Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE
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Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE by advisor "Barros, Daniela Melaré Vieira"
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- Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19Publication . Xavier, Adriana Maria Sonego; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta investigação é incentivada no contexto educativo da aprendizagem à distância no Brasil, em Portugal e na Irlanda, em diferentes perspectivas analíticas. A técnica de entrevista semiestruturada, investigação exploratória e qualitativa foi aplicada para contribuir para a recolha de informações. A análise comparativa recorda-nos a uma visão de metodologia de investigação no sistema educativo, contribuindo para a identificação de semelhanças e de diferenças no campo amplo das políticas educativas nos países em análise. No entanto, na educação comparativa, espera-se que as experiências positivas adquiridas sejam agregadas na educação durante todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta investigação, verificou-se que a história econômica e o índice populacional dos três países analisados eram representativos para este estudo. Foi estabelecido que os impactos educativos aumentam a compilação de informações e de mecanismos de como cada país conduz as suas atividades educativas. As políticas públicas na educação à distância permitiram uma análise onde a prática pedagógica se destaca estrategicamente no cenário em que a tecnologia ajuda a aprendizagem com níveis de oportunidade para todos os que dela necessitam. O papel da educação à distância impulsionou a transformação de uma realidade virtual, especialmente com o impacto de Covid-19, que transformou novos paradigmas de utilização do ensino/aprendizagem em sala de aula, para o modelo de ensino da EaD, que integra a tecnologia até a atualidade.
- Educação a distância no Estado de Rondônia - Brasil : alternativa para uma educação promissoraPublication . Molina, Rosana Navarro; Barros, Daniela Melaré VieiraA Educação a Distância - EaD no Brasil se desenvolveu por meio de iniciativas privadas e decretos governamentais, cumprindo uma trajetória que acompanha o desenvolvimento das tecnologias no país. A presente dissertação tem como objetivo verificar o desenvolvimento e contribuições que houve com implantação da educação a distância no Estado de Rondônia, analisando sua evolução, desafios e perspectivas. A EaD tem representado um papel importante na expansão do ensino superior privado, pois tem sido utilizada para ampliar o número de alunos e baratear os custos. A EaD apresenta-se como o fenômeno de mudanças na educação e é vista como a mais democrática das modalidades educacionais, uma vez que elimina, por meio das tecnologias da comunicação e informação, os tradicionais empecilhos à conquista do conhecimento, como o isolamento ou distanciamento geográfico dos grandes centros de ensino, incompatibilidade de horários e impossibilidade de conciliar trabalho e estudo. A pesquisa se descreve em caráter social, uma vez que busca respostas para os problemas mediante ao emprego dos procedimentos e métodos científicos; tem como caráter exploratório e descritivo, embasados em Gil, (1994). Em tese, este tema tem poucos estudos a respeito, por isso a importância de esclarecer e ressaltar, com visão geral, com um levantamento bibliográfico e documental, valendo-se também de entrevistas e questionários para levantar dados relevantes à pesquisa. A pesquisa, consistiu primeiramente pela parte bibliográfica, no qual se levantou as fontes bibliográficas como livros, revistas científicas, teses, dissertações, artigos e relatórios de pesquisa dos principais nomes que abordam o universo do ensino EaD. Após esse procedimento, realizou leitura do material e com base nas leituras, a elaboração de fichas com suas respectivas análises. No decorrer da pesquisa documental também foi identificado e utilizado outros tipos de materiais não científicos como as fontes de jornais, reportagens, textos e documentários sobre o ensino EaD no Brasil e em Rondônia. Após esses procedimentos foram levantado os dados qualitativos e quantitativos do local escolhido como referência para a pesquisa. Os resultados obtidos apresentam que a adoção do sistema EaD veio contribuir, não apenas com desenvolvimento do Estado de Rondônia, onde há várias áreas distantes e a educação presencial não dá conta de atingir todos os públicos, veio também contribuir com o fortalecimento dos direitos e da liberdade fundamental do ser humano de ter acesso à educação.