Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Personal learning environments: contributos para uma discussão do conceito

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
josecmota_personal_learning_environments.pdf193.73 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A noção (ou noções) de Personal Learning Environment (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) representa, de certa forma, o convergir de muitos dos aspectos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pelo desenvolvimento tecnológico, nomeadamente com a Web 2.0, e que acabam por ter, inevitavelmente, um forte impacto na educação e na concepção da aprendizagem. Contudo, embora existam aspectos consensuais em torno da noção de PLE, regista-se uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade. Procuramos, neste artigo, dar conta dessa variedade de abordagens, centrando-nos nas perspectivas mais relevantes nesta área. Começamos por referir as origens e fundamentos deste conceito; damos, em seguida, conta de algumas das definições avançadas e das características atribuídas aos PLEs; discutimos, depois, a sua relação com os ambientes virtuais institucionais, geralmente designados VLEs (Virtual Learning Environments); e, por fim, descrevemos algumas tentativas importantes de operacionalização prática de um Personal Learning Environment..

Description

Keywords

Aprendizagem online Elearning eLearning 2.0 Personal learning environments Web 2.0

Pedagogical Context

Citation

Mota, José - Personal learning environments: contributos para a discussão de um conceito. "Educação, Formação & Tecnologias" [Em linha]. ISSN 646-933X. Vol. 2 , nº 2 (2009), p. 5-21

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue