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Authors
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Abstract(s)
A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente
Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos
aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo
desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter,
inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem.
Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se
uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única
definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar
conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais
relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste
conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das
características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os
ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning
Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de
operacionalização prática de um Personal Learning Environment..
Description
Keywords
Aprendizagem online Elearning eLearning 2.0 Personal learning environments Web 2.0
Pedagogical Context
Citation
Mota, José - Personal learning environments: contributos para a discussão de um conceito. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 646-933X. Vol. 2 , nº 2 (2009), p. 5-21
Publisher
Educom-APTE