Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
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Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE by advisor "Abrantes, Pedro"
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- Apoio tutorial específico: um caminho para o sucesso educativo?Publication . Ferreira, Andreia Raposo; Abrantes, PedroNo quadro atual de políticas educativas, o Apoio Tutorial Específico (ATE) surge como uma medida de combate ao abandono escolar precoce e de promoção do sucesso educativo, pelo que o estudo Apoio Tutorial Específico: um caminho para o sucesso educativo? tem como objetivo compreender o respetivo processo de implementação e de que forma o mesmo contribui para a melhoria da qualidade da escola e, paralelamente, para o sucesso educativo. Para o efeito, foram analisados os principais fatores de insucesso escolar/educativo, assim como as principais medidas de política educativa implementadas no nosso país para o debelar, das quais destacámos o objeto do nosso estudo. De forma a melhor compreendermos todo o processo que envolve a implementação desta medida, adotámos um paradigma de investigação interpretativo, num design de estudo de caso, com abordagem mista, suportando-nos em dados qualitativos e quantitativos. Para o seu desenvolvimento realizámos a análise documental ao Projeto Educativo da escola onde o estudo foi realizado e procedemos à elaboração, testagem e aplicação de dois questionários destinados a diretores de turma e a alunos que beneficiaram de ATE. Realizámos, ainda, uma entrevista semiestruturada ao Diretor da escola e um focus group com os professores que se encontravam na altura do estudo a exercer a função de professores tutores. Os resultados do estudo revelam que a equipa de ATE, composta por uma coordenadora, professores tutores, uma psicóloga, uma professora da Educação Especial e uma assistente operacional, tem desenvolvido ações promotoras de uma maior colaboração entre professores e vários outros agentes educativos, provocando, ao longo do tempo, mudanças na cultura da escola, tornando-a muito mais colaborativa.
- Desafios e potencialidades na (re)construção da cultura organizacional em escolas resultantes de fusão: estudo de caso em duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAMPublication . Henriques, Cláudia Sofia da Silva de Freitas; Abrantes, PedroAs mudanças decorrentes da reconfiguração da rede escolar na Região Autónoma da Madeira, que têm vindo a acontecer nas últimas décadas, e que se têm traduzido na criação, fusão, extinção ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, impõem às diferentes comunidades escolares implicadas a (re)construção da sua cultura organizacional. Neste sentido, este estudo tem como principal propósito conhecer os desafios e potencialidades que emergem deste processo em escolas fusionadas, na perceção dos seus docentes. A investigação envolveu duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM que resultaram de uma fusão com outras escolas, ocorrida num período entre seis e dez anos. Trata-se, assim, de um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório, assente numa abordagem metodológica mista, combinando as técnicas quantitativas, com base na aplicação de um questionário aos docentes, e as técnicas qualitativas, por meio da realização de entrevistas às direções das respetivas escolas. Os dados foram tratados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram perceber que a fusão entre estas escolas não foi impactante em termos de práticas e rotinas profissionais e possibilitaram caraterizar a cultura organizacional das duas escolas, marcada pelo equilíbrio entre a conformidade e a inovação, assim como moderadamente adaptável à mudança. Foi possível identificar os desafios e as potencialidades na (re)construção da cultura organizacional, compreender o papel das lideranças na gestão da mudança, assim como identificar as práticas que os docentes privilegiam para fomentar as potencialidades e superar os desafios que daqui advêm.