Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Alpalhão, Margarida Santos"
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- O Cânone e a contemporaneidade ou uma união afetuosa para a formação de leitores infantojuvenis: redescobrindo a ficção de Ana Maria Machado e de Manuel António PinaPublication . Gomes, Renata Gonçalves; Alpalhão, Margarida SantosO presente estudo tem, como objetivo geral, fazer uma análise sobre o momento vivido pela literatura infantojuvenil no Brasil e em Portugal, enfatizando certas dificuldades enfrentadas por pais e por professores na escolha de obras literárias que desejam ofertar aos seus filhos/alunos, obras que estejam aptas a promover uma conexão de afeto entre leitor e texto e, assim, entre o leitor e a literatura. Desse modo, pretende-se oferecer caminhos para que tais escolhas sejam feitas de forma assertiva, não apenas atendendo às imposições do mercado editorial. Ao se pensar em literatura de qualidade, é impossível não nos remetermos aos clássicos mundiais e a sua rica contribuição. Portanto, para que a infância e a juventude possam relacionar literatura e fatos históricos e para que possam tomar posse de um dos mais ricos legados da nossa sociedade, é necessário que sejam bem orientados e motivados a buscarem leituras que vão além do superficial. Um dos objetivos específicos deste trabalho é elucidar pontos relevantes das leituras dos clássicos e mostrar como o afeto e a memória podem ser fatores eficazes para despertar a curiosidade de crianças e de jovens em conhecerem essa herança. Certos de que a escritora brasileira Ana Maria Machado e o escritor português Manuel António Pina consagram, em seus livros, fortes relações afetivas, que podem resultar em memórias significativas e que têm muito a contribuir nos aspetos levantados, fizemos um estudo sobre o que esses autores entendem como literatura infantojuvenil, além da análise de obras literárias pertinentes ao nosso objetivo.
- A construção da moralidade no contexto literário de contos tradicionais São-Tomenses : (estudo sobre a personagem tartaruga)Publication . Santos, Albertino Manuel da Graça Will Pires dos; Alpalhão, Margarida SantosO presente trabalho teve o propósito fundamental de, por intermédio do estudo de um corpus restrito de contos tradicionais são-tomenses e uma fábula esópica, e de entrevistas e recolha de narrativas orais e depoimentos junto de personalidades da sociedade são-tomense, avaliar sob o ponto de vista da moralidade o comportamento dos protagonistas da intriga (principalmente a personagem Tartaruga) e encontrar semelhanças e dissemelhanças formulando, a partir de uma reflexão crítica, conclusões consensuais sobre o quão a argúcia e a astúcia, muitas vezes utilizadas pelas personagens, são suscetíveis de engendrar a construção de uma sã moralidade, confrontando o fito de exemplaridade da fábula de Esopo com os desígnios correspondentes no quotidiano dos contos orais são-tomenses, sobretudo a conhecida «sóia». A conclusão obtida foi que, de um modo geral, a Tartaruga simboliza nos contos tradicionais são-tomenses a persistência e a compensação dos fracos diante da supremacia dos poderosos, tal como se revela na fábula esópica. Ainda que nem todas as vezes esta logra conseguir os seus intentos, tal como a dinâmica inconstante da existência humana. Outro aspeto conclusivo é o papel lenitivo e catártico das sóias, típicas das noites do nozadu (velório) em São Tomé e Príncipe e, de resto, o pendor cultural e educativo dos provérbios e sentenças veiculados sobretudo em crioulo forro, e o papel modalizador da língua, forjada em decorrência da miscigenação secular e manejada de forma artística pelos griots ou contadores de histórias - e o fenómeno do despontar da variedade do português de São Tomé e Príncipe.
