Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM by advisor "Cardoso, Vitor"
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- eCOArt, realidade virtual na educação : a história da arte e design através de percursos e desafios virtuaisPublication . Fernandes, José Manuel Fialho; Cardoso, VitorEsta investigação debruçou-se na análise, conceção e avaliação de um protótipo de ambientes virtuais 3D aplicados à exploração temática Artes e Design sob a forma de um ambiente virtual com percursos pedagógicos, atividades e desafios lúdicos.
- Realidade virtual na aprendizagem de conceitos matemáticos : aplicações 3D na geometriaPublication . Dias, Vasco Martins Pereira; Cardoso, VitorA evolução tecnológica é um fenómeno constante na civilização. Entre as múltiplas dimensões e consequências das inovações estão as novas sensações e experiências que proporcionam. O progresso vertiginoso da Realidade Virtual (RV) assim o demonstra, e o que há poucas décadas não passava de experiências pontuais e muito básicas está presente, nos nossos dias, em vários campos da nossa sociedade. Utilizada em larga escala, a RV, salvo raras excepções, ainda tarda a chegar às Escolas do ensino básico e secundário. Este facto, aliado às dificuldades dos alunos na Matemática e nomeadamente no estudo que exige pensamento tridimensional/abstracto, motivou-nos a desenvolver esta investigação. Assim, propusemo-nos (1) desenvolver um modelo RV para a aprendizagem das secções do cubo, um tema do programa de Geometria do 10.º ano de escolaridade. Paralelamente (2) concebemos uma experiência para testar, a sua utilização em sala de aula comparando os resultados obtidos nas turmas experimentais com os obtidos em turmas de controlo, onde os mesmos conteúdos foram leccionados quer recorrendo à utilização de materiais manipuláveis, quer à exposição “clássica” com recurso ao quadro e imagens fixas. Foram alvo da experiência cinco turmas de alunos do ensino profissional e pretendemos obter informação sobre qual das opções didácticas mais se adequa a alunos deste tipo de ensino. Optámos por fazer observação participante na sala de aula, passar um questionário no final da actividade e, no fim, analisar os resultados quantitativos de uma ficha de trabalho. Na nossa experiência docente observamos que apesar da convergência de estudos e opiniões no sentido da utilização de novas estratégias e de novas tecnologias e inovações na sala de aula, aparentemente, os professores ainda adoptam maioritariamente o método tradicional de “exposição de matéria”. Esta realidade é tanto mais preocupante quanto, como consequência deste estudo, (A) percebemos que os alunos inseridos em contextos de aprendizagem tradicionais são menos estimulados a pensar, revelam pouca autonomia e uma atitude mais passiva na sala de aula. A metodologia didáctica não pode ser única nem estática, mas decidida caso a caso, em função de cada área, tema e grupo de estudantes, entre outros aspectos. Por outro lado, na Educação, área de reconhecida complexidade, é importante a diversidade de estratégias e a complementaridade metodológica. Neste sentido, este estudo mostra como (B) a RV pode contribuir ajudando os estudantes a adquirir competências matemáticas e sociais. É uma nova frente na batalha pelo sucesso educativo!
- Software livre no 1º Ciclo do Ensino Básico : uma proposta de distribuição linux adaptada à organização curricularPublication . Nunes, Paulo Luís Gomes; Cardoso, VitorEste estudo efectuou-se no âmbito do design de e-recursos educativos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Procurámos encontrar formas possíveis de utilizar em educação as distribuições do sistema operativo Linux, que são gratuitas e de código aberto, e o modo como isso poderá contribuir para promover a utilização do software livre, no âmbito da organização curricular, e dinamizar a aprendizagem. Numa primeira fase, identificámos as virtualidades gerais dos ambientes Linux enquanto facilitadores do trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula com os alunos. De seguida, procurámos identificar, no conjunto das aplicações disponíveis para este sistema operativo, aquelas que poderiam adequar-se aos conteúdos curriculares do 1º ciclo. Numa terceira fase, apresentamos a nossa reflexão, experiência e proposta para a criação de uma distribuição Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista mais técnico-informático esta é uma investigação exploratória, baseada em testes e experimentação das possibilidades de utilização e adaptação do sistema operativo e das distribuições Linux. Do ponto de vista educacional e aplicacional a metodologia utilizada foi essencialmente qualitativa. Fizemos um levantamento das distribuições internacionais que estão vocacionadas para utilização educativa, analisámos a oferta de distribuições portuguesas e sua adequação ao contexto educativo e procurámos detectar as aplicações mais utilizadas ou utilizáveis em actividades pedagógicas. Após análise, foram seleccionadas, as que considerámos mais passíveis de ser utilizadas com benefício para a estrutura curricular do 1.º Ciclo. Desta investigação concluiu-se que é possível criar uma distribuição de Linux adaptada à organização curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que existem conteúdos curriculares que podem ser ministrados com recurso a meios informáticos e existe um conjunto de aplicações de software livre, para Linux, que podem ser utilizadas na exploração desses conteúdos, A distribuição Pinguim, que criámos, demonstra esta possibilidade.