Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Infeções do trato urinário: uma análise estatística acerca do seu diagnóstico laboratorialPublication . Bóia, Sofia Isabel Ferreira Almeida; Carvalho, Alda Cristina Jesus Valentim Nunes deA infeção do trato urinário (ITU) é uma das infeções mais comuns no ambiente comunitário e hospitalar, representando desafios clínicos e económicos. O exame laboratorial desempenha um papel essencial no diagnóstico desta condição, mas enfrenta limitações como o tempo necessário para obter resultados e o impacto da crescente resistência antimicrobiana. Este trabalho procura contribuir para a eficiência do diagnóstico laboratorial de ITU, avaliando os fatores associados a resultados positivos na cultura microbiológica de urina e propondo critérios que permitam reduzir a realização de culturas desnecessárias. Foi realizado um estudo observacional retrospetivo a partir de uma amostra de 2528 pedidos de cultura de urina processados numa unidade hospitalar. A análise incluiu os resultados do sedimento urinário, como as contagens de bactérias e leucócitos e variáveis como a idade e sexo dos pacientes. Foram aplicados modelos de regressão logística multivariada e realizada uma análise ROC para identificar valores de cutoff com melhor capacidade preditiva. Os resultados revelaram diferenças significativas associadas ao sexo e à idade dos pacientes e identificaram valores de cutoff para bactérias e leucócitos (40 bactérias/μL e 30 leucócitos/μL) com uma capacidade discriminativa moderada (AUC de 0,76). Estes valores de cutoff, quando ajustados à população de pacientes e aos objetivos específicos de cada laboratório, podem contribuir para a redução do número de culturas microbiológicas de urina desnecessárias, diminuir custos e contribuir para um uso mais racional de antibióticos, essencial no combate à resistência antimicrobiana.
- Desafios e potencialidades na (re)construção da cultura organizacional em escolas resultantes de fusão: estudo de caso em duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAMPublication . Henriques, Cláudia Sofia da Silva de Freitas; Abrantes, PedroAs mudanças decorrentes da reconfiguração da rede escolar na Região Autónoma da Madeira, que têm vindo a acontecer nas últimas décadas, e que se têm traduzido na criação, fusão, extinção ou reestruturação de estabelecimentos de educação ou de ensino, impõem às diferentes comunidades escolares implicadas a (re)construção da sua cultura organizacional. Neste sentido, este estudo tem como principal propósito conhecer os desafios e potencialidades que emergem deste processo em escolas fusionadas, na perceção dos seus docentes. A investigação envolveu duas escolas de diferentes tipologias e contextos da RAM que resultaram de uma fusão com outras escolas, ocorrida num período entre seis e dez anos. Trata-se, assim, de um estudo de caso múltiplo de caráter exploratório, assente numa abordagem metodológica mista, combinando as técnicas quantitativas, com base na aplicação de um questionário aos docentes, e as técnicas qualitativas, por meio da realização de entrevistas às direções das respetivas escolas. Os dados foram tratados com recurso à análise estatística e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram perceber que a fusão entre estas escolas não foi impactante em termos de práticas e rotinas profissionais e possibilitaram caraterizar a cultura organizacional das duas escolas, marcada pelo equilíbrio entre a conformidade e a inovação, assim como moderadamente adaptável à mudança. Foi possível identificar os desafios e as potencialidades na (re)construção da cultura organizacional, compreender o papel das lideranças na gestão da mudança, assim como identificar as práticas que os docentes privilegiam para fomentar as potencialidades e superar os desafios que daqui advêm.
- How to avoid the commuting conversions of IPCPublication . Espírito Santo, José; Ferreira, GildaSince the observation in 2006 that it is possible to embed IPC into the atomic polymorphic λ-calculus (a predicative fragment of system F with universal instantiations restricted to atomic formulas) different such embeddings appeared in the literature. All of them comprise the Russell-Prawitz translation of formulas, but have different strategies for the translation of proofs. Although these embeddings preserve proof identity, all fail in delivering preservation of reduction steps. In fact, they translate the commuting conversions of IPC to β-equality, or to other kinds of reduction or equality generated by new principles added to system F. The cause for this is the generation of redexes by the translation itself. In this paper, we present an embedding of IPC into atomic system F, still based on the same translation of formulas, but which maps commuting conversions to syntactic identity, while simulating the other kinds of reduction steps present in IPC by βη-reduction. In this sense the translation achieves a truly commuting-conversion-free image of IPC in atomic system F.
