Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Português Língua Não Materna | Master's Degree in Portuguese as a Foreign Language - TMPLNM by advisor "Almeida, Carla Aurélia de"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Aspetos do desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna em Joanesburgo: África do SulPublication . Domingos, Maria José Alves; Almeida, Carla Aurélia deO presente projeto de investigação consiste num estudo sobre aspetos do processo de desenvolvimento da competência pragmática dos alunos de Português Língua Não Materna (PLNM) em Joanesburgo, África do Sul. Através da implementação, em contexto de sala de aula, de um processo de análise de um corpus constituído e delimitado para o efeito, pretendeu-se identificar e apurar as dificuldades que os participantes da amostra revelavam na aplicação, a contextos diversificados, de aspetos de desenvolvimento da competência pragmática, em particular no que refere à cortesia e/ou delicadeza verbal. Os resultados obtidos mostram que a linguagem, sendo um ato social, só faz sentido se todos os intervenientes estiverem em sintonia e partilharem o mesmo conhecimento, verificando-se que esta “intercompreensão” gradual denota o desenvolvimento da competência comunicativa dos aprendentes. A maioria dos aprendentes mostrou também possuir um real nível linguístico que lhes permite compreender atos de fala indiretos, de acordo com o Princípio da Cortesia e/ou Dimensão da delicadeza. Além disso, a consciencialização da dificuldade do desenvolvimento da competência pragmática pelos sujeitos aprendentes de uma língua não materna, mostra que os mesmos, em diferentes contextos e situações em que se encontram, adequam os seus atos comunicativos em função dos conhecimentos adquiridos através da língua materna. Finalmente, este estudo demonstra a importância da Pragmática em geral, e da cortesia verbal em particular, como estratégia alternativa para o desenvolvimento das competências interativas no processo ensino-aprendizagem de PLNM, ajudando a promover uma convivência pacífica entre os cidadãos, num mundo socializado que urge mudar.
- Atos de fala e estratégias de delicadeza no desenvolvimento da competência pragmática de alunos de Português Língua Não Materna no contexto de ensino alemãoPublication . Lajewski, Leda; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado Português Língua Não Materna da Universidade Aberta. Pretende-se refletir a respeito das realizações dos atos ilocutórios diretivos, comissivos, expressivos e assertivos e das estratégias de delicadeza positiva e negativa a partir da constituição e delimitação de um corpus composto por vinte e três diálogos de produção oral realizados por dezessete alunos dos níveis A1.2/A1.3 e B1/B2 de Português em Hamburgo, na Alemanha. A pesquisa fundamenta-se nos estudos do campo da Pragmática Linguística. Analisamos o desenvolvimento da competência pragmática a partir da realização de atos ilocutórios em interações desenvolvidas em contextos específicos com o objetivo de verificar de que maneira os atos de fala e as estratégias de delicadeza são produzidos pelos alunos de Português Língua Não Materna. Além disso, desenvolvemos uma Ficha Sociolinguística com informações a respeito do perfil sociológico, linguístico e cultural dos alunos. A partir da recolha e da análise dos resultados obtidos, constatamos que a maioria dos alunos não apresenta dificuldades em formular atos de fala, principalmente indiretos, e utiliza estratégias de delicadeza principalmente em atos de convite e atos expressivos.
- Contexto de aprendizagem da competência pragmática pelos falantes do português língua não materna em Valência, Espanha: contributos para uma análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutóriosPublication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia deAtendendo ao caráter não universal da delicadeza ou à sua flutuação cultural, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de estudantes específico de Português Língua Não Materna quanto às estratégias de delicadeza usadas em atos ilocutórios com uma dimensão diretiva, assim como o uso das formas de tratamento em língua portuguesa. No esteio dos atos diretivos, analisamos os atos de ordem, pedido, oferta, convite e proposta, tendo sido estes três últimos incluídos na categoria de atos híbridos, visto também apresentarem uma dimensão comissiva. O estudo das formas de tratamento contempla a constante reestruturação das práticas sociais subjacente aos diferentes condicionantes para a escolha de cada forma, tal como as subtilezas e especificidades de certos vocábulos. Com base num corpus linguístico de produção escrita de estudantes do nível B2 da Escuela Oficial de Idiomas de Valência, em Espanha, quisemos verificar se existia uma dissociação entre as competências gramatical e pragmática dos aprendentes, tendo como contraponto produções de falantes nativos. Na análise sociolinguística dos estudantes, destacamos fatores característicos do grupo em observação, como o multilinguismo, a proximidade das línguas românicas e o fator idade. Em face dos resultados obtidos, observamos uma preocupação de os estudantes adequarem as formas à finalidade do ato discursivo e às características dos interlocutores. No entanto, concluímos que a competência pragmática dos aprendentes deve ser reforçada, tendo em conta as especificidades das interações. A proposta didática apresentada neste trabalho inclui exercícios fundamentados nos resultados da análise dos dados recolhidos e na preparação da consciencialização do próprio processo de aprendizagem por parte dos estudantes.
- Contributos da análise linguística das histórias de vida em situação de entrevista para o processo de ensino e aprendizagem do português língua não materna : aspetos do desenvolvimento da competência pragmática em contextos orais interativosPublication . Camacho, Idalina dos Milagres Abreu; Almeida, Carla Aurélia deA presente investigação tem como enquadramento teórico a Pragmática Linguística ou o estudo da Língua em Uso, isto é, o estudo da linguagem em funcionamento que considera os usos da linguagem em contexto. Tendo por base a constituição e delimitação de um corpus oral de entrevistas a emigrantes madeirenses e/ ou a seus descendentes, de visita, ou de regresso à ilha da Madeira, procedemos à análise de aspetos do desenvolvimento da competência retórico-pragmática que possibilitam a compreensão da coconstrução discursiva entre dois interactantes (como os pares adjacentes pergunta-resposta), a interpretação e produção de Atos de Fala Indiretos (como os atos de pedido), a convocação de outras vozes para o interior dos discursos (polifonia), e de um modo geral, todos os fenómenos que dizem respeito à realização da Delicadeza e que estão presentes nestas entrevistas. Estas servem como material de trabalho para o desenho de um percurso de investigação-ação, destinado a um grupo de estudantes em contexto de ensino do Português Língua de Herança. A entrevista é o nosso leitmotiv quer para a análise linguística, quer para a arquitetura do percurso delineado para aprendizagem da Língua Portuguesa.
- Contributos da pragmática intercultural para o estudo de práticas discursivas em ambientes multiculturais de aprendizagem do português língua não materna: estudo de casoPublication . Simão, Paula; Almeida, Carla Aurélia deEste estudo pretende ser uma reflexão sobre as expressões de delicadeza típicas da língua portuguesa e a forma como elas são percecionadas e adquiridas por parte dos falantes não nativos. Para além disso, teve também como objetivo compreender de que forma é que o distanciamento linguístico (a familiaridade/o estranhamento) pode influenciar a aprendizagem da língua, especificamente, no que diz respeito às formas de tratamento, aquisição de vocabulário influenciado pelos falsos amigos e questões de delicadeza. Com as informações retiradas deste estudo, pretendeu-se desenvolver uma reflexão sobre as estratégias a adotar por parte do professor como mediador destas diferenças ou semelhanças e como utilizar esta reflexão em benefício da aprendizagem em Português Língua Não-Materna (PLNM).