Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by advisor "Amador, Filomena"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Interação - poder, conflito e negociação : estudo realizado num pólo educativo de Cabo VerdePublication . Carvalhal, Maria Gomes Gonçalves; Amador, FilomenaO presente trabalho enfoca o fenómeno interação-poder, conflito e negociação, um assunto pouco discutido na realidade educativa cabo-verdiana, embora de extrema importância, uma vez que a sua perceção no seio da comunidade educativa permite à liderança a elaboração de estratégias mais adequadas na busca de soluções de modo a promover uma convivência equilibrada entre os agentes escolares. Dado que a escola enquanto espaço cujo ambiente alberga as mais diversas inter-relações de diferentes níveis é natural que desta confluência resultem diversas situações de conflito, causadas por múltiplos fatores e a exigirem uma abordagem pluridisciplinar. Assim, neste trabalho questionamos em que medida a interação-poder, conflito e negociação, vem sendo vivenciado nas escolas do ensino básico cabo-verdiano. Na presente dissertação, procuramos compreender os fenómenos que circunscrevem esta temática no contexto da escola Pólo XX de Terra Branca. A partir de um estudo de caso, procuramos atingir o objetivo a que nos propomos que consiste em compreender em que medida a interação-poder, conflito e negociação vem sendo vivenciada no contexto do referido Pólo. A investigação por nós realizada é de natureza não experimental, qualitativa e exploratória, tendo sido adotado o questionário e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os questionários sobre o conflito assim como o papel da liderança na resolução dos mesmos foram utilizados para avaliar a perceção dos alunos, encarregados de educação e professores. Por sua vez, a entrevista à diretora do Pólo foi utilizada para avaliar a sua perceção relativamente a interação entre os restantes intervenientes do Pólo, a sua própria liderança e influência no modo de interação dos mesmos. Este estudo permitiu-nos constatar que as relações que se estabelecem nesta organização escolar são marcadas pelas tensões conflituais nas interações entre os seus diferentes agentes. Do mesmo modo, permitiu-nos verificar ainda que a liderança exercida no Pólo tem encontrado algumas dificuldades relativamente à tomada de decisões.
- Olhares sobre a escola : perceções e expetativas de alunos e encarregados de educaçãoPublication . Oliveira, Hermano; Amador, FilomenaEsta dissertação incide na auscultação das vozes dos alunos e seus pais/encarregados de educação acerca das suas perceções sobre o seu percurso escolar e expetativas relacionadas com o futuro ciclo de ensino. Trata-se de um estudo de caso, de natureza descritivo e interpretativo, realizado numa escola que leciona o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, localizada em Angra do Heroísmo, na Região Autónoma dos Açores. Partindo da análise da evolução curricular do 3.º ciclo do ensino básico nas últimas décadas, observamos igualmente a situação açoriana, comparando os resultados educativos regionais com os nacionais. Seguidamente, analisamos propostas internacionais e nacionais sobre a implementação nos sistemas educativos das competências para o século XXI. As entrevistas realizadas com os alunos e os seus pais/encarregados de educação revelam uma sintonia nas opiniões em muitos dos assuntos abordados. Foi também efetuada uma entrevista ao presidente do Conselho Pedagógico, para entender a atuação escolar nas áreas específicas de intervenção. Quanto à função da escola, consideram que deveria estar mais próxima do mercado de trabalho, de modo a promover uma melhor inserção futura dos alunos na vida ativa. Os dados apontam também que os alunos não se sentem realizados com as metodologias adotadas em sala de aula, pois consideram-nas demasiado centradas no professor, podendo aí ser encontrada a razão das afirmações feitas pelos próprios e pelos seus pais/encarregados de educação sobre as suas caraterísticas enquanto estudantes. Sobre as suas expetativas futuras, os entrevistados tencionam prosseguir estudos nos cursos científico-humanísticos, denotando desconhecimento sobre outras alternativas formativas. Por último, os participantes concordam com a alteração legislativa da idade limite de frequência obrigatória escolar, apesar de apontarem alguns aspetos a considerar.