Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Braz, Ana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básicoPublication . Silva, Maria de Fátima dos Santos; Braz, AnaO objeto de estudo deste trabalho consiste na análise semântico-pragmática e discursiva dos atos de elogio e de crítica proferidos pelos professores no decorrer das interações verbais em contexto pedagógico. São analisadas as estratégias linguístico-discursivas presentes nos atos de fala em questão, num corpus recolhido em quatro turmas de diferentes anos de escolaridade do ensino básico, assim como os respetivos efeitos perlocutórios. Os fundamentos teóricos da presente dissertação provêm nomeadamente da teoria dos atos de fala de Austin (1962) e de Searle (1969, 1979); da teoria de Goffman (1982), de Brown e Levinson (1987) e de Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 e 2010) sobre a cortesia verbal e a noção de face; do modelo de proxémica verbal proposto por Carreira (1997, 2014, 2015 e 2017) e dos mecanismos de atenuação e de intensificação verbal propostos por Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) e Kerbrat-Orecchioni (1992). O corpus recolhido apresenta atos de elogio que configuram apreciações avaliativas com recurso à intensificação linguística e atos de crítica com vários graus de atenuação. Constatámos que os docentes tendencialmente intensificam os atos de elogio e atenuam os atos de crítica, de modo a garantirem o equilíbrio das interações. A análise dos questionários permitiu-nos ainda concluir que os alunos se sentem mais confiantes e motivados quando são elogiados e com vontade de melhorar o seu desempenho quando são criticados.
- L+ STEAM em português para alunos chineses do 1.º ciclo: propostas didáticasPublication . Alte, Lia de Jesus Rente da Silva Albuquerque Moreira de; Braz, AnaA presente dissertação de mestrado propõe práticas pedagógicas orientadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas portuguesas com currículo português e de língua veicular portuguesa, mas cujo público-alvo não possui, na sua maioria, este idioma como língua materna. A investigação destaca a integração da metodologia L+STEAM, focando-se no desenvolvimento de materiais didáticos originais que abordam a compreensão e expressão orais e escritas, além de exercícios gramaticais, adaptados a esses alunos. Devido a restrições de recursos em escolas semiprivadas, os materiais são projetados para serem de baixo custo, facilitando a potencial aplicação em diversos contextos educativos. A dissertação organiza-se em três capítulos: O primeiro capítulo debruça-se sobre a aprendizagem do português por falantes de mandarim, identificando desafios e estratégias eficazes; no segundo capítulo, caracterizamos a comunidade educativa da escola e do público-alvo do estudo e no terceiro capítulo apresentamos os materiais desenvolvidos, incluindo atividades interativas baseadas em STEAM, perspetivando percursos exploratórios, problematizando e criticando a sua relevância e o seu impacto em contexto. A presente pesquisa visa contribuir para a reflexão a sobre o ensino de português junto de alunos chineses e inovar nas práticas pedagógicas em cenários multiculturais, promovendo métodos integrados que valorizam a transdisciplinaridade e a adaptação cultural.
- Onomástica moçambicana: atribuição de antropónimos e sua representação social na cidade de TetePublication . Andrigo, Etelvina Bacacheza; Braz, Ana; Fumo, Paulino PauloA presente pesquisa tem como objetivo analisar os antropónimos moçambicanos na cidade de Tete, a partir dos critérios da sua atribuição e da sua representação social na localidade citada, apresentando como objecto de estudo a onomástica moçambicana, com foco nos critérios de atribuição de antropónimos, à luz do código de registo civil em uso em Moçambique e inspirada na visão de Cumbe (2012). Procurámos, portanto, no presente trabalho conhecer as motivações e os critérios usados para a atribuição de antropónimos, assim como a dimensão social dos mesmos na comunidade em questão. Com recurso a questionários a professores e alunos e entrevista aos possuidores de nomes, familiares, nomencladores e funcionários do registo e notariado da cidade de Tete, assim como através de uma análise documental ao código de registo civil moçambicano, concluímos que a maior parte dos nomencladores e pessoas que já receberam nomes percebem que dar nome significa batizar ou apelidar alguém, que este é um elemento que, em si, veicula poder e mensagem e é um direito de personalidade ou algo íntimo, como também é revelador de memória de experiências e vivências do quotidiano, sem esquecer que mais do que memórias, os nomes são identidades que ligam a pessoa aos seus ancestrais. Diante destas constatações, sugerimos que a escola promova investigação na área e procure validar e estudar os nomes dados no contexto tradicional africano para a valorização da cultura moçambicana.
