Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Coelho, Paula Mendes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Um contributo para a promoção da leitura literária: a poesia à luz da prática comparatistaPublication . Teixeira, Maria Manuel Grilo de Sousa; Coelho, Paula MendesTendo em mente a importância da leitura, em especial da leitura literária, procuramos refletir sobre o papel da poesia e o seu contributo para a promoção da leitura. A poesia pelas suas características linguísticas, estéticas e literárias pode proporcionar ao leitor um espaço de conhecimento, de descoberta, de criatividade, imaginação e de prazer, pelo que a sua importância e contributo para a promoção da leitura não devem ser esquecidos, mas valorizados. Sendo a literatura uma arte polifónica que interage constantemente com outras artes, quanto mais rica for a experiência estética, melhor ela promoverá o exercício crítico e criativo da linguagem. À luz da prática comparatista, procuramos enfatizar as inúmeras possibilidades da poesia como caminho para o conhecimento individual e social, para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento da língua, promovendo a fruição estética e consequentemente a formação de leitores exigentes, sensíveis e atentos.
- O mar na obra de Jorge Barbosa: propostas de leitura a partir de uma abordagem comparatistaPublication . Luz, António Santos da; Coelho, Paula MendesTendo em conta que o comparatismo nos estudos literários é uma ferramenta imprescindível para a compreensão dos textos literários e que o estudo de temas transversais além de proporcionar conhecimento cria a curiosidade de ir sempre mais além na procura de novos conhecimentos através de práticas comparatistas. É objetivo principal do presente trabalho, apresentar uma proposta de leitura analítico-interpretativa da temática do mar presente nas três obras publicadas pelo autor Jorge Barbosa: Arquipélago, Ambiente e Caderno de um Ilhéu. No segundo ponto do trabalho corresponde a uma breve apresentação e contextualização histórico-literário do autor Jorge Barbosa, um dos mais prestigiados poetas da moderna poesia cabo-verdiana. A sua poesia está virada para os problemas de Cabo Verde. No terceiro ponto, através de uma metodologia que assenta na revisão da literatura procurou-se definir conceitos como: leitura literária, comparatismo, temas, motivos e mitos. No quarto ponto procura-se traçar um percurso do mar na literatura cabo-verdiana desde os primórdios até aos escritores contemporâneos. No quinto ponto através de uma metodologia comparatista foi feito uma análise transversal da temática mar nas obras Arquipélago, Ambiente e Caderno de um Ilhéu. Por último foi apresentado algumas estratégias para ler melhor a partir do que se analisou e apresenta algumas propostas de estudos literários no ensino secundário recorrendo à metodologia comparatista.
- Um Nobel esquecido na gaveta: o "modo de ser" de Saramago em ClaraboiaPublication . Soares, Ana Paula de Jesus; Coelho, Paula MendesClaraboia, a primeira obra póstuma de José Saramago, foi finalizada em 1953 e publicada em outubro de 2011. O autor, em vida, afirmou que tal romance, depois de ter sido “esquecido” por uma editora, não seria publicado enquanto ele fosse vivo, embora já contivesse coisas do seu “modo de ser”. A decisão ficaria, portanto, à consideração dos seus herdeiros. Foi o mistério envolto na (não) publicação da obra que fez despertar o interesse pela sua leitura, desencadeando a tentativa de descoberta do “modo de ser” de Saramago, objetivo primordial deste trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo verificar características deste romance que o aproximam ou distanciam da restante obra do Nobel da Literatura. A partir da sua leitura, como se de uma visita a um prédio se tratasse, analisa-se cada um dos aspetos que se consideraram mais pertinentes. Tendo como ponto de partida o contexto político e social em que surgiu a obra, prossegue-se com uma análise mais detalhada, tendo por referência as diferentes categorias da narrativa. O foco do estudo centra-se, sobretudo, nas temáticas, nomeadamente a censura, a clausura, a mulher e a condição humana, estabelecendo paralelismos com outras obras do autor, mormente O Ano da Morte de Ricardo Reis e O Memorial do Convento. Perceber o lugar que este romance ocupa na obra de Saramago é também um dos objetivos desta dissertação, uma vez que parecia existir um hiato entre Terra do Pecado (1947), a primeira obra do autor, e as que se lhe seguiram, publicadas duas décadas depois.