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- O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário no ensino de Português Língua Não MaternaPublication . Azevedo, Nelson Ferreira; Castelo, AdelinaA escola assume um papel basilar na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário dos alunos. A leitura é claramente uma das aptidões essenciais e determinantes para o sucesso pessoal, social e escolar dos seres humanos. O contacto frequente com os livros permite aos alunos viajar por um mundo repleto de imaginação, de aventuras e de conhecimento. Além disso, os livros devem ser vistos como ferramentas poderosas para a aprendizagem e aquisição da leitura. No Português Língua Não Materna, a leitura assume uma importância fulcral, também, para a aquisição e desenvolvimento do vocabulário. Com os livros, estes alunos em concreto podem não só aumentar o seu léxico, como o seu conhecimento acerca da estrutura da língua. Para que a aprendizagem da leitura seja mais eficaz, torna-se também necessário o desenvolvimento da linguagem oral em língua portuguesa. A presente dissertação insere-se no âmbito do mestrado em Português Língua Não Materna. Com este trabalho pretende-se, com base na utilização de livros de leitura orientados para a alfabetização, constatar se os alunos do 1º ano de escolaridade dos cursos de Português Língua Não Materna conseguem aprender e desenvolver a competência leitora e o vocabulário de forma mais rápida, eficaz e lúdica. Neste trabalho científico recorreremos a um estudo de treino com base em livros de leitura orientada para a alfabetização, criados com o intuito de ajudar os alunos na fase de alfabetização. Adotaremos uma metodologia quantitativa, através da análise de resultados obtidos pelos alunos em testes de leitura em voz alta (fluência) e nomeação de imagens (vocabulário). As evidências recolhidas revelam que a utilização de livros de leitura orientados para a alfabetização no contexto de Português Língua Não Materna pode efetivamente trazer resultados promissores. As aplicações desses instrumentos promovem um desenvolvimento mais evidente no domínio da leitura em voz alta, bem como na aquisição de vocabulário comparativamente ao uso de fichas de trabalho orientadas para a alfabetização.
- Seeking new low temperature energy storage systems: n-alkanes as phase change materialsPublication . Sequeira, Maria Carolina; Nogueira, Bernardo A.; Nikitin, Timur; Caetano, Fernando J. P.; Fareleira, João M. N. A.; Fausto , Rui; Diogo, HerminioOver the last decades, the increasing need for energy has been a tremendous challenge. Until now, fossil fuels have been the dominant energy source, however, due to their environmental consequences, renewable energies are the promising solution for the future.1 Nevertheless, the intermittent nature of most renewable energy sources often leads to a discrepancy between the energy produced and its consumption, which highlights the crucial role of energy storage technologies in enhancing clean energy utilization.2 From all energy storage solutions, thermal energy storage (TES) is one of the most promising options, showing substantial energy storage capacity at an acceptable cost.3 For these applications, phase change materials (PCMs) are particularly important, especially for low temperature energy storage systems. Linear alkanes (n-alkanes) have been studied as good candidates for TES applications mainly due to their singular phase transition performance, among others.4 In the present work, it has also been studied the differences due to the odd-even carbon chain number on the solid-liquid equilibrium properties that these materials can present, which is a key aspect crucial to characterize the systems for an upcoming use as PCMs. 4,5 to be used as new PCMs For TES applications, solid-liquid phase equilibrium is determinant to characterize the phase transitions which are more important for the application of these systems, as new PCMs. As an example, in the logistics associated to the transport of perishable consumables, like vaccines and other pharmaceutical products, TES plays an important role. In the present context, this work aims at the characterization of some selected n-alkane binary systems that can be used for energy storage applications at low temperatures, including the construction of the solid-liquid binary phase diagrams at sub-zero temperatures using differential scanning calorimetry (DSC), hot stage microscopy (HSM) and Raman spectroscopy. The studied systems composed by odd and even n-alkanes, have showed different solid-liquid equilibrium behaviour. The HSM and Raman spectroscopy were fundamental to obtain the binary phase diagrams, but also to visualize the changes taking place in real time as a function of temperature and often the identification of the different solid and liquid phases exhibited by these systems. This work presents some preliminary phase equilibrium data, which, to the knowledge of the authors, are not available in the literature, and are presently being prepared for publication in an international scientific journal. The presentation will also include comparisons with spread literature data, when available. All these studied systems have promising characteristics for low temperature energy storage. With this work, it is also demonstrated how solid-liquid phase equilibrium studies are a central key to select the most adequate phase change material for a specific TES application.
- Um estudo fenomenológico sobre a observação de aulas no contexto de uma escola de português como língua de herançaPublication . Costa, Cláudia Neves da; Huet, IsabelO presente estudo orientou-se para um contexto específico de uma escola comunitária que oferece um programa educativo-cultural de português como língua de herança para crianças e jovens (neste trabalho referenciada como Escola X). Para enfrentar as necessidades de formação de seus professores em língua de herança, a Escola X vem implementando práticas de observação de aulas. No entanto, apesar de a literatura apontar uma estreita relação entre o desenvolvimento profissional docente e a aprendizagem situada, há escassez de estudos que possam partilhar conhecimento sobre a observação de aulas e a sua relação com o desenvolvimento profissional docente no contexto de supervisão pedagógica em escolas comunitárias de língua de herança. Esta dissertação documenta os esforços da investigadora em entender e melhorar esse processo. Para responder à questão principal “Qual o contributo das práticas de observação de aulas para o desenvolvimento profissional docente a partir das experiências dos professores e gestores de uma escola comunitária de português como língua de herança?”, a investigação desenvolveu-se sob o viés qualitativo, fundamentada no estudo fenomenológico das práticas de observação de aulas sob as lentes dos participantes. Para alcançar esta proposta, após seleção intencional de nove participantes, cinco docentes e quatro gestores, procedeu-se às entrevistas individuais e por grupo focal. Estas últimas foram separadas em dois grupos homogéneos. A partir da análise temática e discussão dos dados das entrevistas individuais, concluiu-se que a observação de aulas é percebida como uma importante estratégia da supervisão pedagógica com potencial para promover melhorias das práticas docentes a partir de necessidades que surgem em contexto da Escola X. Todavia, as práticas de observação de aulas apontam para a necessidade de sua institucionalização, com o objetivo de promover a participação e o protagonismo dos professores no processo de observação de aulas. Como resultados das entrevistas por grupo focal, os participantes elaboraram modelos de observação de aulas com potencial para acolher o contexto da escola em suas necessidades e especificidades. Em sequência, a partir da análise qualitativa e documental das entrevistas por grupo focal, este trabalho contribuiu com recomendações, dentre elas, um modelo de observação de aulas por pares. Por fim, concluiu com a partilha dos aspetos inovadores e limitações do estudo, assim como propostas de trabalhos futuros a estender as presentes contribuições.