Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
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Browsing Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG by advisor "Carvalho, Luísa"
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- Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitaisPublication . Loução, Isabel Maria; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Carvalho, LuísaO empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.
- Empresas familiares e e-turismo no contexto da hotelaria: um estudo aplicado na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Cabral, Rodrigo da Câmara Velho; Negas, Mário; Carvalho, LuísaEm geral, muitas empresas começaram como pequenas empresas familiares e mais tarde tornam- se emgrandes empresas, dando emprego a muitas pessoas e criando riqueza para o país onde estão inseridas, são exemplos em Portugal, o grupo Sonae, o grupo Amorim, o grupo Delta Cafés, o grupo Pestana, o grupo Bensaude, etc. As teorias de gestão afirmam que as empresas familiares são o princípio da evolução de uma organização, que com o tempo evolui para organizações maiores, mais complexas e profissionais. Na ilha de São Miguel no arquipélago dos Açores, existem muitas empresasfamiliares na área da hotelaria, sendo este um dossectores económico que mais tem evoluído nos últimos anos, tanto a nível nacional como na ilha de São Miguel, Açores. Os canais digitais são hoje uma ferramenta fundamental para a captação de hóspedes na hotelaria, devido sobre tudo à importância das TIC e da Internet na sociedade atual. Já os fatores críticos de sucesso servirão para que os gestores possam medir determinados fatores que serão ou não importantes para o sucesso dos hotéis. O sucesso da hotelaria encontra-se associado aos gestores, estes terão de tomar as melhores decisões para que o sector continue a evoluir e a melhorar, consolidando cada vez mais a importância que o setor tem na economia europeia, portuguesa e na micaelense. Foi então realizado um estudo exploratório, que através de um questionário aplicado aos gerentes, diretores, gerentes intermédios e proprietários de hotéis do tipo empresa familiar em São Miguel, Açores, concluiu que a gestão adequada da reputação online como o conteúdo exposto no website próprio, novas promoções e lançamentos de campanhas, são fundamentais para que as empresas mantenham uma identidade de marca positiva perante os seus clientes e/ou potenciais clientes. Os fatores críticos de sucesso com maior relevância foram a satisfação do cliente, qualidade de serviço oferecida, sustentabilidade da qualidade de serviço, gestão (liderança), custo do serviço, quantidade total de vendas (clientes totais) e iniciativas dos empregados.