Browsing by Issue Date, starting with "2024-08-06"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem do ensino superior em tempos de Covid 19: caso do ISDBPublication . Cumbe, Stela da Conceição; Jacquinet, Marc; Nhaueleque, LauraEm dezembro de 2019, a terceira vaga da pandemia de COVID-19, originária da China, afetou rapidamente o país nas esferas política, económica e social. Em Moçambique, a pandemia manifestou-se em março de 2020, levando o governo a declarar estado de emergência e a impor restrições ao convívio social e profissional. Consequentemente, as instituições de ensino superior foram obrigadas a implementar o ensino online, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para adaptar o Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) à nova realidade remota. Este estudo tem como objetivo avaliar a integração das TIC no ensino superior durante a pandemia de COVID-19, com foco no Instituto Superior de Dom Bosco (ISDB). A investigação adotou uma metodologia exploratória para analisar a eficácia e os desafios associados à implementação do ensino remoto. Os resultados revelam que, em Moçambique, apesar das circunstâncias adversas, as aulas remotas foram vistas como uma alternativa útil para minimizar o impacto das restrições de distanciamento social. Contudo, a eficiência do ensino remoto foi limitada devido a vários fatores, incluindo a baixa qualidade da internet (2G e 3GB), dificuldades no acesso a dispositivos adequados e a falta de formação de professores e alunos. Estes fatores comprometem a eficácia do ensino remoto e sublinham a necessidade de melhorias para que se torne uma solução viável no futuro.