- Quebrando barreiras, rompendo fronteiras: a constituição da figura super-heroína em Em Busca do Mar Certo, de Cri EssênciaPublication . Guilundo, Bonifácio Ernesto; Alpalhão, Margarida SantosO objetivo deste estudo é discutir os processos narrativos inerentes à constituição da figura de super-heroína no romance Em Busca do Mar Certo, de Cri Essencia, pois os estudos de género no romance feminino mostram como as personagens femininas não podem ser abor-dadas como meros elementos estéticos da narrativa, mas também como símbolos de resistên-cia contra diversos impasses que assolam as mulheres, fazendo com que a escrita feminina seja o reflexo e crítica social da realidade vivida pelas autoras. Para o efeito, baseámo-nos em abordagens interdisciplinares que combinam estudos de gé-nero com estudos sobre narrativas de heroísmo na ficção. A partir da leitura detalhada do romance analisado, explorámos elementos narrativos, temáticos e simbólicos que contribuem para a construção da personagem protagonista como super-heroína. O conceito de super-he-roína foi examinado à luz de abordagens teóricas de Campbell (1997) e Vogler (2006) que discutem tanto o heroísmo nas diversas manifestações artísticas, tanto as maneiras pelas quais as figuras heroicas desafiam ou reafirmam normas tradicionais. A análise da obra permitiu-nos desvendar que Cri Essencia constrói-a por meio de experiên-cias vividas pela autora, levando o leitor a entrar em contacto com ela e compreendendo a construção de uma personagem protagonista que nasce da abordagem da sua trajetória de vida. Esta personagem, com o nome de Paula Chongoene, é construída por meio de elementos que simbolizam o empoderamento feminino, com uma jornada marcadas por viagens de Ma-puto para Lisboa, e de lá para o mundo, com o intuito de continuar os seus estudos ao ponto de garantir a sua independência. Os desafios enfrentados com a falta de meios financeiros para custear os seus estudos, diversos impasses socias, como contradições com seu irmão Miguel, complexos de inferioridade e tentativas de objetivação e sexualização, simbolizam a coragem, determinação, força e resiliência, levando-nos a encarar novos modelos de constru-ção de super-heroínas diferentes dos arquétipos da banda desenhada e a propor novas formas de entender a condição feminina.
- A representação da mulher em Valter Hugo Mãe: análise literáriaPublication . Simões, Leonardo Emanuel Pinto Almeida; Alpalhão, Margarida SantosValter Hugo Mãe é um escritor português conhecido por uma obra substancial, a qual contém interessantes dinâmicas de género, sendo que uma parte considerável dos seus romances parece enfatizar particularmente a feminilidade das coisas e das pessoas. A sua escolha relativamente ao apelido artístico que assume constitui uma aceitação deliberada da sua própria dimensão feminina. Partindo desta ideia, este estudo tem como objetivo explorar a representação da mulher e da feminilidade na obra de Mãe, com foco em dois romances centrais – o remorso de baltazar serapião (2006) e o apocalipse dos trabalhadores (2008). Através de uma análise qualitativa, examinamos personagens femininas e outros elementos literários que transmitem aspetos da feminilidade. Adicionalmente, consideramos a interação entre personagens masculinas e feminilidade, contextualizando estas dinâmicas dentro de realidades culturais amplas. Ainda, a função do narrador como influenciador da nossa perceção das personagens femininas e da feminilidade é igualmente explorada, assim como a linguagem assente em simbolismos vários que Mãe tem vindo a desenvolver na sua obra. Os romances analisados abordam temas de amor e irmandade, mas também violência e destruição, contendo em si dinâmicas complexas que desafiam, por vezes, os papéis e estereótipos tradicionais de género. Em suma, este estudo afirma e defende que a representação das mulheres e da feminilidade em Valter Hugo Mãe é multifacetada e ricamente diversificada, capturando a complexidade das experiências e identidades femininas nas suas narrativas. Os seus retratos oferecem perspetivas profundas sobre a condição humana e a dinâmica social, particularmente no que diz respeito ao género.
- A transcrição do medo: a abordagem de João de Melo e José Martins Garcia nas obras Livro de Vozes e Sombras e O MedoPublication . Reis, Roberto de Jesus Ferreira dos; Alpalhão, Margarida SantosO medo é inerente à condição humana, seja pelo instinto de sobrevivência, seja pela condição física e química que o nosso corpo desenvolve. Porque sentimos medo? Como vencemos o medo? Estas e outras questões são-nos colocadas diariamente enquanto caminhamos pela vida. Sentir medo é inato, perante o que vemos, pela interação com os outros, por nos sentirmos impotentes em determinada situação. As circunstâncias por que sentimos medo são inúmeras e, por isso, continuam a ser estudadas. Neste estudo, veremos que o medo, como emoção, é uma resposta complexa que envolve experiências subjetivas, reações fisiológicas e comportamentos expressivos. Nas duas obras referenciadas em título, vivenciam-se diversos aspetos do medo ou, aliás, diversos tipos de medo, de acordo com o decorrer das ações, com o tipo de personagens escolhidas e caracterizadas física e psicologicamente, assim como dependendo dos cenários em que cada autor as coloca e das situações a que as sujeita. O presente estudo tem como objetivo estudar as duas obras, recorrendo à atitude comparatista (Buescu, 2009) e à forma como cada autor nos apresenta o medo, criando-se um diálogo implícito entre elas. As épocas — algo distintas — não deixam de ter uma similitude no que ao tema as une: descolonização, ditadura e o medo, nas suas diferentes facetas. Ambas as obras abordam o 25 de Abril de 1974, dando uma visão dos acontecimentos que tiveram impacto na vida social portuguesa. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos.
