Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by advisor "Castelo, Adelina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino de Português Língua Não MaternaPublication . Azevedo, Nelson Ferreira; Castelo, AdelinaA escola assume um papel basilar na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário dos alunos. A leitura é claramente uma das aptidões essenciais e determinantes para o sucesso pessoal, social e escolar dos seres humanos. O contacto frequente com os livros permite aos alunos viajar por um mundo repleto de imaginação, de aventuras e de conhecimento. Além disso, os livros devem ser vistos como ferramentas poderosas para a aprendizagem e aquisição da leitura. No Português Língua Não Materna, a leitura assume uma importância fulcral, também, para a aquisição e desenvolvimento do vocabulário. Com os livros, estes alunos em concreto podem não só aumentar o seu léxico, como o seu conhecimento acerca da estrutura da língua. Para que a aprendizagem da leitura seja mais eficaz, torna-se também necessário o desenvolvimento da linguagem oral em língua portuguesa. A presente dissertação insere-se no âmbito do mestrado em Português Língua Não Materna. Com este trabalho pretende-se, com base na utilização de livros de leitura orientados para a alfabetização, constatar se os alunos do 1º ano de escolaridade dos cursos de Português Língua Não Materna conseguem aprender e desenvolver a competência leitora e o vocabulário de forma mais rápida, eficaz e lúdica. Neste trabalho científico recorreremos a um estudo de treino com base em livros de leitura orientada para a alfabetização, criados com o intuito de ajudar os alunos na fase de alfabetização. Adotaremos uma metodologia quantitativa, através da análise de resultados obtidos pelos alunos em testes de leitura em voz alta (fluência) e nomeação de imagens (vocabulário). As evidências recolhidas revelam que a utilização de livros de leitura orientados para a alfabetização no contexto de Português Língua Não Materna pode efetivamente trazer resultados promissores. As aplicações desses instrumentos promovem um desenvolvimento mais evidente no domínio da leitura em voz alta, bem como na aquisição de vocabulário comparativamente ao uso de fichas de trabalho orientadas para a alfabetização.
- Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chinesesPublication . Rodrigues, Liliana Marisa Andrade; Castelo, AdelinaNo universo do domínio da competência fonético-fonológica de L2 o processo de reorganização percetiva é entendido como resultado da aquisição de L2 em diversos modelos teóricos (e.g. Best & Tyler, 2007; Escudero & Boersma, 2004; Flege, 1995). Estudos de perceção e produção de uma língua não materna demonstram que a perceção e produção de determinados segmentos contrastantes não nativos são considerados problemáticos em aprendentes de idade adulta. Além disso, é frequentemente relatado na literatura que, os falantes nativos de língua chinesa enfrentam desafios fonéticos e fonológicos na aquisição de pronúncia (Castelo, 2018; Oliveira, 2020; Yang, 2014) e em diferentes grupos de aprendentes de L2 a variabilidade do contexto fonético parece desempenhar um papel importante (e.g. Best & Tyler, 2007; Flege, 1995). O presente estudo foca-se na aquisição das consoantes oclusivas orais não vozeada, /t/, e vozeada, /d/, segmentos contrastivos no Português Europeu, por parte dos falantes nativos de Chinês Mandarim. A perceção e a produção destes segmentos por parte dos aprendentes chineses podem diferir de forma acentuada da perceção e produção de um falante nativo (Castelo, 2018) devido a diversos fatores, incluindo a interação dos inventários fonéticos e fonológicos de L1 e L2 no processo de aprendizagem/aquisição (Ellis, 2005). Tendo a dificuldade de produção de certos sons não nativos sido associada a causas percetivas (e.g. Bohn, 2017; Flege, 1995), havendo uma interferência do sistema fonético de L1 que origina enviesamentos percetivos e, por conseguinte, desvios na produção, aplicou-se um conjunto de procedimentos de forma a melhorar a perceção das consoantes oclusivas /t, d/ e, consequentemente, a aprendizagem deste contraste fonológico não nativo. Desta forma, o presente estudo tem com objetivo geral investigar o processo de aprendizagem percetiva e consequente produção através de um treino fonético de alta variabilidade (HVPT), tendo como objetivo específico analisar o contributo deste tipo de treino para a aquisição do contraste fonológico /t/-/d/ no Português Língua Estrangeira por falantes nativos de Chinês Mandarim, visível na perceção e produção destes segmentos. Participaram no estudo 30 falantes de Chinês Mandarim, que realizaram pré-testes de identificação percetiva e de produção, um treino (HVPT), pós-testes e pós-testes atrasados igualmente de identificação percetiva e produção. Os resultados globais demonstraram que o efeito da aprendizagem percetiva na produção da fala não é significativo em termos de produção. No entanto, o grupo experimental, sujeito a sessões de treino com feedback imediato contendo os segmentosalvo do estudo, melhorou na produção do segmento /d/.