Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Infeções do trato urinário: uma análise estatística acerca do seu diagnóstico laboratorialPublication . Bóia, Sofia Isabel Ferreira Almeida; Carvalho, Alda Cristina Jesus Valentim Nunes deA infeção do trato urinário (ITU) é uma das infeções mais comuns no ambiente comunitário e hospitalar, representando desafios clínicos e económicos. O exame laboratorial desempenha um papel essencial no diagnóstico desta condição, mas enfrenta limitações como o tempo necessário para obter resultados e o impacto da crescente resistência antimicrobiana. Este trabalho procura contribuir para a eficiência do diagnóstico laboratorial de ITU, avaliando os fatores associados a resultados positivos na cultura microbiológica de urina e propondo critérios que permitam reduzir a realização de culturas desnecessárias. Foi realizado um estudo observacional retrospetivo a partir de uma amostra de 2528 pedidos de cultura de urina processados numa unidade hospitalar. A análise incluiu os resultados do sedimento urinário, como as contagens de bactérias e leucócitos e variáveis como a idade e sexo dos pacientes. Foram aplicados modelos de regressão logística multivariada e realizada uma análise ROC para identificar valores de cutoff com melhor capacidade preditiva. Os resultados revelaram diferenças significativas associadas ao sexo e à idade dos pacientes e identificaram valores de cutoff para bactérias e leucócitos (40 bactérias/μL e 30 leucócitos/μL) com uma capacidade discriminativa moderada (AUC de 0,76). Estes valores de cutoff, quando ajustados à população de pacientes e aos objetivos específicos de cada laboratório, podem contribuir para a redução do número de culturas microbiológicas de urina desnecessárias, diminuir custos e contribuir para um uso mais racional de antibióticos, essencial no combate à resistência antimicrobiana.
- Desafios e potencialidades na (re)construção da cultura organizacional em escolas resultantes de fusão: estudo de caso em duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAMPublication . Henriques, Cláudia Sofia da Silva de Freitas; Abrantes, PedroAs mudanças decorrentes da reconfiguração da rede escolar na Região Autónoma da Madeira, que têm vindo a acontecer nas últimas décadas, e que se têm traduzido na criação, fusão, extinção ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, impõem às diferentes comunidades escolares implicadas a (re)construção da sua cultura organizacional. Neste sentido, este estudo tem como principal propósito conhecer os desafios e potencialidades que emergem deste processo em escolas fusionadas, na perceção dos seus docentes. A investigação envolveu duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM que resultaram de uma fusão com outras escolas, ocorrida num período entre seis e dez anos. Trata-se, assim, de um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório, assente numa abordagem metodológica mista, combinando as técnicas quantitativas, com base na aplicação de um questionário aos docentes, e as técnicas qualitativas, por meio da realização de entrevistas às direções das respetivas escolas. Os dados foram tratados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram perceber que a fusão entre estas escolas não foi impactante em termos de práticas e rotinas profissionais e possibilitaram caraterizar a cultura organizacional das duas escolas, marcada pelo equilíbrio entre a conformidade e a inovação, assim como moderadamente adaptável à mudança. Foi possível identificar os desafios e as potencialidades na (re)construção da cultura organizacional, compreender o papel das lideranças na gestão da mudança, assim como identificar as práticas que os docentes privilegiam para fomentar as potencialidades e superar os desafios que daqui advêm.