Média-Arte Digital | Digital Media Arts
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Browsing Média-Arte Digital | Digital Media Arts by advisor "Araújo, António"
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- Anamorfose e realidade aumentada: uma proposta de itinerário para o estudo da geometria na disciplina de educação visualPublication . Fernandes, Manuel Joaquim Flores; Araújo, António; Mauro, FigueiredoA tecnologia de Realidade Aumentada tem vindo a conhecer notoriedade em diversas áreas, assumindo particular relevância no contexto educativo, tanto mais que está relativamente acessível através do uso de smartphones ou tablets que os alunos transportam diariamente para a sala de aula. Esta tecnologia oferece aos estudantes a possibilidade de combinar elementos virtuais com ambientes físicos, tornando as experiências de aprendizagem mais interativas e, por isso, mais interessantes, enriquecedoras e criativas. Nesta investigação apresentamos os resultados da implementação de um itinerário formativo, concebido para o estudo da geometria na disciplina de Educação Visual, do 9º ano de escolaridade, sobretudo na abordagem aos conceitos de perspetiva. Este itinerário combina a utilização de modelos 3D digitais e de Realidade Aumentada com a noção de Anamorfose, procurando estabelecer uma analogia entre os contributos de Albrecht Dürer e de Filippo Brunelleschi com as atuais possibilidades da realidade mista. Descrevemos o impacto das atividades realizadas com alunos do 9º ano de escolaridade no estudo da perspetiva, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Com base num percurso educativo, os alunos realizaram experiências de aprendizagem combinando tecnologias imersivas com desenho analógico. Esta proposta revelou potencialidades dignas de relevo no que diz respeito à abordagem ao conceito de imersão para a perceção e representação espacial. Utilizámos perspetivas imersivas obtidas através do desenho à mão sobre uma grelha equirectangular (perspetiva curvilínea) que permite explorar uma nova reconfiguração da realidade com aplicações de Realidade Virtual. Os resultados obtidos são promissores, tendo os alunos demonstrado facilidade na utilização desta tecnologia, revelando motivação, iniciativa e bastante autonomia no desenvolvimento dos trabalhos. Concluímos, ainda, que esta metodologia permitiu enriquecer a experiência imersiva dos alunos com a tecnologia de Realidade Virtual, melhorou a sua visualização espacial e a capacidade de representação tridimensional, tendo potenciado a autorregulação das aprendizagens.
- Rumo a um cânone para a modelação digital 3D da anatomia humanaPublication . Silva, Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e; Araújo, AntónioEnquanto profissional de modelação digital 3D e professor nessa mesma área, o autor deste trabalho constatou ao longo de vários anos que a modelação 3D da anatomia humana carece da definição de um processo simples, sistemático, e bem documentado, que explicite a modelação de uma figura standard (“canónica”) que por sua vez sirva de base à modelação de personagens concretas. O móbil deste trabalho de investigação é precisamente preencher essa lacuna. Dominar as ferramentas de modelação 3D é apenas uma pequena parte do processo de criação deste modelo; é necessário ainda um cuidadoso estudo da anatomia humana, e, mais do que isso, uma compreensão do que significa o conceito de cânone anatómico propriamente dito. Neste trabalho revisitamos este conceito, fazendo uma análise crítica das suas muitas reincarnações e reapreciações ao longo dos séculos. Não chegamos a uma conclusão sobre o que o cânone foi — as interpretações são muitas e contraditórias — mas chegamos a uma definição concreta do que pode ser. Consideramos que o cânone não é apenas nem primordialmente um ideal prescritivo de beleza anatómica, mas sim um objeto de referência de extremo valor para a investigação das formas reais do corpo e da sua variabilidade: o cânone não é uma regra, mas uma régua. Consideramos ainda que o cânone que se pretende para a arte digital deve ser adaptado às ferramentas da arte digital. Desta forma, pretendemos dar os primeiros passos na construção de um possível cânone digital, produzindo não só um conjunto de regras, mas um modelo da sua aplicação: um cânone e a sua materialização. Como primeira proposta, construiu-se um cânone do modelo humano 3D com baixo número de polígonos, uma construção com carácter didático e uma mnemónica relativamente simples, uma construção que respeita a principais características da anatomia humana. Para a segunda proposta, foi elaborado um método para a construção do cânone, utilizando unicamente primitivas 3D. Finalmente, desenvolveu-se um protótipo para uma aplicação adequada ao ensino da anatomia artística baseada na manipulação do cânone proposto.