Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
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Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by advisor "Dias, Ana Paula Paiva"
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- Os professores de PLE na RAEM e o desenvolvimento da competência comunicativa interculturalPublication . Faustino, Catarina Vicente; Silva, Mário Filipe da; Dias, Ana Paula PaivaO mundo tal como o conhecíamos alterou-se com a globalização. Neste contexto, a Língua Estrangeira (LE) tem vindo a assumir um papel preponderante na formação dos alunos, na medida em que pode dotá-los não só de competências linguísticas, mas também das cada vez mais necessárias competências culturais. Nestas circunstâncias, é essencial que os docentes reequacionem as suas práticas letivas e se adaptem à nova conjuntura da sociedade global, pelo que as práticas letivas necessitam de evoluir. Neste trabalho defendemos que é essencial que os professores de LE atendam às questões culturaissubjacentes àsrelações entre indivíduos, isto é, incluam no seu trabalho estratégias e atividades que permitam o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI), a fim de dotar os discentes de um perfil de cidadania adequado às novas exigências da contemporaneidade. O principal objetivo deste estudo foi analisar se e como a competência intercultural é trabalhada nas aulas por um grupo de professores do ensino primário que lecionam PLE na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) em escolas oficiais e privadas. Para tal, foi caracterizado o conceito de competência intercultural, bem como a sua importância na prática da lecionação de uma língua estrangeira e, uma vez que a língua portuguesa tem o estatuto de língua oficial na RAEM, foi feito um breve retrato do panorama linguístico na região. O trabalho de campo centrou-se na observação das práticas de um conjunto de docentes de PLE do ensino primário que lecionam em escolas públicas e privadas, nomeadamente da implementação por estes de atividades suscetíveis desenvolver a CCI. A informação apresentada foi recolhida através da análise documental de material fornecido pelos docentes, de entrevistas e de observação naturalista. A partir da análise e reflexão sobre o material recolhido, sugerimos um conjunto de estratégias didáticas de índole prática, passíveis de serem usadas pelos professores de PLE nas escolas do ensino primário em Macau tendo em vista a promoção do desenvolvimento da CCI por parte dos discentes.