Publication
Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito
dc.contributor.author | Mota, José | |
dc.date.accessioned | 2019-12-30T17:07:42Z | |
dc.date.available | 2019-12-30T17:07:42Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um Personal Learning Environment.. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mota, José - Personal learning environments: contributos para a discussão de um conceito. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 646-933X. Vol. 2 , nº 2 (2009), p. 5-21 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 646‐933X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8982 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Educom-APTE | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/download/105/66 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem online | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.subject | eLearning 2.0 | pt_PT |
dc.subject | Personal learning environments | pt_PT |
dc.subject | Web 2.0 | pt_PT |
dc.title | Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 21 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 5 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, Formação & Tecnologias | pt_PT |
person.familyName | Mota | |
person.givenName | José | |
person.identifier.ciencia-id | 2210-E04E-F071 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8344-9767 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 07445935-6e71-4b61-b8f8-9243ece7f6ed | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 07445935-6e71-4b61-b8f8-9243ece7f6ed |