Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Percepções empreendedoras dos jovens e ecossistema empreendedor : um estudo aplicado à cidade do HuamboPublication . Nondolo, Daniel Luvumba Marinho; Carvalho, Luísa; Ribeiro, Tiago CarrilhoEmprendedorismo é hoje um tema discutido em todo mundo devido à sua relevância na promoção do desenvolvimento económico e de riqueza para as nações. Neste âmbito o tema da educação para o empreendedorismo torna-se crucial. O objectivo desta dissertação é estudar as percepções dos jovens quanto ao empreendedorismo na cidade do Huambo. O estudo é do tipo descritivo, tem em parte uma abordagem quantitativa através da aplicação de um questionário aos estudantes e ao tratamento dos dados recolhidos. Aplica uma metodologia qualitativa suportada na recolha de dados através de entrevista. Foi realizado em três instituições de ensino do Huambo, tais como: Instituto Médio de Administração e Gestão, Escola do II Ciclo do Ensino Secundário Xavier Samacau e Faculdade de Economia. Para enriquecer a abordagem foram aplicadas entrevistas às três instituições de formação profissional em empreendedorismo da cidade do Huambo, nomeadamente: Centros Locais de Empreendedorismo e Serviços de Emprego, Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas e Balcão Único do Empreendedor de modo a perceber as políticas públicas para o apoio às pequenas iniciativas de negócios face ao programa de incentivo ao empreendedorismo em vigor em Angola. A amostra é não probabilística formada por 394 estudantes das três instituições de ensino, seleccionadas por conveniência. Os resultados da presente investigação apontam que a maior parte dos estudantes inqueridos são de idade compreendida entre 18 a 20 anos e do género masculino. Verificou-se que criar um plano de negócio não basta, sendo importante desenvolver a ideia concretizá-la e sustentá-la. Notando-se que muitos estudantes referem dificuldades na criação de ideias de negócio e manter em funcionamento uma empresa. Os directores das escolas, apesar de enfatizarem, que a educação para o Empreendedorismo contribui para o desenvolvimento da qualidade de atitudes pessoais, capacidade de gestão e tomada de decisões, defendem a necessidade de adequar a educação para o empreendedorismo à organização curricular e às políticas públicas relativas ao empreendedorismo como parte fundamental do desenvolvimento sócio económico sustentável num mundo em constantes mudanças. O estudo sugere ainda que as instituições de formação afins devam ser providas de estruturas auxiliares de apoio à formação dos empreendedores tais como laboratórios de ideias e incubadoras de empresas.