Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
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Browsing Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG by advisor "Jacquinet, Marc"
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- A integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem do ensino superior em tempos de Covid 19: caso do ISDBPublication . Cumbe, Stela da Conceição; Jacquinet, Marc; Nhaueleque, LauraEm dezembro de 2019, a terceira vaga da pandemia de COVID-19, originária da China, afetou rapidamente o país nas esferas política, económica e social. Em Moçambique, a pandemia manifestou-se em março de 2020, levando o governo a declarar estado de emergência e a impor restrições ao convívio social e profissional. Consequentemente, as instituições de ensino superior foram obrigadas a implementar o ensino online, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para adaptar o Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) à nova realidade remota. Este estudo tem como objetivo avaliar a integração das TIC no ensino superior durante a pandemia de COVID-19, com foco no Instituto Superior de Dom Bosco (ISDB). A investigação adotou uma metodologia exploratória para analisar a eficácia e os desafios associados à implementação do ensino remoto. Os resultados revelam que, em Moçambique, apesar das circunstâncias adversas, as aulas remotas foram vistas como uma alternativa útil para minimizar o impacto das restrições de distanciamento social. Contudo, a eficiência do ensino remoto foi limitada devido a vários fatores, incluindo a baixa qualidade da internet (2G e 3GB), dificuldades no acesso a dispositivos adequados e a falta de formação de professores e alunos. Estes fatores comprometem a eficácia do ensino remoto e sublinham a necessidade de melhorias para que se torne uma solução viável no futuro.
- O modelo de gestão do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD)Publication . Alves, Ângela Dias; Jacquinet, MarcO Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) é uma associação privada, sem fins lucrativos, promovido pelo Ministério da Justiça, com capacidade para dirimir litígios de Direito público nas áreas de Direito Administrativo e Fiscal. Num país onde o acesso à justiça está muitas vezes dificultado, muito devido à morosidade e dificuldade de acesso, a implementação, desempenho e crescimento do CAAD justificam a pertinência do estudo do modelo da sua gestão organizacional. Neste sentido, esta dissertação é apresentada como pioneira, na área da Gestão e Administração. O estudo do modelo de gestão desta organização teve enfoque nos seus objetivos, estratégia, estrutura organizacional, recursos humanos, gestão do conhecimento e da inovação, e de que forma estes tiveram impacto no desempenho do CAAD. Para a realização deste estudo, foram realizadas entrevistas semi-direcionadas a vários membros da Direção do CAAD, ao ex-secretário de Estado da Justiça doutor João Silveira, ao presidente do Conselho Deontológico e a árbitros em matéria de Arbitragem Administrativa e Arbitragem Fiscal. Os resultados deste estudo levam-nos a concluir que, com o CAAD, têm sido exploradas novas modalidades de “aplicar a justiça” em Portugal e que, em comparação com o que acontece nos Tribunais Estaduais, se verifica um aumento de eficiência, mantendo (ou mesmo aumentando) a transparência devida.