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- A inovação como vantagem competitiva no setor de exploração e transformação de rochas ornamentais na província da Huíla - AngolaPublication . Lavrado, Sandra Marisa Nunes; Carvalho, Luísa; Jacquinet, MarcAs organizações estão inseridas num contexto que apela à competitividade, em que o capital humano e a inovação são cada vez mais entendidos como fatores diferenciadores para as empresas. Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas, e por conseguinte do país. A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa diferenciando-a, mesmo que momentaneamente, no âmbito do seu ambiente competitivo. Esta dissertação tem como objetivo estudar a inovação como vantagem competitiva no setor de exploração e transformação de rochas ornamentais na província da Huíla- Angola, para dar resposta a esta investigação, formulou-se o objetivo fundamental: - compreender como a inovação influencia na obtenção de vantagens competitivas nas empresas do setor de exploração e transformação de rochas ornamentais. Do qual, advêm os objetivos específicos, nomeadamente: compreender o estabelecimento dos antecedentes históricos da inovação; relacionar a inovação com vantagens competitivas; identificar os benefícios da inovação para as empresas e analisar as vantagens competitivas que a inovação pode gerar nas empresas do setor. Para esse efeito, utilizou-se a metodologia qualitativa de estudo de caso, sendo uma pesquisa descritiva exploratória, pois apresenta a realidade investigada de forma detalhada de duas empresas deste setor na Huíla: a empresa, Granisul e a empresa Emanha. Nesta perspetiva, foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre inovação, vantagens competitivas e considerando a aplicação destas abordagens ao setor em estudo. Os resultados sugerem que, a empresa Emanha é mais inovadora e, em compensação, a empresa Granisul tem maior vantagem competitiva, devido ao maior número de clientes no mercado e tem o foco no mesmo. Com isso podemos depreender que as empresas estudadas (a Granisul e a Emanha) são competitivas no mercado e inovadoras. Porém, efetuam principalmente a inovação incremental e inovação tecnológica. Sugere-se que estas empresas devem criar estratégias adequadas que lhes permitam minimizar os seus custos relativamente ao processo de produção em menor tempo de produção, de modo a obterem maior vantagem relativamente às empresas concorrentes no mercado.