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A motivação e a formação de professores a distância para a utilização de jogos digitais em suas práticas pedagógicas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorRamos, Daniela Karine
dc.contributor.authorSilva, Gleice Assunção da
dc.date.accessioned2020-01-20T11:49:47Z
dc.date.available2020-01-20T11:49:47Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractEste trabalho objetivou compreender os aspectos motivacionais envolvidos na realização do Núcleo de Jogos Digitais e Aprendizagem, sendo ele de caráter optativo aos professores cursistas do Curso de Especialização a distância em Educação na Cultura Digital. Para tanto, caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com os professores cursistas egressos. Os dados qualitativos foram analisados de acordo com a análise de conteúdo e a análise quantitativa pautou-se na estatística descritiva e inferencial. Analisaram-se as relações dos professores cursistas com os jogos digitais, no que se refere a: tipo de jogo, frequência e o meio utilizado para jogar; as possíveis influências de gênero, idade e atuação profissional sobre a atividade de jogar; e a associação entre o nível de motivação com as experiências prévias como jogador e com a disposição para utilização dos jogos digitais na escola. Os resultados apontaram que os professores que possuem experiência como jogadores apresentaram um maior nível de motivação para a realização do Núcleo de estudos, bem como se evidenciou a relação entre a motivação dos professores e o aprimoramento de suas práticas pedagógicas.pt_PT
dc.description.abstractThis work aimed at the motivational aspect of the accomplishment of the Nucleus of Digital Games and Learning, optional for the teachers of the Distance Learning Specialization Course in Digital Culture. Methodologically it is a case study of qualitative and quantitative approach. As a data collection instrument, questionnaires and semistructured interviews with the graduate teachers are used. The qualitative data were analyzed according to content analysis and quantitative analysis in a descriptive and inferential statistic. The following issues were analyzed: the relationship of the teachers with digital games, regarding: the type of game, frequency, and the medium used to play; the possible influences of gender, age and professional performance on playing activity; and the association between the level of motivation with previous experiences as a player and the willingness to use digital games in school. The results pointed out that teachers who have experience as game players showed a higher level of motivation for the accomplishment of the Nucleus, as well as evidenced a relation of motivation for the improvement of their pedagogical practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRamos, Daniela Karine; Silva, Gleice Assunção da - A motivação e a formação de professores a distância para a utilização de jogos digitais em suas práticas pedagógicas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 65-80pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol2iss2pp65-80pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9059
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22228pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJogos digitaispt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectFormação de professores à distânciapt_PT
dc.subjectDigital gamespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectDistance teacher trainingpt_PT
dc.titleA motivação e a formação de professores a distância para a utilização de jogos digitais em suas práticas pedagógicaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage80pt_PT
oaire.citation.startPage65pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameAssunção da Silva
person.givenNameGleice
person.identifier.orcid0000-0002-6276-3797
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7e128384-afc1-4e89-8e64-53d1448703ab
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