem uma concorrência leal e perfeita. Contudo, o serviço de transporte aéreo de/para a Região Autónoma dos Açores e o continente português mudou, quer a nível de preço e respetivos serviços associados, quer a nível do produto propriamente dito e aos novos segmentos de mercado a que se dirige. O presente projeto de investigação incide sobre o estudo do sector do Turismo da Região Autónoma dos Açores, mais precisamente sobre a perceção das partes interessadas relativamente ao impacto das companhias baixo custo na ilha de São Miguel. Este estudo assume particular relevância por ser um fenómeno recente a entrada das companhias de baixo custo nos Açores e ainda por estudar neste território. Optou-se por uma metodologia exploratória quantitativa, através do recurso a um questionário fechado de perguntas de escolha múltipla, lançado na internet, com uma amostra de 58 participantes e, por outro lado, uma metodologia qualitativa através do recurso a entrevistas semiestruturadas por pautas. Todos os participantes no estudo apresentavam residência dentro da Região Autónoma dos Açores e, relativamente aos resultados obtidos, verificou-se que na maioria dos participantes, o hábito de viajar, mudou após a chegada das companhias de baixo custo, tendo também mudado o turismo no ponto de vista dos mesmos, nomeadamente o aumento do número de turistas que se tem vindo a verificar dentro da Região, sendo este ponto apresentado como impacto negativo por apenas uma minoria dos participantes.