Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
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Browsing Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM by advisor "Bastos, Glória"
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- Adaptar para conquistar leitores infanto-juvenis : o caso de seis contos de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla SoaresPublication . Calado, Maria Cristina Viegas Santos; Bastos, GlóriaNa presente dissertação, elegemos como temática de investigação a adaptação literária enquanto modalidade da literatura infanto-juvenil, e fazemos a sua abordagem em três vertentes complementares: a de um conceito com história, a da análise textual e a investigação de campo. Primeiro, exploramos o conceito de adaptação enquanto modalidade que procura resolver a assimetria existente entre um texto de origem (emitido por um adulto para um público também adulto) e um receptor infanto-juvenil, com natural expressão ao nível da intencionalidade comunicativa. Depois, traçamos o seu percurso na História da Literatura infanto-juvenil em Portugal, observando que a tónica no receptor parece estar relacionada com o surgimento do próprio género. Segundo, identificamos os procedimentos adaptativos paratextuais e os intra-textuais de simplificação e redução de extensão mais comuns numa adaptação infanto-juvenil (substituições, transformações, resumos), embora adstritos ao corpus seleccionado para investigação: a obra Seis Contos de Eça de Queirós, recontados por Luísa Ducla Soares. Reflectimos ainda sobre as políticas editoriais e educativas que subjazem à realização de adaptações de obras consideradas de referência. Por último, analisamos a forma como a adaptação pode concorrer para a motivação e formação de leitores infanto-juvenis, sob a perspectiva da recepção do texto, com base numa investigação de campo sobre a leitura do corpus seleccionado, que incidiu sobre um grupo de alunos de sétimo ano de escolaridade.
- A literatura clássica no jardim-de-infância : relato de uma experiênciaPublication . Raposo, Fernanda; Bastos, GlóriaO presente trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de clássicos da literatura no jardim-de-infância. Pretendemos aproximar as crianças de obras literárias de qualidade e obras da Literatura Clássica Universal, através de adaptações, e comprovar, na prática, como aceitam e reagem a estas propostas consideradas, por vezes, ousadas e inadequadas a tão tenras idades. Nos três primeiros capítulos abordamos um conjunto de temas que enquadram a problemática abordada. Focamos a questão da leitura e das actividades de contar durante a infância e o papel do adulto enquanto mediador. Debatemos ainda o papel das adaptações de obras clássicas e dos problemas que geralmente se colocam nessa área. Abordamos finalmente o desenho infantil como forma de registo, na medida em que uma parte significativa do percurso desenvolvido se consubstanciou nos muitos registos dessa natureza que as crianças realizaram a partir do contacto com os textos literários. O quarto capítulo apresenta a experiência realizada com um grupo de crianças, descrevendo-se e analisando-se a recepção das adaptações de textos literários. Mais não fizemos do que oferecer-lhe livros, os melhores, lê-los e deixá-las lançar-se à obra, construir semelhanças, constituir relações, acumular imagens, participar de um jogo lúdico. Fundimos o lúdico com o pedagógico, com a convicção de ser esta a via mais eficaz na consolidação e apreensão de valores fundamentais na formação da criança e o caminho capaz de a levar a agir na sociedade de forma crítica, activa e séria. Propusemos-lhe um percurso em que a relação entre livros se fez naturalmente, dada a vitalidade das obras clássicas em estudo, permitindo-lhe desfrutar de uma grande multiplicidade de leituras na procura de sentidos, compreensão das mensagens e satisfação da curiosidade, abrindo-lhe caminho pela fruição de leitura. Aproximámos obras e figuras da literatura clássica e vimo-la fabricar alegremente o seu próprio saber e desfrutar de uma aventura literária.
- Também se escreve com palavrinhas : o idioleto de Mia Couto nas suas obras de receção infanto-juvenilPublication . Rajão, Ana Luísa Pleno; Bastos, GlóriaTomando as obras de Mia Couto de receção infanto-juvenil – Mar me quer, O Gato e o Escuro, A Chuva Pasmada e O Beijo da Palavrinha – com elas constituímos um corpus de investigação, no intuito de verificar se o idioleto que caracteriza este contemporâneo autor moçambicano, presente que está na sua obra canónica, transparece, igualmente, nestes quatro títulos. Para o efeito – suportados por uma revisão bibliográfica que pretendemos ser tão vasta quanto específica e uma entrevista ao autor que se revela um precioso contributo – apresentamos um levantamento, o mais exaustivo possível, a partir da sua obra canónica, das características fundamentais da escrita miacoutiana. Este levantamento é ponto de partida para igual pesquisa em cada um dos livros citados, utilizando a mesma metodologia, no sentido de identificar similitudes e diferenças. Porque este corpus é constituído por obras que se inscrevem no âmbito da Literatura Infanto-Juvenil, qual estrada de ladrilhos amarelos, iniciamos o percurso a caminho de Oz enquadrando aquela no panorama literário atual, no lugar de pleno direito que ocupa e ressaltando o seu papel de relevo, com as suas especificidades: a sua dimensão comunicativa e a sua mensagem; os recetores – mais corretamente, cocriadores – crianças e adultos; e emissores: afinal, escrevem ou não a pensar nos que os leem? E é neste contexto de investigação e reflexão que igualmente apresentamos as obras do nosso corpus, numa análise de conteúdo na dimensão que temos por necessária para permitir “conhecer aquilo que está por trás das palavras” (Bardin, 2009: 45), essas que Mia Couto, inovadoramente, recria e utiliza numa língua portuguesa muito própria, cheia de confluências, seja qual for o texto literário. Para que, no final, chegando à foz da sua escrita, percebamos que, Mia Couto, também se escreve com Palavrinhas.