Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O modelo de gestão do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD)Publication . Alves, Ângela Dias; Jacquinet, MarcO Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) é uma associação privada, sem fins lucrativos, promovido pelo Ministério da Justiça, com capacidade para dirimir litígios de Direito público nas áreas de Direito Administrativo e Fiscal. Num país onde o acesso à justiça está muitas vezes dificultado, muito devido à morosidade e dificuldade de acesso, a implementação, desempenho e crescimento do CAAD justificam a pertinência do estudo do modelo da sua gestão organizacional. Neste sentido, esta dissertação é apresentada como pioneira, na área da Gestão e Administração. O estudo do modelo de gestão desta organização teve enfoque nos seus objetivos, estratégia, estrutura organizacional, recursos humanos, gestão do conhecimento e da inovação, e de que forma estes tiveram impacto no desempenho do CAAD. Para a realização deste estudo, foram realizadas entrevistas semi-direcionadas a vários membros da Direção do CAAD, ao ex-secretário de Estado da Justiça doutor João Silveira, ao presidente do Conselho Deontológico e a árbitros em matéria de Arbitragem Administrativa e Arbitragem Fiscal. Os resultados deste estudo levam-nos a concluir que, com o CAAD, têm sido exploradas novas modalidades de “aplicar a justiça” em Portugal e que, em comparação com o que acontece nos Tribunais Estaduais, se verifica um aumento de eficiência, mantendo (ou mesmo aumentando) a transparência devida.
- Análise multivariada: previsão do índice de produção industrialPublication . Oliveira, Jacinta Freire Galvão de; Nunes, Catarina S.A presente dissertação consiste na análise de séries temporais especificamente o modelo do tipo SARIMA e análise de regressão múltipla, na modelação e previsão do índice de produção industrial de Cabo Verde. Para aplicação do modelo SARIMA, com base na série mensal de 2014 a 2019, foi verificada a estacionaridade pelo teste Dickey-Fuller (ADF) e KPSS, e a sazonalidade pelo teste de Kruskal–Wallis. O melhor modelo SARIMA foi escolhido com base no Critério de Informação Bayesiano (BIC), Critério de Informação Akaike (AIC) e o Critério de Informação Akaike Corrigido (AICc). A avaliação do modelo baseou-se na análise de resíduos pelo gráfico FAC e FACP e pelo teste de LjungBox. Foi incluído um modelo ARIMA (não sazonal), uma vez que a existência da sazonalidade suscitava dúvidas nas análises prévias. O outro método escolhido neste estudo é a análise do modelo de regressão múltipla. Neste método, primeiramente se verificou a existência de multicolinearidade, isto é, existência de uma correlação forte entre as variáveis independentes e fez-se esta análise pelo método VIF (variance factor inflaction). Posteriormente a avaliação do modelo que foi feita pela análise de resíduos tal como no modelo SARIMA. Neste último, a análise da normalidade foi efetuada pelo teste de Shapiro-wilk e Shapiro-Francia, a independência nos termos do erro pelo teste de DurbinWatson e a homocedasticidade pelo teste de Breusch-Pagan e White. Selecionou-se quatro modelos para previsão do índice de produção industrial de Cabo Verde, sendo três dos modelos SARIMA e um modelo da regressão múltipla. Os modelos se adequam-se aos dados, conforme as análises, e os dados previstos seguem a tendência dos dados originais. Dos quatro modelos, o modelo da regressão múltipla, modelo m3, é o modelo com erros de previsões menores e segue melhor os dados originais, portanto, o modelo que melhor prevê o índice.
- Mães migrantes brasileiras não documentadas nos EUA: impacto na integração, qualidade de vida e saúde mentalPublication . Silva, Fabiana Santos de Oliveira e; Ramos, NatáliaEste trabalho busca conhecer e analisar a situação de mães brasileiras que vivem nos Estados Unidos, mas não possuem documentação legal. A pesquisa em questão é de tipo qualitativa. Para tal, foram realizadas entrevistas em profundidade dirigidas a 12 mulheres imigrantes, com perguntas centradas sobre: integração, qualidade de vida e saúde mental. No contexto da integração, a maioria delas demonstra indícios de uma migração transnacional em que se vêm situadas entre as culturas norte-americana e brasileira. Todas apresentam reconhecimento e gratidão às oportunidades obtidas no país receptor, mas duas não se consideram integradas neste país. Verifica-se que o status migratório da situação irregular traz consequências emocionais e psicológicas para o bem-estar destas mulheres, ao relatarem episódios depressivos, de estresse e de discriminação, com impactos na saúde mental, no quotidiano e projetos de vida. Elas apontam sofrimento psíquico e dificuldades psicossociais e interculturais. Por serem mães, a relação com o país ocorre muitas vezes por causa dos filhos criados em solo norte-americano e há valorização da qualidade de vida oferecida aos filhos sob o prisma econômico neste país. Por causa dos filhos, a maioria destas mães não quer voltar a residir no Brasil. Os resultados apontam para a necessidade de mais estudos nesta área, de uma análise, investigação e discussão mais aprofundadas da situação migratória, dos processos de integração, identitários e de saúde mental, bem como do desenvolvimento de estratégias e políticas no âmbito da imigração irregular, em particular das mulheres imigrantes não documentadas, tendo em vista uma intervenção mais adequada e coordenada neste âmbito.