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- Impacto da volatilidade na otimização de portfólios financeirosPublication . Baptista, Leonel da Silva; Oliveira, AmílcarA volatilidade constitui uma peça central na constituição de determinados instrumentos financeiros e respetivo cálculo de exposição ao risco. A presente dissertação tem como âmbito a análise de três métodos diferentes de obter a volatilidade de instrumentos financeiros, nomeadamente valores mobiliários, e seu consequente impacto no resultado da rentabilidade de portfólios constituídos, utilizando como pressuposto o modelo da média-variância, assim como a sua exposição ao risco. Os métodos analisados para cálculo da volatilidade são a média móvel exponencial ponderada (exponentially weighted moving average ou EWMA, na sigla em inglês), o modelo da heteroscedasticidade condicional auto-regressiva generalizada (generalized autoregressive conditional heteroskedasticity ou GARCH, na sigla em inglês) e a volatilidade implícita. Os dois primeiros métodos têm como subjacentes dados históricos dos instrumentos financeiros, sendo que a volatilidade implícita é a volatilidade esperada pelo mercado, sendo obtida através da cotação das opções dos respetivos subjacentes. A análise de risco é efetuada aplicando o método Valor em Risco (VaR), que contempla a percentagem de perdas que excedem o VaR. Este trabalho é realizado tendo como ferramenta de apoio a linguagem de programação R, pretendendo-se também analisar a adequabilidade e disponibilização de pacotes no R para análise financeira.
- Emissão Nº 189. Negacionismo: do medo à radicalizaçãoPublication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoO Professor Daniel Sampaio, psiquiatra e o pró-reitor da Universidade Aberta, João Caetano, conversam sobre o tema "Negacionismo: do medo à radicalização" com a moderação da jornalista Teresa Botelheiro.
- Numerical calculation of extremal Steklov eigenvalues in 3D and 4DPublication . Antunes, Pedro R. S.We develop a numerical method for solving shape optimization of functionals involving Steklov eigenvalues and apply it to the problem of maximization of the k-th Steklov eigenvalue, under volume constraint. A similar study in the planar case was already addressed in the literature using the boundary integral equation method. Here we extend that study to the 3D and 4D cases, using the Method of Fundamental Solutions as the forward solver.
- Os professores de PLE na RAEM e o desenvolvimento da competência comunicativa interculturalPublication . Faustino, Catarina Vicente; Silva, Mário Filipe da; Dias, Ana Paula PaivaO mundo tal como o conhecíamos alterou-se com a globalização. Neste contexto, a Língua Estrangeira (LE) tem vindo a assumir um papel preponderante na formação dos alunos, na medida em que pode dotá-los não só de competências linguísticas, mas também das cada vez mais necessárias competências culturais. Nestas circunstâncias, é essencial que os docentes reequacionem as suas práticas letivas e se adaptem à nova conjuntura da sociedade global, pelo que as práticas letivas necessitam de evoluir. Neste trabalho defendemos que é essencial que os professores de LE atendam às questões culturaissubjacentes àsrelações entre indivíduos, isto é, incluam no seu trabalho estratégias e atividades que permitam o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI), a fim de dotar os discentes de um perfil de cidadania adequado às novas exigências da contemporaneidade. O principal objetivo deste estudo foi analisar se e como a competência intercultural é trabalhada nas aulas por um grupo de professores do ensino primário que lecionam PLE na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) em escolas oficiais e privadas. Para tal, foi caracterizado o conceito de competência intercultural, bem como a sua importância na prática da lecionação de uma língua estrangeira e, uma vez que a língua portuguesa tem o estatuto de língua oficial na RAEM, foi feito um breve retrato do panorama linguístico na região. O trabalho de campo centrou-se na observação das práticas de um conjunto de docentes de PLE do ensino primário que lecionam em escolas públicas e privadas, nomeadamente da implementação por estes de atividades suscetíveis desenvolver a CCI. A informação apresentada foi recolhida através da análise documental de material fornecido pelos docentes, de entrevistas e de observação naturalista. A partir da análise e reflexão sobre o material recolhido, sugerimos um conjunto de estratégias didáticas de índole prática, passíveis de serem usadas pelos professores de PLE nas escolas do ensino primário em Macau tendo em vista a promoção do desenvolvimento da CCI por parte dos discentes.